Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo das fake news a partir de um jogo de detetives. Em duplas, os alunos irão investigar uma série de notícias, verdadeiras e falsas, distribuídas pela sala, identificando características comuns a cada tipo. A atividade visa desenvolver a habilidade de discernimento frente ao vasto volume de informações digitais, ao mesmo tempo em que promove o trabalho colaborativo e a capacidade de análise crítica. Os estudantes deverão apresentar seus achados à turma, mencionando como as informações podem impactar a sociedade dependendo de sua veracidade, fomentando discussões fundamentadas.
O propósito desta atividade é capacitar os alunos a identificar e analisar informações com um olhar crítico, desenvolvendo habilidades de investigação e discernimento, cruciais na comunicação digital. Pretende-se que os alunos sejam capazes de reconhecer a influência das notícias falsas na sociedade, enquanto aprimoram suas habilidades de argumentação e construção de raciocínio lógico.
Durante a atividade, os alunos serão expostos a conteúdos que abrangem a leitura e interpretação crítica de texto, identificação de características linguísticas e estruturais de notícias falsas versus verdadeiras, e as consequências sociais e políticas das fake news. Esses conceitos serão essenciais para formar indivíduos bem informados e capazes de tomar decisões fundamentadas.
A metodologia fundamenta-se na Aprendizagem Baseada em Jogos, sendo utilizada para engajar os alunos em um cenário de investigação. As atividades propostas incentivam o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e o pensamento crítico e criativo, necessárias para analisar informações de forma independente.
O cronograma integra aulas teóricas e práticas, distribuídas em quatro sessões de 50 minutos, somando um total de 4 horas, incluindo tempo para pesquisa, análise e discussão. Esse formato permite imersão gradual nos conceitos, oferecendo tempo suficiente para reflexão e participação ativa.
A avaliação será contínua e formativa, focando no processo de investigação e no desenvolvimento de argumentos críticos. Os alunos serão avaliados pela capacidade de identificação correta de fake news, clareza de raciocínio durante as apresentações e participação nos debates. Exemplos de critérios incluem a precisão na distinção entre informações verdadeiras e falsas e a lógica dos argumentos apresentados. A interação e colaboração em dupla também serão observadas, fomentando responsabilidade e cooperação.
Para conduzir a atividade, diversos recursos são necessários, como materiais digitais e físicos que facilitam a análise e a discussão de notícias. O uso de tecnologia é um componente crucial, pois simula o ambiente digital de onde a maioria das informações é originalmente proveniente.
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