Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Alice … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de contos e crônicas

Nesta atividade, intitulada 'Caça ao Tesouro Literário', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a mergulhar em contos e crônicas para encontrar pistas e avançar em uma dinâmica de caça ao tesouro. O processo envolve leitura cuidadosa e atenção a detalhes, uma vez que as pistas estão inseridas nos textos e ilustradas por recursos gráficos. Esse método é eficaz para desenvolver a interpretação textual e visual, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade são projetados para engajar os alunos em práticas de leitura que vão além da interpretação textual básica. Os alunos serão estimulados a localizar informações explícitas nos textos, promovendo uma compreensão mais profunda de material narrativo, como contos e crônicas. A integração de ilustrações e texto visa aprimorar a capacidade dos alunos de relacionar elementos visuais com conteúdo escrito, uma habilidade essencial para a interpretação de muitos tipos de documentos e comunicação multimodal encontrada em seu cotidiano.

  • Fomentar a habilidade de localizar informações explícitas em textos.
  • Desenvolver a leitura e compreensão de textos narrativos de maior porte.
  • Aprimorar a capacidade de relacionar textos com recursos gráficos e ilustrações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Caça ao Tesouro Literário' está ancorado na compreensão e apreciação de materiais narrativos apropriados para o 5º ano. Com foco em contos e crônicas, o plano serve como uma plataforma para práticas de interpretação textual e análise de ilustrações. Os textos literários selecionados não só fornecem um contexto rico para a interpretação, mas também oferecem oportunidades para o desenvolvimento da linguagem e pensamento crítico quando os alunos buscam pistas e fazem conexões entre texto e imagem.

  • Leitura de contos e crônicas para localização de informações.
  • Interpretação de textos narrativos.
  • Análise e relacionamento entre texto e ilustrações.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade combina leitura individual, trabalho em grupo e discussões coletivas. Os alunos inicialmente farão leituras silenciosas e detalhadas, a fim de identificar informações específicas que servirão como pistas para o avanço na caça ao tesouro. Posteriormente, o trabalho em grupo incentivará o debate e a troca de ideias sobre as interpretações das pistas. Esse formato promove a interação social e a aprendizagem colaborativa, aspectos essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. O uso de ilustrações como suporte aos textos adiciona uma camada visual que auxilia na memória e compreensão.

  • Leitura silenciosa de contos e crônicas.
  • Discussão e análise em grupo das pistas encontradas.
  • Relação entre texto e ilustrações para entendimento das pistas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em três aulas de 40 minutos cada, planejadas para maximizar o tempo de interação e reflexão dos alunos sobre os materiais lidos. A primeira aula introduz os textos e fornece orientação sobre a busca das pistas, permitindo que os alunos comecem sua exploração inicial. A segunda aula se concentra na análise dos textos em grupo e na discussão das pistas encontradas. A última aula será dedicada à conclusão da atividade com um debate sobre as estratégias de identificação de informações e interpretação visual utilizadas.

  • Aula 1: Introdução aos textos e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Análise em grupo e discussão das pistas.
  • Aula 3: Conclusão da atividade e discussão em classe.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na sua habilidade em localizar informações explícitas nos textos, sua capacidade de trabalhar colaborativamente em grupos e a efetividade com que eles podem relacionar as pistas textuais com as ilustrações. Haverá um monitoramento contínuo durante a atividade, onde o professor observará a participação e o engajamento dos alunos. Exemplos incluem avaliar se o aluno consegue explicar como chegaram a determinadas conclusões a partir do texto e das imagens, demonstrando uma compreensão clara e articulada de como texto e imagem se complementam.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluirão uma seleção de contos e crônicas adequados à faixa etária dos alunos, projetores para mostrar ilustrações relacionadas, e materiais para anotações, que ajudarão os alunos a registrar suas descobertas durante o processo. Esses recursos são fundamentais para criar um ambiente interativo e visualmente estimulante, que facilitará a compreensão e interpretação do conteúdo.

  • Seleção de contos e crônicas.
  • Projeções de ilustrações relacionadas.
  • Materiais para anotações dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo