Sequência Didatica- LP

Desenvolvida por: Laiann… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Criação e estruturação de contos a partir de práticas de coesão e coerência textual

Nestas aulas, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio serão convidados a criar seus próprios contos, inspirando-se no conto 'Boca do Povo'. A atividade é estruturada para que os alunos trabalhem individualmente na elaboração de uma narrativa própria, enquanto são guiados a aplicar elementos de coesão e coerência estudados previamente. Em seguida, o professor oferecerá suporte no uso de conectores e na manutenção de um fluxo narrativo lógico. Ao final, os estudantes terão a oportunidade de compartilhar suas histórias, recebendo feedbacks construtivos de seus colegas e incentivando uma discussão sobre as técnicas e elementos que garantem clareza e unidade no texto.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem das aulas estão focados em desenvolver  tanto a interpretação do texto "Boca do Povo", analisando o uso de coesão e coerência usandos nele, quanto a capacidade dos alunos de estruturar as narrativas finais de maneira coesa e coerente. Ao trabalhar na criação de contos, espera-se que os alunos possam praticar a integração de conectivos e elementos narrativos estudados, melhorando a clareza e a fluidez de seus textos. Além disso, a atividade visa fomentar a criatividade e a criticidade de cada aluno ao escrever seu conto.

  • Desenvolver a habilidade de interpretação e escrita criativa.
  • Entender e aplicar os princípios de coesão e coerência textual.
  • Fomentar a capacidade criativa e de pensamento crítico. 

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Utilizar os conhecimentos sobre as condições de produção e circulação dos textos e os gêneros digitais, impressos e multimodais para produzir textos adequados a situações específicas de interlocução.
  • EM13LP03: Produzir, em colaboração com seus pares, textos em diferentes mídias e plataformas, usando as tecnologias digitais de informação e comunicação para a criação, revisão, edição e divulgação, considerando o contexto e as normas da língua padrão.
  • EM13LP05: Planejar, revisar e prover feedback quanto a textos escritos próprios ou de colegas, analisando e refletindo sobre suas características e adequações aos gêneros e às situações de produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo das aulas foi cuidadosamente elaborado para abordar as principais competências relacionadas à interpretação do texto inicial "Boca Do Povo" e a escrita narrativa final. Durante a atividade, haverá um foco especial no uso de conectores textuais, práticas de coesão e desenvolvimento da coerência, explorando como esses elementos podem transformar e enriquecer o texto.

  • Princípios de coesão textual.
  • Estratégias de coerência em narrativas.
  • Construção de personagens e cenários.
  • Uso de conectores em textos narrativos.
  • Interpretação Textual: "Boca do Povo"

Metodologia

A metodologia aplicada nas aulas foi pensada para maximizar a interação e o aprendizado ativo dos alunos. Iniciando com a leitura e discussão do conto 'Boca do Povo', voltado a construção de um pensamento crítico. O processo será participativo, com uma explicação rapida sobre a coesão e coerência, com auxílio do quadro, e a utilização de um trecho para observar o uso de conectivos dentro do texto. Após isso, faremos uma retomada rápida nas estruturas de um conto, diferenciando o texto passado no inicio, dos contos que eles são acostumados. Por fim, a produção de texto, que será avaliado o uso da coesão, coerência e compreenção da explicação da estrutura do conto.

  • Leitura e análise do conto. 
  • Criação individual de contos.
  • Coesão e Coerência 
  • Estrutura do conto  
  • Discussão sobre a diferença da estrutura do conto. 

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da oficina de contos foi distribuído em quatro sessões de 50 minutos cada, programadas para otimizar o tempo e garantir uma progressão adequada das atividades. Durante esse período, os alunos terão a oportunidade de ler o texto "Boca do Povo" e  trabalhar na elaboração de seus contos, pensando no uso de coesão e coerência para os vestibulares.

  • Aula 1: Introdução e leitura do conto 'Boca do Povo'.
  • Aula 2: Explicação do uso de Coesão e Coerência.
  • Aula 3: Retomar a estrutura de um conto. 
  • Aula 4: Escrita de um Conto 

Avaliação

A avaliação nestas aulas será contínua e processual, observando a evolução dos alunos ao longo das atividades. Inicialmente, será considerado a participação na discussão sobre o texto, seguido pela compreeção do uso de coerência e coesão no texto inicial e no desenvolvimento dos contos. Além disso, os contos serão avaliados com base em criatividade, clareza na narrativa, aplicação adequada de conectores e desenvolvimento coerente dos personagens e cenários. 

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para as aulas de contos incluem materiais didáticos adequados para o ensino baseado em textos narrativos. Será necessário fornecer exemplos de contos, guias de conectores textuais, além de acesso a instrumentos tecnológicos e plataformas colaborativas para facilitar a escrita, edição e compartilhamento das narrativas dos alunos.

  • Cópias do conto 'Boca do Povo'.
  • Computadores ou tablets para redação.
  • Guias de conectores e coesão textual.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Plataforma colaborativa online para textos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo