Aventura Literária: O Desafio dos Gêneros

Desenvolvida por: Denize… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise de Gêneros Literários

Nesta atividade, intitulada 'Aventura Literária: O Desafio dos Gêneros', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental irão explorar diferentes gêneros literários através de uma experiência interativa e colaborativa. Cada aluno receberá cartas contendo desafios explícitos vinculados a um determinado gênero literário. A partir da leitura dos textos propostos, os estudantes formarão grupos de discussão para identificar qual gênero literário está sendo abordado, bem como analisarão os elementos de coesão e coerência presentes nos textos. Além disso, as discussões em grupo resultarão em apresentações para a turma, que podem incluir pequenos resumos ou encenações dos textos lidos. Essa atividade visa fomentar a compreensão das características distintivas dos gêneros literários e incentivar o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica, promovendo um ambiente de troca de experiências entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento das competências leitoras dos alunos, ao permitir que eles identifiquem características específicas dos diversos gêneros literários. Os alunos serão capacitados a reconhecer elementos de coesão e coerência em diferentes tipos de texto, além de aprimorar suas habilidades de síntese e apresentação ao partilharem suas interpretações e representações dos textos com a turma.

  • Identificar e caracterizar diferentes gêneros literários.
  • Analisar elementos de coesão e coerência nos textos.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação.
  • Aprimorar a capacidade de síntese e apresentação.
  • Fomentar o trabalho colaborativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é desenvolvido para proporcionar uma ampla compreensão dos gêneros literários. Os alunos se envolverão com narrativas, lendas, poemas e outros tipos de textos, permitindo uma análise aprofundada e comparativa das especificidades de cada gênero. Essa abordagem amplia a capacidade interpretativa e cultural dos estudantes, preparando-os para diversas situações comunicativas.

  • Apresentação dos gêneros literários.
  • Leitura de diferentes tipos de textos.
  • Discussão sobre elementos de coesão e coerência.
  • Síntese e apresentação de textos.
  • Comparação entre diferentes gêneros literários.

Metodologia

A metodologia da atividade é baseada em estratégias colaborativas de aprendizagem, onde a interatividade e a autonomia do aluno são priorizadas. Os grupos de discussão promovem a cooperação e a troca de ideias, enquanto os desafios literários fortalecem a capacidade crítica dos alunos em analisar textos de diferentes gêneros.

  • Trabalho em grupo para discussão de gêneros.
  • Ler e interpretar cartas-desafios literárias.
  • Encenações e resumos como métodos de apresentação.
  • Debates sobre características dos gêneros.
  • Aprendizagem baseada em desafios.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades foi planejado para distribuir as 20 horas de aula de uma maneira que permita a cobertura completa dos conteúdos propostos, garantindo também tempo suficiente para discussão e avaliação durante todo o processo. Essa distribuição eficaz do tempo foca tanto na compreensão teórica dos gêneros literários quanto em atividades práticas de análise e apresentação.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros literários.
  • Aula 2: Leitura e análise de textos narrativos.
  • Aula 3: Discussão em grupo e identificação de elementos narrativos.
  • Aula 4: Leitura de contos populares e lendas.
  • Aula 5: Identificação de elementos de coesão e coerência.
  • Aula 6: Atividade de escrita e aperfeiçoamento de resumos.
  • Aula 7: Discussão sobre poemas e vídeo-poemas.
  • Aula 8: Análise crítica de histórias em quadrinhos.
  • Aula 9: Apresentações dos grupos.
  • Aula 10: Feedback e revisões.
  • Aula 11: Leitura de narrativas de aventura e enigma.
  • Aula 12: Debate sobre características dos diferentes gêneros.
  • Aula 13: Desenvolvimento de encenações em grupo.
  • Aula 14: Leitura e discussão de mitos e crônicas.
  • Aula 15: Preparação para apresentações finais.
  • Aula 16: Avaliação e autoavaliação dos alunos.
  • Aula 17: Apresentações finais dos grupos.
  • Aula 18: Discussão sobre preferências literárias.
  • Aula 19: Encerramento e conclusão das atividades.
  • Aula 20: Reflexão sobre o aprendizado e feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação será dividida em três partes: participação, compreensão e apresentação. A participação será observada ao longo das discussões em grupo e das atividades em sala. Será avaliado o envolvimento contínuo e a contribuição dos alunos para o debate. A compreensão será avaliada com base na capacidade dos alunos de identificar corretamente os gêneros literários e os elementos de coesão e coerência nos diferentes textos. Exemplos incluem reconhecer características de um conto popular ou identificar a estrutura de uma narrativa poética. A apresentação, que poderá ser um resumo ou uma encenação, será avaliada pela criatividade, clareza de ideias e a capacidade de trabalhar em grupo. Critérios como organização, expressividade e utilização dos elementos textuais discutidos serão fundamentais. As apresentações permitirão que os alunos demonstrem de forma prática o seu entendimento dos gêneros literários explorados, promovendo a capacidade crítica e a segurança para falar em público.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para essa atividade incluem diversos materiais literários, ferramentas tecnológicas e suportes para escrita e encenação. Isso possibilita uma interação rica e diversificada com os textos, além de facilitar a apresentação criativa das atividades propostas.

  • Cartas com desafios literários.
  • Textos impressos de diversos gêneros.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Materiais para encenação (fantasias, adereços).
  • Dispositivos tecnológicos para pesquisa e apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo