Nestas aulas, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio serão convidados a criar seus próprios contos, inspirando-se no conto 'Boca do Povo'. A atividade é estruturada para que os alunos trabalhem individualmente na elaboração de uma narrativa própria, enquanto são guiados a aplicar elementos de coesão e coerência estudados previamente. Em seguida, o professor oferecerá suporte no uso de conectores e na manutenção de um fluxo narrativo lógico. Ao final, os estudantes terão a oportunidade de compartilhar suas histórias, recebendo feedbacks construtivos de seus colegas e incentivando uma discussão sobre as técnicas e elementos que garantem clareza e unidade no texto.
Os objetivos de aprendizagem das aulas estão focados em desenvolver tanto a interpretação do texto "Boca do Povo", analisando o uso de coesão e coerência usandos nele, quanto a capacidade dos alunos de estruturar as narrativas finais de maneira coesa e coerente. Ao trabalhar na criação de contos, espera-se que os alunos possam praticar a integração de conectivos e elementos narrativos estudados, melhorando a clareza e a fluidez de seus textos. Além disso, a atividade visa fomentar a criatividade e a criticidade de cada aluno ao escrever seu conto.
O conteúdo das aulas foi cuidadosamente elaborado para abordar as principais competências relacionadas à interpretação do texto inicial "Boca Do Povo" e a escrita narrativa final. Durante a atividade, haverá um foco especial no uso de conectores textuais, práticas de coesão e desenvolvimento da coerência, explorando como esses elementos podem transformar e enriquecer o texto.
A metodologia aplicada nas aulas foi pensada para maximizar a interação e o aprendizado ativo dos alunos. Iniciando com a leitura e discussão do conto 'Boca do Povo', voltado a construção de um pensamento crítico. O processo será participativo, com uma explicação rapida sobre a coesão e coerência, com auxílio do quadro, e a utilização de um trecho para observar o uso de conectivos dentro do texto. Após isso, faremos uma retomada rápida nas estruturas de um conto, diferenciando o texto passado no inicio, dos contos que eles são acostumados. Por fim, a produção de texto, que será avaliado o uso da coesão, coerência e compreenção da explicação da estrutura do conto.
O cronograma da oficina de contos foi distribuído em quatro sessões de 50 minutos cada, programadas para otimizar o tempo e garantir uma progressão adequada das atividades. Durante esse período, os alunos terão a oportunidade de ler o texto "Boca do Povo" e trabalhar na elaboração de seus contos, pensando no uso de coesão e coerência para os vestibulares.
A avaliação nestas aulas será contínua e processual, observando a evolução dos alunos ao longo das atividades. Inicialmente, será considerado a participação na discussão sobre o texto, seguido pela compreeção do uso de coerência e coesão no texto inicial e no desenvolvimento dos contos. Além disso, os contos serão avaliados com base em criatividade, clareza na narrativa, aplicação adequada de conectores e desenvolvimento coerente dos personagens e cenários.
Os recursos necessários para as aulas de contos incluem materiais didáticos adequados para o ensino baseado em textos narrativos. Será necessário fornecer exemplos de contos, guias de conectores textuais, além de acesso a instrumentos tecnológicos e plataformas colaborativas para facilitar a escrita, edição e compartilhamento das narrativas dos alunos.
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