Oficina Literária: Contos Coletivos

Desenvolvida por: Ana Al… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Coesão textual e criatividade na produção escrita

A atividade proposta é uma oficina literária voltada para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, onde serão incentivados a desenvolver a prática da escrita criativa através da produção de contos coletivos. Por meio de uma dinâmica colaborativa, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável pela elaboração de uma parte do conto. Essa prática visa estimular a criatividade, aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe e fortalecer o uso de elementos coesivos que garantem a progressão temática do texto. Além disso, haverá uma troca de contos entre grupos, promovendo o exercício da leitura crítica, a análise e a sugestão para melhorias, o que contribuirá para a compreensão da lógica discursiva envolvida. Essa atividade busca desenvolver competências fundamentais para a interpretação e produção textual dos alunos, capacitando-os para uma comunicação mais clara e coesa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem propostos nesta oficina literária centram-se no aprimoramento da produção escrita por meio da familiaridade com a composição de textos em conjunto. Este formato permitirá que os alunos se concentrem na coesão e coerência textuais, competências essenciais para a comunicação eficaz. Os estudantes serão encorajados a analisar a estrutura dos contos e a comunicação de ideias, possibilitando um reconhecimento mais aprofundado da função dos elementos coesivos. Ao contribuir para contos coletivos, os alunos também desenvolverão habilidades colaborativas, essenciais para o trabalho em equipe.

  • Desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente na produção de textos.
  • Fortalecer a coesão e progressão temática na produção escrita.
  • Estimular a leitura crítica e a capacidade de oferecer sugestões construtivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da oficina abordará a estrutura dos contos, a identificação e o uso de elementos coesivos e a prática da escrita criativa e colaborativa. Esses tópicos serão estratégicos para que os alunos reconheçam a importância da progressão temática e a maneira como a coesão impacta a compreensão do texto. A análise crítica dos textos produzidos também será essencial para que os alunos desenvolvam uma abordagem mais consciente e reflexiva sobre a produção textual, capacitando-os a reconhecer e atuar sobre os elementos que influenciam a clareza e eficácia do discurso escrito.

  • Estrutura e composição de contos.
  • Elementos coesivos e progressão temática.
  • Escrita criativa e colaborativa.
  • Leitura crítica e análise textual.

Metodologia

A metodologia desta oficina literária é fundamentada na aprendizagem colaborativa, em que serão realizadas atividades práticas que enfatizam a produção e análise coletiva de textos. A divisão em grupos incentivará o intercâmbio de ideias e experiências, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. A troca de contos entre grupos permitirá que os alunos pratiquem a crítica construtiva, exercitando a argumentação e a empatia ao analisar e sugerir melhorias nos textos produzidos por seus colegas. Essa abordagem visa expandir as habilidades de escrita e leitura crítica dos alunos de forma efetiva.

  • Trabalho em grupos para produção textual.
  • Troca de contos entre grupos para análise crítica.
  • Feedback coletivo e sugestões de melhorias.
  • Discussão e reflexão sobre o processo de escrita.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em quatro aulas de 60 minutos cada, totalizando 4 horas. A primeira aula será dedicada à introdução da estrutura dos contos e dinâmicas colaborativas. Na segunda aula, os grupos darão início ao processo de escrita da primeira parte do conto. Na terceira aula, ocorrerá a continuidade da escrita e a revisão coletiva dos contos dentro dos grupos. Por fim, a quarta aula será destinada à troca de contos entre os grupos para análise crítica e apresentação das sugestões de melhorias.

  • Aula 1: Introdução à estrutura dos contos e dinâmicas colaborativas.
  • Aula 2: Início da escrita da primeira parte dos contos.
  • Aula 3: Continuidade da escrita e revisão dos contos.
  • Aula 4: Troca de contos, análise crítica e sugestões de melhorias.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua, observando-se o processo de participação e engajamento nas atividades em grupo. Serão considerados critérios como a capacidade de colaborar na produção do texto, a utilização adequada de elementos coesivos para garantir a coesão e progressão temática, e a qualidade das sugestões oferecidas na análise crítica dos contos de outros grupos. Exemplos de avaliação incluem a observação de como os alunos integram elementos narrativos coesivos no texto coletivo e a pertinência das sugestões de melhorias analisadas. Cada aluno também poderá ser incentivado a refletir sobre seu aprendizado, o que também fará parte do processo avaliativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos empregados nesta atividade incluem materiais de suporte à escrita, como guias sobre estrutura de contos e fichas de trabalho que orientem os grupos na elaboração de cada parte do texto. Ferramentas digitais poderão ser utilizadas para facilitar a troca de contos entre grupos, e recursos audiovisuais podem complementar as explicações teóricas sobre coesão e coerência textual. Com isso, pretende-se assegurar um ambiente de aprendizagem rico e diversificado que suporte tanto o desenvolvimento teórico quanto prático das habilidades dos alunos.

  • Guias sobre a estrutura de contos.
  • Fichas de trabalho para elaboração do texto.
  • Ferramentas digitais para troca de contos.
  • Recursos audiovisuais sobre coesão e coerência.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo