Desenho do Alfabeto com X, Y e W

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade 'Desenho do Alfabeto com X, Y e W' é projetada para fomentar o reconhecimento e a associação de letras do alfabeto com diferentes objetos e elementos visuais. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental criarão ilustrações que lembram as letras X, Y e W, promovendo uma conexão entre a letra e seu som correspondente. Usando materiais de arte como lápis de cor e papel, cada aluno será incentivado a explorar sua criatividade para conectar a forma da letra a objetos, animais ou outras imagens visuais. Esta atividade facilita a aprendizagem lúdica do alfabeto, reforçando a memorização das letras através da arte e da apresentação oral. A culminação da atividade com uma exposição de desenhos na sala promove um ambiente de compartilhamento e aprendizagem colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade são centrados na associação fonética e visual das letras com palavras que os alunos já conhecem ou desejam aprender. Proporciona-se uma oportunidade para que as crianças expressem suas ideias por meio da arte, ao mesmo tempo em que praticam a fala ao apresentar seus desenhos. Este ambiente multifacetado busca engajar as diferentes habilidades cognitivas e de comunicação dos alunos.

  • Associar visualmente as letras X, Y e W a objetos e animais.
  • Desenvolver habilidades de comunicação ao apresentar os desenhos.
  • Incentivar a criatividade e expressão artística.
  • Promover o reconhecimento fonético das letras destacadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP14: Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste projeto visa integrar elementos essenciais do processo de alfabetização considerando o lado gráfico e sonoro das letras, assim como suas associações semânticas. Este é um passo inicial para aproximar as crianças do universo letrado em que estão imersas, começando por fazê-las reconhecer formas e sons associados ao alfabeto.

  • Reconhecimento das letras X, Y e W.
  • Associação de letras a imagens e sons.
  • Desenvolvimento da expressão oral.
  • Exploração e expressão artística.

Metodologia

A metodologia contemplada enfatiza práticas lúdicas e participativas para consolidar o aprendizado alfabético inicial. Além de propor uma atividade interativa, estimula-se o trabalho colaborativo na apresentação e exposição final. Estas abordagens propiciam um aprendizado mais envolvente e dialogado entre as crianças.

  • Criação de desenhos com foco nas letras X, Y e W.
  • Apresentação dos desenhos à turma.
  • Discussão sobre os diferentes tipos de ilustrações relacionadas às letras.
  • Exposição dos trabalhos na sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade consistirá em duas etapas distribuídas em uma carga horária de duas horas. A primeira etapa, com duração de sessenta minutos, concentra-se na criação dos desenhos. A segunda etapa, também de uma hora, é destinada à apresentação dos trabalhos e à montagem da exposição.

  • Aula 1: Introdução e criação dos desenhos (60 minutos)
  • Aula 2: Apresentação, discussão e exposição dos desenhos (60 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, considerando tanto o processo quanto o produto final. Os alunos serão avaliados pela participação e esforço na criação dos desenhos, bem como na capacidade de comunicar suas ideias durante a apresentação. Critérios como criatividade, originalidade e clareza na explicação sobre a associação da letra ao desenho serão observados. Exemplos de desempenho incluem reconhecer prontamente a letra associada ao desenho e a habilidade em explicar o processo criativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram selecionados para permitir que os alunos explorem suas habilidades artísticas e de comunicação, ao mesmo tempo em que integram essas experiências ao aprendizado alfabético. Papel e lápis de cor são ferramentas essenciais que incentivam a expressão individual e a experimentação criativa.

  • Papel branco e colorido
  • Lápis de cor e canetas
  • Fita adesiva ou cola para exposição
  • Quadro ou mural disponível para exposição dos desenhos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo