Sopa de Letras Divertida

Desenvolvida por: Maryel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Formação e Segmentação de Palavras

A atividade 'Sopa de Letras Divertida' tem como propósito estimular, de maneira lúdica e interativa, a habilidade dos alunos do 2º ano do Educação Fundamental em segmentar e manipular sílabas para formar novas palavras. Nesta dinâmica, os alunos são divididos em grupos e recebem uma sopa de letras com palavras ocultas. As palavras encontradas servem de base para um exercício criativo em que ... [continua]

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é incentivar o reconhecimento e a segmentação de sílabas, desenvolvendo a habilidade dos alunos de manipular fonemas e sílabas para formar novas palavras. A atividade promove também a ampliação do vocabulário dos alunos, ensinando-os a identificar padrões fonéticos regulares e irregulares.

  • Desenvolver a habilidade de segmentar palavras em sílabas.
  • Estimular a manipulação de sílabas para formar novas palavras.
  • Ampliar o vocabulário dos alunos por meio de padrões fonéticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • EF02LP03: Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
  • EF02LP05: Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a compreensão e a manipulação de sílabas para a criação de novas palavras, além de uma revisão dos padrões fonéticos e ortográficos regulares presentes na língua portuguesa. Também são abordadas as diferenças de pronúncia e escrita que ocorrem devido à nasalidade.

  • Segmentação de palavras em sílabas.
  • Manipulação de sílabas para formação de palavras novas.
  • Revisão de padrões fonéticos regulares.
  • Alteração de palavras por nasalidade.

Metodologia

A metodologia utilizada é centrada em atividades práticas e interativas, reforçando a compreensão teórica por meio de exercícios lúdicos em grupo. Ao estimular a colaboração e a troca de ideias, os alunos são engajados a explorar ativamente conceitos fonéticos e ortográficos, promovendo um aprendizado significativo e duradouro.

  • Trabalho em grupo para solução de problema.
  • Uso de jogos de palavras para aprendizado lúdico.
  • Debate em roda para troca de ideias.
  • Exercícios de identificação de padrões fonéticos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é desenvolvido para ser contemplado em quatro aulas de 60 minutos, permitindo que os alunos sejam introduzidos ao conceito, pratiquem as atividades, implementem as estratégias de manipulação e realizem uma roda de debate para consolidar o aprendizado de maneira gradual e eficaz.

  • Aula 1: Introdução e explicação da atividade com distribuição dos materiais.
  • Aula 2: Realização da sopa de letras e início da segmentação de palavras.
  • Aula 3: Manipulação de sílabas para formação de novas palavras.
  • Aula 4: Roda de debate e socialização dos resultados e novas descobertas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, acompanhando o progresso de cada grupo durante a atividade. Serão observados critérios como a capacidade de segmentar palavras corretamente, a criatividade na formação de novas palavras e a participação ativa nos debates em grupo. Exemplos incluem a utilização correta das sílabas identificadas e a habilidade de justificar suas escolhas de palavras durante as discussões.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade visam facilitar a compreensão e o envolvimento dos alunos por meio de materiais manipulativos e apoio visual que ajudem a internalizar os conceitos abordados.

  • Sopa de letras impressa com palavras ocultas.
  • Cartões de sílabas para manipulação.
  • Quadro branco e canetas para registro das palavras formadas.
  • Material de apoio com exemplos de palavras segmentadas.

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