Playlist Comentada: Minha Vida em Música

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Funções da Linguagem e Expressões Pessoais

Nesta atividade intitulado 'Playlist Comentada: Minha Vida em Música', destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, os estudantes terão a oportunidade de criar uma playlist que representa momentos significativos de suas vidas. Eles escolherão músicas que se relacionem com experiências pessoais, analisando como a letra e a música refletem diferentes funções da linguagem. Essa tarefa visa promover o autoconhecimento e a empatia entre os alunos ao compartilhar suas histórias e emoções através das músicas. Ao final, as playlists serão compartilhadas numa plataforma colaborativa, permitindo a exploração das conexões entre as histórias pessoais e a importância emocional e persuasiva da linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como principal objetivo incentivar o autoconhecimento e a expressão pessoal através da música, enquanto os alunos exploram as funções da linguagem nas letras das canções escolhidas. Ao refletirem sobre suas próprias experiências e como elas se relacionam com a letra das músicas, os estudantes desenvolvem habilidades de análise crítica e reflexão, além de aprenderem a comunicar emoções e narrativas pessoais de forma eficaz através das linguagens artísticas e digitais.

  • Estimular o autoconhecimento e a empatia.
  • Compreender as funções da linguagem nas letras de música.
  • Fomentar a expressão pessoal através de narrativas musicais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
  • EM13LP17: Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.
  • EM13LP18: Utilizar softwares de edição de textos, fotos, vídeos e áudio, além de ferramentas e ambientes colaborativos para criar textos e produções multissemióticas com finalidades diversas, explorando os recursos e efeitos disponíveis e apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento de projetos.

Conteúdo Programático

Os alunos serão introduzidos ao conceito de funções da linguagem, incluindo suas variedades como referencial, emotiva, conativa, metalinguística, fática e poética. Através das músicas escolhidas, eles irão identificar e analisar essas funções, relacionando-as com suas próprias experiências pessoas. O conteúdo programático assegura que os estudantes não apenas reconheçam teoricamente essas funções, mas também apliquem esse entendimento de forma prática em contextos musicais e pessoais.

  • Introdução às funções da linguagem.
  • Identificação de funções da linguagem em letras de música.
  • Relação entre a música, suas letras e experiências pessoais dos alunos.

Metodologia

A metodologia combinará abordagens individuais e colaborativas, incentivando os alunos a explorarem suas próprias vivências enquanto colaboram na construção de um acervo multimídia coletivo. As atividades serão mediadas pelo professor, que dará suporte nas análises críticas e nas discussões em sala de aula sobre a linguagem e a música. O uso de plataformas digitais permitirá o engajamento contínuo e a colaboração entre os estudantes, fortalecendo o aprendizado coletivo.

  • Exploração individual de músicas significativas.
  • Discussão coletiva sobre as funções da linguagem nas letras.
  • Construção de um banco de dados colaborativo online.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de funções da linguagem e começarão a escolher músicas que se relacionem com suas experiências pessoais. Na segunda aula, os alunos continuarão a pesquisa e análise, compartilhando suas playlists para um feedback coletivo.

  • Aula 1: Introdução às funções da linguagem e escolha inicial das músicas.
  • Aula 2: Análise das letras e compartilhamento das playlists comentadas.

Avaliação

A avaliação será baseada em diversos critérios, incluindo a escolha das músicas, a profundidade da análise das letras em relação às funções da linguagem, e a participação na plataforma colaborativa. Exemplos de critérios incluem: a variedade de funções da linguagem identificadas, clareza nos comentários pessoais, e a capacidade de relacionar músicas com experiências de vida. A participação nas discussões em sala e a colaboração na plataforma digital também serão avaliadas, incentivando o engajamento ativo dos alunos ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para essa atividade incluem acesso a dispositivos com internet, uso de plataformas colaborativas digitais, e ferramentas de análise de letras de música. Esses recursos são essenciais para garantir que os alunos realizem suas análises e participem de discussões e colaborações de forma estruturada e eficaz.

  • Dispositivos com acesso à Internet (computadores, tablets, smartphones).
  • Plataforma colaborativa online para compartilhamento de playlists.
  • Softwares para edição de textos e análise de músicas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo