Exploradores do Passado: Descobrindo Os Primeiros Habitantes

Desenvolvida por: Edsilv… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Povos Indígenas Originários do Brasil

A atividade Exploradores do Passado: Descobrindo Os Primeiros Habitantes destina-se a alunos do 6º ano e visa promover uma compreensão prática e visual das influências dos povos indígenas originários no território brasileiro. Esta atividade se inicia com uma pesquisa em casa, onde os alunos assistem a vídeos sobre os povos indígenas, destacando aspectos culturais, organizações sociais, e as formas como essas sociedades interagiram e modificaram o ambiente ao longo dos séculos. Em sala de aula, os alunos participarão de discussões em grupo para compartilhar suas descobertas e refletir sobre as transformações realizadas no meio ambiente por essas sociedades. Posteriormente, os alunos irão criar dioramas que ilustram a vida desses povos, suas casas, meios de subsistência e suas contribuições para a atual paisagem do Brasil. Este método visa não apenas enriquecer o entendimento histórico, mas também encorajar habilidades criativas e de trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta aula é desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e avaliar as transformações ambientais efetuadas pelos povos indígenas no Brasil, proporcionando um espaço para a contextualização histórica e a valorização das culturas originárias. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de pesquisa e compreensão crítica, através da interação com materiais audiovisuais e debates em sala, promovendo seu engajamento ativo e autonomia no processo de aprendizado.

  • Reconhecer as contribuições dos povos indígenas para o território brasileiro.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.
  • Promover compreensão crítica e reflexão sobre modificações ambientais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI05: Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se centra na análise das práticas cotidianas e culturais dos povos indígenas do Brasil, suas interações com o meio ambiente e o legado destas sociedades na formação da paisagem e cultura brasileira. Os alunos serão incentivados a explorar aspectos ecológicos, econômicos e sociais que caracterizavam a vida dessas comunidades, possibilitando uma visão abrangente e multidisciplinar sobre o tema.

  • Análise das práticas culturais e sistemas sociais dos povos indígenas.
  • Estudo das transformações ambientais ocasionadas por estas sociedades.
  • Exploração do legado cultural indígena na sociedade contemporânea.

Metodologia

A metodologia adotada integra pesquisa prévia, discussões em sala e a elaboração de dioramas, permitindo que os alunos experienciem um aprendizado significativo. Este processo metodológico visa fomentar a iniciativa individual através da pesquisa, a capacidade argumentativa e colaborativa por meio das discussões, e a expressão criativa durante a construção dos dioramas, assegurando uma abordagem pedagógica diversificada que atende a múltiplos estilos de aprendizagem.

  • Pesquisa individual a partir de vídeos instrutivos.
  • Discussões em grupos para troca de conhecimentos.
  • Elaboração de dioramas como atividade prática.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma propõe uma estrutura sequencial de quatro aulas de 60 minutos cada, projetadas para otimizar o tempo e o envolvimento dos alunos com a atividade. Cada aula tem um foco específico, começando pela pesquisa individual, seguida de discussões e finalizando com a execução do projeto prático, permitindo um entendimento gradual e profundo do tema estudado.

  • Aula 1: Introdução à atividade e diretrizes para a pesquisa individual.
  • Aula 2: Realização das discussões em grupo com base nas pesquisas.
  • Aula 3: Planejamento e início da construção dos dioramas.
  • Aula 4: Finalização dos dioramas e apresentação dos projetos.

Avaliação

A avaliação será contínua, considerando participação e contribuição nas discussões, qualidade da pesquisa realizada e o produto final, que é o diorama. Os critérios principais incluem criatividade, precisão histórica, clareza na apresentação e trabalho em equipe. Os alunos serão avaliados pela capacidade de conectar as informações dos vídeos com suas representações nos dioramas e pela habilidade de explicitar suas reflexões e descobertas. Exemplos de avaliação incluem apresentações orais dos dioramas, reflexões escritas sobre o processo de criação e autoavaliação do trabalho em grupo, garantindo um feedback diversificado e construtivo que impulsione o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para o desenvolvimento pleno da atividade incluem acesso a dispositivos eletrônicos para visualização dos vídeos, materiais artísticos para a confecção dos dioramas e espaços adequados para a apresentação dos mesmos. Esses recursos são essenciais para garantir a imersão dos alunos no tema e possibilitar uma diversidade de expressões artísticas.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Vídeos educativos sobre povos indígenas no Brasil.
  • Materiais para diorama: papelão, tintas, cola, miniaturas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo