Caça às Fake News: Detetives Digitais

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Identificação e análise crítica de fake news

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo das fake news a partir de um jogo de detetives. Em duplas, os alunos irão investigar uma série de notícias, verdadeiras e falsas, distribuídas pela sala, identificando características comuns a cada tipo. A atividade visa desenvolver a habilidade de discernimento frente ao vasto volume de informações digitais, ao mesmo tempo em que promove o trabalho colaborativo e a capacidade de análise crítica. Os estudantes deverão apresentar seus achados à turma, mencionando como as informações podem impactar a sociedade dependendo de sua veracidade, fomentando discussões fundamentadas.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é capacitar os alunos a identificar e analisar informações com um olhar crítico, desenvolvendo habilidades de investigação e discernimento, cruciais na comunicação digital. Pretende-se que os alunos sejam capazes de reconhecer a influência das notícias falsas na sociedade, enquanto aprimoram suas habilidades de argumentação e construção de raciocínio lógico.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e discernimento de informações.
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e resolução de problemas.
  • Fortalecer competências argumentativas ao debater sobre o impacto das fake news.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP10: Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP15: Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.

Conteúdo Programático

Durante a atividade, os alunos serão expostos a conteúdos que abrangem a leitura e interpretação crítica de texto, identificação de características linguísticas e estruturais de notícias falsas versus verdadeiras, e as consequências sociais e políticas das fake news. Esses conceitos serão essenciais para formar indivíduos bem informados e capazes de tomar decisões fundamentadas.

  • Leitura e interpretação de textos jornalísticos.
  • Identificação de elementos estruturais e linguísticos das fake news.
  • Discussão sobre o impacto social e político da desinformação.

Metodologia

A metodologia fundamenta-se na Aprendizagem Baseada em Jogos, sendo utilizada para engajar os alunos em um cenário de investigação. As atividades propostas incentivam o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e o pensamento crítico e criativo, necessárias para analisar informações de forma independente.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Trabalho colaborativo em duplas.
  • Apresentações e debates em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma integra aulas teóricas e práticas, distribuídas em quatro sessões de 50 minutos, somando um total de 4 horas, incluindo tempo para pesquisa, análise e discussão. Esse formato permite imersão gradual nos conceitos, oferecendo tempo suficiente para reflexão e participação ativa.

  • Aula 1: Introdução às fake news e formação das duplas.
  • Aula 2: Análise detalhada das notícias, destacando características.
  • Aula 3: Preparação para apresentação dos achados.
  • Aula 4: Apresentação das duplas e discussão coletiva sobre impactos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no processo de investigação e no desenvolvimento de argumentos críticos. Os alunos serão avaliados pela capacidade de identificação correta de fake news, clareza de raciocínio durante as apresentações e participação nos debates. Exemplos de critérios incluem a precisão na distinção entre informações verdadeiras e falsas e a lógica dos argumentos apresentados. A interação e colaboração em dupla também serão observadas, fomentando responsabilidade e cooperação.

Materiais e ferramentas:

Para conduzir a atividade, diversos recursos são necessários, como materiais digitais e físicos que facilitam a análise e a discussão de notícias. O uso de tecnologia é um componente crucial, pois simula o ambiente digital de onde a maioria das informações é originalmente proveniente.

  • Coleção de notícias impressas e digitais.
  • Projetor para exibição de exemplos.
  • Quadro branco e materiais de escrita para planejamento.

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