Guardiões da Água e do Solo

Desenvolvida por: Vivian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sustentabilidade e Impactos Ambientais

A atividade 'Guardiões da Água e do Solo' tem como objetivo conscientizar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da conservação da água e do solo, recursos essenciais para a vida na Terra. Através de uma metodologia ativa, os alunos serão divididos em grupos para investigar diferentes usos do solo e da água, como plantação e extração de materiais. Posteriormente, serão incentivados a participar de um debate em que compartilharão suas descobertas e discutirão os impactos ambientais desses usos no cotidiano de cidades e campos. A atividade busca sensibilizar os estudantes para a importância de proteger e conservar esses recursos naturais, estimulando a responsabilidade individual e coletiva sobre o meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

Por meio desta aula, busca-se desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e refletir sobre a importância dos recursos naturais, destacando a água e o solo como elementos críticos para a sustentação da vida. Os objetivos incluem a promoção de atitudes de responsabilidade ambiental e o estímulo ao pensamento crítico sobre o uso sustentável dos recursos. As crianças deverão compreender, de maneira prática e contextualizada, os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente, fortalecendo assim a consciência ecológica desde os anos iniciais.

  • Conscientizar sobre a importância da água e do solo.
  • Identificar diferentes usos e impactos ambientais.
  • Promover a responsabilidade ambiental individual e coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02GE07: Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.
  • EF02GE11: Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos essenciais sobre recursos naturais, com foco específico em água e solo, além dos diferentes usos desses recursos pelo ser humano. Atenção especial será dada à identificação de atividades humanas que impactam o meio ambiente, como a agricultura, mineração e construção civil. Também será abordada a importância de práticas sustentáveis e de conservação ambiental.

  • Importância dos recursos naturais: água e solo.
  • Usos da água e solo: plantação, extração e construção.
  • Impactos ambientais das atividades humanas.

Metodologia

Empregar-se-á uma abordagem metodológica ativa, focando na investigação e no debate. Os alunos serão estimulados a trabalhar em grupos, realizando pesquisas guiadas sobre o uso da água e do solo em diferentes contextos. A discussão em grupo visa não só compartilhar conhecimentos adquiridos, como também desenvolver habilidades de argumentação e escuta ativa. Esta abordagem é fundamental para engajar os alunos e promover uma aprendizagem significativa.

  • Trabalho em grupo com pesquisa guiada.
  • Roda de debate e compartilhamento de ideias.
  • Discussão sobre práticas sustentáveis.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula focará na introdução aos conceitos e na pesquisa em grupo. Na segunda aula, será realizada a roda de debate, onde os alunos compartilharão suas descobertas e discutirão os impactos ambientais.

  • Aula 1: Introdução e pesquisa em grupo sobre usos e impactos da água e do solo.
  • Aula 2: Debate em grupo sobre descobertas e discussão de impactos ambientais.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação dos alunos durante as atividades em grupo e no debate. Será considerado o engajamento, a capacidade de colaborar e comunicar suas descobertas, e o nível de entendimento demonstrado sobre os impactos ambientais dos diferentes usos da água e do solo. Exemplos de critérios incluem a clareza na descrição das atividades de pesquisa, a relevância das contribuições no debate, e a habilidade de propor soluções sustentáveis para os impactos analisados.

Materiais e ferramentas:

Recursos diversos serão utilizados para engajar os alunos e enriquecer a experiência educativa. Materiais impressos apoiarão as pesquisas, enquanto vídeos temáticos ilustrarão situações reais de uso e impacto dos recursos naturais. Adicionalmente, serão realizados registros em diário de campo para documentar descobertas.

  • Materiais impressos para pesquisa.
  • Vídeos sobre uso e impacto dos recursos naturais.
  • Diário de campo para registros das atividades.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo