Jogo das Reportagens Misteriosas

Desenvolvida por: Wesney… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrutura de Texto Jornalístico e Identificação de Partes Textuais

Nesta aula prática, intitulada 'Jogo das Reportagens Misteriosas', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão envolvidos em uma dinâmica interativa e lúdica que visa ensinar a estrutura de um texto jornalístico. A atividade consiste na distribuição de cartões, cada um com perguntas relacionadas a uma reportagem fictícia, que contém pistas sobre título, lead, dados do corpo do texto e conclusões esperadas. Os alunos deverão trocar informações entre si, colaborativamente, para montar a reportagem completa em grupos. Durante a atividade, será promovido um ambiente de competição saudável, recompensando as equipes que realizarem a tarefa com maior eficácia. Este método visa não apenas reforçar a capacidade dos alunos de identificar informações explícitas em um texto, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe e de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para essa atividade são focados em desenvolver a compreensão textual dos alunos, a partir do reconhecimento das partes constituintes de uma reportagem. Além disso, a atividade estimula a colaboração e comunicação entre os participantes, incentivando-os a utilizar o conhecimento prévio para identificar e organizar informações genuínas no texto.

  • Desenvolver a compreensão sobre a estrutura de um texto jornalístico.
  • Promover o trabalho colaborativo e a troca de informações entre os alunos.
  • Fortalecer a habilidade de identificar informações explícitas no texto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Jogo das Reportagens Misteriosas' está centrado na exploração dos elementos que compõem uma reportagem. Através desse exercício, os alunos serão capazes de identificar títulos, leads, e diferentes seções do corpo do texto, aprimorando sua capacidade de analisar textos escritos.

  • Identificação das partes de uma reportagem: título, lead, corpo do texto e conclusão.
  • Reconhecimento da finalidade e função social do texto jornalístico.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é a da aprendizagem por meio de jogos e colaboração, combinando dinâmicas de grupo com competição saudável entre os alunos. O uso de cartões com perguntas estimula a interação entre os grupos, incentivando-os a trocar informações e colaborar para alcançar um objetivo comum.

  • Distribuição de cartões com perguntas sobre partes da reportagem.
  • Montagem colaborativa das reportagens em grupos.
  • Competição entre equipes para identificação correta das partes do texto.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi concebido para ser executado em duas aulas consecutivas de 60 minutos cada. A divisão adequada do tempo é fundamental para garantir que todos os objetivos pedagógicos sejam atingidos de forma eficaz.

  • Aula 1: Introdução à estrutura do texto jornalístico e início da dinâmica com os cartões.
  • Aula 2: Continuação da troca de cartões, montagem final das reportagens e apuração dos resultados da competição.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita com base na correta identificação e organização das partes da reportagem. Critérios incluem a capacidade de localizar informações explícitas e a contribuição ativa durante os trabalhos em grupo. Será observada a habilidade de interpretar pistas e realizar inferências a partir delas. Grupos que completarem a tarefa de forma eficaz, mostrando entendimento ao termo da estrutura jornalística e colaborando coerentemente com os colegas, receberão pontuações diferenciadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais que fomentam o engajamento e possibilitam a interação direta entre os alunos e o conteúdo da aula, tais como cartões informativos e espaço adequado para realização do trabalho em grupos.

  • Cartões com perguntas e pistas sobre a estrutura da reportagem.
  • Quadro branco e marcadores para anotações coletivas.
  • Salas com ampla disposição para trabalho em grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo