História do Tempo

Desenvolvida por: Jairo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Criação de Histórias em Quadrinhos]

A atividade 'História do Tempo' tem como propósito principal desenvolver o entendimento dos alunos sobre os tempos verbais e suas funções dentro de uma narrativa. Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental serão guiados a criar suas próprias histórias em quadrinhos. Cada quadro dessas histórias deve representar uma ação específica, com a escolha criteriosa de verbos e substantivos adequados. Através dessa prática, os alunos não apenas ampliarão seu vocabulário, mas também exercitarão a identificação dos tempos verbais e a compreensão de como esses tempos podem modificar a ideia de uma ação em uma frase. Além disso, o exercício colabora para que compreendam o papel dos substantivos e verbos como agentes e ações nas orações, de um modo criativo e visualmente envolvente. O uso de histórias em quadrinhos, que combinam ilustrações e textos, proporciona um ambiente de aprendizagem prazeroso e motiva os alunos a se engajarem na construção de narrativas, facilitando assim um aprendizado significativo e contextualizado.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a atividade 'História do Tempo' enfocam principalmente no desenvolvimento da habilidade de reconhecer e utilizar corretamente diferentes tempos verbais em textos e contextos variados. Além disso, visam fomentar a capacidade de formar frases claras e coesas, entendendo a importância dos verbos como ações e dos substantivos como agentes ou objetos das ações. Com isso, espera-se que os alunos ampliem sua competência na leitura e escrita, aprimorando a estruturação de ideias e facilitando a comunicação escrita de maneira precisa e criativa.

  • [Compreender e aplicar os tempos verbais em diferentes contexto

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP08: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade é estruturado para otimizar a compreensão das categorias gramaticais essenciais na formação de frases: verbos e substantivos. Através do reconhecimento dos papéis dessas palavras em contextos narrativos, os alunos aprenderão a distinguir entre diferentes tempos verbais e suas implicações nas ações descritas. A prática com histórias em quadrinhos possibilita um ambiente estimulante que complementa a consciência gramatical com a imaginação, incentivando a leitura e escrita criativa.

  • [Identificação de verbos e tempos verbai

Metodologia

A metodologia adotada incentiva o aprendizado por meio da prática e do envolvimento criativo dos alunos. A criação das histórias em quadrinhos é dividida em etapas que facilitam a assimilação progressiva e prática dos conteúdos gramaticais. O trabalho em pares ou grupos estimula a colaboração e o compartilhamento de ideias, enquanto a revisão e apresentação das produções permitem que os alunos pratiquem a autoavaliação e a reflexão crítica sobre suas composições.

  • [Trabalho individual e em grupo para criação de história

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em quatro aulas, cada uma com foco em aspectos específicos dos objetivos de aprendizado. Na primeira aula, os alunos terão contato introdutório com os conceitos. A segunda destina-se à criação dos primeiros esboços das histórias. A terceira aula é destinada à finalização e revisão dos trabalhos. Já a quarta aula será para apresentação e discussão dos trabalhos realizados.

  • [Aula 1: Introdução aos verbos e substantivos nas histórias em quadrinho

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada no processo e no produto final das histórias em quadrinhos criadas. Serão considerados o uso correto dos tempos verbais, a escolha e a aplicação apropriada de substantivos, a criatividade e a coerência narrativa. A avaliação ocorrerá de forma contínua ao longo das aulas, valorizando a participação ativa dos alunos, a qualidade do trabalho em grupo e a capacidade de revisão construtiva das próprias produções. Exemplos de itens avaliativos incluem a originalidade da história, a clareza e correção gramatical das frases e a apresentação final do trabalho.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluem materiais educativos que suportam a escrita e ilustração de histórias em quadrinhos. Esses elementos são imprescindíveis para que os alunos visualizem e materializem suas narrativas, tornando o aprendizado interativo e concreto. A infraestrutura tecnológica e materiais artísticos também desempenham um papel importante na facilitação da atividade.

  • [Folhas e lápis de cor para esboço e finalização das história

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo