A Batalha do Soletrar

Desenvolvida por: Joelma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Competição de Soletração

A atividade 'A Batalha do Soletrar' tem como propósito estimular o interesse dos alunos pela leitura e pela escrita por meio de uma competição de soletração. Os alunos são divididos em equipes para participarem de uma competição divertida, onde cada equipe terá um tempo limitado para soletrar corretamente as palavras propostas pelo professor. Esta atividade busca promover a confiança na pronúncia correta das palavras, além de encorajar a prática contínua e a valorização da participação coletiva em um ambiente acolhedor e encorajador. A competição é estruturada para garantir que todos os alunos participem igualmente e desenvolvam as habilidades de leitura e soletração de maneira lúdica e interativa. Na Batalha do Soletrar, cada equipe recebe uma palavra retirada de um banco de palavras de uso comum no dia a dia e deve soletrá-la corretamente em até 30 segundos. O professor será o mediador da atividade, tendo o papel de fornecer as palavras e conduzir a correção. Por meio dessa dinâmica, espera-se que os estudantes aumentem seu vocabulário, aprimorem sua capacidade de soletrar e aprendam a trabalhar em equipe, reforçando ainda suas habilidades de comunicação oral e a importância da escuta ativa.

Objetivos de Aprendizagem

A Batalha do Soletrar tem como objetivo central promover a da habilidade de decodificação precisa e memorização de palavras de uso frequente, estimulando a capacidade dos alunos em soletrar corretamente. Esta prática também proporciona a oportunidade de desenvolver a confiança para se expressar oralmente em um contexto de competição saudável, além de incentivar o apreço por poemas e textos que utilizam jogos de palavras. Através do engajamento ativo na atividade, espera-se que os alunos adquiram um entendimento mais profundo das propriedades sonoras das palavras, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades de escrita e representação gráfica.

  • Desenvolver a habilidade de soletrar com precisão.
  • Estabelecer confiança em expressar-se oralmente.
  • Apreciar rimas e sonoridades em textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP18: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da Batalha do Soletrar é focado em enriquecer o vocabulário diário dos alunos enquanto aprimora suas habilidades de leitura e escrita. Através da competição, os alunos terão a oportunidade de aprender diferentes estruturas de palavras e suas sonoridades, coincidindo com atividades anteriormente abordadas em sala de aula. Este exercício contínuo apoiará a construção de uma base sólida para a competência leitora e redatora, ao mesmo tempo em que introduz jogos de palavras que facilitam a memorização de palavras comuns.

  • Ampliação do vocabulário diário.
  • Estruturas e sonoridades de palavras.
  • Jogos de palavras para memorização.

Metodologia

A metodologia adotada para a atividade 'A Batalha do Soletrar' inclui a divisão dos alunos em equipes e a utilização de um banco pré-selecionado de palavras. Cada equipe terá um líder diferente a cada rodada, promovendo a rotatividade nas funções e garantindo a participação de todos. A dinâmica envolve a soletração das palavras em voz alta, favorecendo a prática oral e auditiva. O professor desempenhará o papel de mediador, garantindo que as regras sejam seguidas e que o ambiente permaneça inclusivo e motivador. Um sistema de pontos será utilizado para engajar os alunos, recompensando tanto o esforço individual quanto em equipe. Ao final, todos os participantes são valorizados pela sua contribuição.

  • Divisão dos alunos em equipes.
  • Banco de palavras pré-selecionado.
  • Rotatividade de funções dentro das equipes.
  • Sistema de pontos para engajamento.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos, totalizando duas horas. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, apresentando as regras e formando as equipes. Na segunda aula, ocorrerá a competição principal de soletração, onde as equipes participam das rodadas de maneira lúdica e interativa. A última aula será destinada à reflexão e feedback, proporcionando um momento de aprendizagem coletiva e reconhecimento do esforço e progresso de todos os participantes.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação das equipes.
  • Aula 2: Competição de soletração.
  • Aula 3: Reflexão e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto na participação quanto no desempenho individual e em equipe. Critérios como a precisão na soletração, o trabalho em equipe, a participação ativa e o respeito pelas regras serão considerados. Exemplos de avaliação incluem a contagem de pontos por acertos na soletração, observação direta pelo professor de interações dentro das equipes e autoavaliação de cada aluno, refletindo sobre suas próprias contribuições durante a atividade. O feedback será uma parte vital do processo, promovendo uma cultura de aprendizagem contínua e autodescoberta.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a 'Batalha do Soletrar' incluem materiais que viabilizem a dinâmica da competição e assegurem que todos se sintam envolvidos e encorajados a participar. Um conjunto de cards, por exemplo, com palavras simples, pode ser utilizado, facilitando a visualização e a memorização. Adicionalmente, um sistema de pontos ou quadros para acompanhamento da pontuação em sala, bem como um espaço de reflexão onde os alunos possam expressar sua opinião sobre a atividade, são essenciais.

  • Conjunto de cards com palavras.
  • Quadro de pontuação para visualização.
  • Espaço para feedback e reflexão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo