Revista da Turma: A Edição Inaugural

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção Textual e Colaborativa

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental estarão envolvidos na criação da primeira edição da revista da turma. Cada grupo terá a responsabilidade por uma seção específica da revista, como atualidades, entretenimento ou esportes. Os alunos precisarão pesquisar e coletar informações de diferentes fontes, utilizando tanto material impresso quanto digital, para reunir dados relevantes sobre os temas de suas respectivas seções. Com a orientação do professor, eles planejarão a estrutura de seus artigos, discutindo o formato e a linguagem apropriada, adequando-os ao público-alvo e ao propósito do texto. Também aprenderão a habilidade de organizar as informações em tópicos principais, para melhor clareza e coesão textual. Esta prática auxiliará no desenvolvimento de habilidades essenciais de planejamento, pesquisa e colaboração ao produzir textos, competências cruciais no processo de formação do aluno como autor.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos serão capazes de desenvolver as habilidades de planejamento e organização textual, colaborando em grupos para produção de textos coerentes e coesos. Eles aprenderão a selecionar informações relevantes e construir argumentos, além de aprimorar sua capacidade de revisar e editar textos. A atividade incentiva a criatividade e o pensamento crítico, fundamentais para a formação dos estudantes na linguagem escrita.

  • Desenvolver habilidades de planejamento e organização de textos.
  • Aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe.
  • Fomentar a habilidade de pesquisa e seleção de informações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na produção textual colaborativa, que envolve desde a pesquisa de informações até a redação, revisão e edição de textos. Ao longo do processo, os alunos irão explorar gêneros textuais diversos, além de praticar a estruturação textual em tópicos, estabelecendo conexões lógicas entre ideias e aprimorando a clareza comunicativa.

  • Pesquisa e coleta de informações.
  • Estruturação e planejamento de textos.
  • Revisão e edição colaborativa de textos.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade envolve o trabalho em grupos, o que potencializa o aprendizado colaborativo. Os alunos serão encorajados a discutir, planejar e revisar seus textos em equipe, o que facilita a troca de ideias e a construção conjunta do conhecimento. Além disso, a incorporação de meios digitais no processo de pesquisa e edição enriquecerá a experiência de aprendizagem, tornando-a mais dinâmica e integrada ao contexto atual.

  • Trabalho em grupos.
  • Utilização de ferramentas digitais.
  • Discussão e avaliação colaborativa.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de duas horas, a atividade será realizada em uma única aula de 120 minutos. Durante essa aula, os alunos terão tempo para pesquisar, planejar e iniciar a produção dos textos. Além disso, haverá momentos dedicados à revisão em conjunto com o professor, garantindo que o processo de escrita seja acompanhado e guiado adequadamente.

  • Aula 1: 120 minutos - Pesquisa, planejamento, produção e revisão de textos em grupos, com orientação do professor.

Avaliação

A avaliação dos alunos se dará de forma contínua, observando-se a participação e o envolvimento em cada etapa do processo. Será avaliada a habilidade de pesquisa dos alunos, a qualidade das informações coletadas e sua adequação ao tema proposto. Além disso, a capacidade dos alunos de planejarem seus textos e de trabalharem colaborativamente será considerada. Por fim, durante a revisão e edição dos textos, o olhar crítico e o aprimoramento das estruturas textuais serão componentes essenciais da avaliação. Exemplos incluem a observação do professor sobre como os alunos discutem e decidem o conteúdo da seção, como se organizam para dividir tarefas, e a eficácia das revisões feitas em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para o sucesso desta atividade incluem materiais impressos para pesquisa, acesso a dispositivos digitais e internet para busca de informações online, e ferramentas de edição de texto, que podem ser analógicas, como papel e lápis, ou digitais, como editores de texto. A disponibilidade destes recursos assegura que os alunos tenham as ferramentas necessárias para conduzir suas pesquisas e produzir a revista.

  • Materiais impressos (livros, artigos, revistas).
  • Acesso a computadores ou tablets com internet.
  • Editores de texto digitais ou ferramentas manuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo