Brasília de Mary Poppins

Desenvolvida por: Rosa L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [História]
Temática: [Mudanças Sociais e Políticas no Governo JK]

Nesta atividade, intitulada 'Brasília de Mary Poppins', os alunos do 3º ano do Ensino Médio participarão de uma Roda de Debate, focando nas transformações sociais e políticas ocorridas durante a presidência de Juscelino Kubitschek. A atividade se propõe a explorar as múltiplas perspectivas sobre as mudanças advindas com a construção de Brasília, especialmente os impactos positivos e negativos. Os estudantes serão divididos em grupos, e cada um representará uma perspectiva distinta, elaborando argumentos com base em recursos visuais e fragmentos de textos históricos. O objetivo é proporcionar uma discussão rica e diversificada sobre o tema, permitindo aos alunos desenvolver uma compreensão crítica sobre o desenvolvimento e os custos sociais associados à criação da nova capital.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade visam ao desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos sobre os impactos das políticas desenvolvimentistas de Juscelino Kubitschek. Espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de análise histórica, argumentação e trabalho em grupo, compreendendo as diferentes perspectivas sociais e políticas do período. A atividade busca proporcionar uma experiência de aprendizado colaborativa, em que eles poderão aplicar habilidades de comunicação eficaz e debate.

  • Compreender as causas e consequências das mudanças sociais e políticas durante o governo JK.
  • Desenvolver habilidades críticas de análise e reflexão sobre fontes históricas.
  • Promover habilidades de argumentação e debate em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Analisar processos históricos de longo, médio e curto prazos, compreendendo sua relação na composição dos diferentes espaços, temporalidades e identidades.
  • EM13CHS105: Analisar o papel histórico dos movimentos sociais e de suas lutas pela ampliação dos direitos civis, políticos, sociais e culturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo do período JK com foco na construção de Brasília, suas motivações, execuções e impactos na sociedade brasileira. Os alunos serão expostos a fontes primárias e secundárias, permitindo uma visão ampla de como a história é construída, e de como diferentes narrativas podem ser elaboradas a partir de eventos históricos.

  • Governança de Juscelino Kubitschek e política desenvolvimentista.
  • Construção de Brasília: justificativas e consequências.
  • Impactos sociais e econômicos da nova capital.

Metodologia

A metodologia empregada será o aprendizado baseado em discussão, onde os alunos divididos em grupos realizarão debates a partir de suas pesquisas prévias. Isso estimulará o desenvolvimento da autonomia intelectual e a capacidade de argumentação, além do trabalho colaborativo.

  • Divisão dos alunos em grupos representando diferentes perspectivas.
  • Uso de recursos visuais e textos históricos para embasar argumentos.
  • Condução de debates moderados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi projetado para ser executado em 4 horas distribuídas em cinco encontros de 50 minutos cada, permitindo a introdução ao tema, preparação dos grupos, debate e avaliação da atividade. Esta distribuição proporciona um ritmo adequado para a assimilação do conteúdo e desenvolvimento das habilidades previstas.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e preparação dos argumentos com recursos visuais.
  • Aula 3: Apresentação dos grupos e início dos debates.
  • Aula 4: Continuação dos debates e fechamento.
  • Aula 5: Discussão final e avaliação da atividade.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em três critérios principais: participação, qualidade dos argumentos apresentados e colaboração em grupo. A participação será avaliada pela contribuição individual nos debates. A qualidade dos argumentos será medida pela profundidade e relevância das informações apresentadas, além do uso adequado das fontes históricas. A colaboração em grupo será observada durante todo o processo, desde a preparação até o debate. Exemplos de avaliação incluem: se um aluno trouxe uma leitura bem estruturada do impacto econômico de Brasília, ou se demonstrou habilidade em contrapor argumentos durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos a serem utilizados nesta atividade incluem uma variedade de fontes históricas e recursos visuais, que auxiliarão os alunos na elaboração e apresentação dos argumentos. A escolha dos materiais será fundamental para fomentar o interesse e proporcionar um embasamento teórico correto para os alunos.

  • Textos e fragmentos de fontes históricas sobre a era JK.
  • Recursos visuais, como mapas, fotos e infográficos de Brasília.
  • Materiais audiovisuais complementares para contextualização histórica.

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