Linha do Tempo da Resistência Negra

Desenvolvida por: Vitri (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Resistência Negra no Brasil

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para criar uma linha do tempo interativa que destaque momentos-chave da resistência negra no Brasil. Os grupos pesquisarão e escolherão figuras, eventos ou movimentos históricos que evidenciam a luta contra a escravidão e em favor da igualdade racial. Após a pesquisa, os grupos apresentarão seus resultados e discutirão como esses episódios moldaram a sociedade brasileira atual. Essa atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda da importância da resistência negra, incentivando habilidades de pesquisa, colaboração e apresentação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são fundamentais para expandir a compreensão dos alunos sobre a contribuição da população negra na construção da sociedade brasileira. Pretendemos fomentar a valorização da diversidade cultural e promover um olhar crítico sobre os processos históricos de resistência. Os alunos serão incentivados a analisar a relevância histórica de eventos e personagens, desenvolvendo, assim, uma visão mais abrangente sobre a formação socioeconômica e política do Brasil e a contínua luta pela igualdade racial.

  • Compreender a importância da resistência negra na história do Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Promover o trabalho em grupo e a troca de ideias.
  • Refletir sobre como o passado influencia o presente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09HI04: Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
  • EF09HI07: Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos povos indígenas, no contexto republicano (até 1964), e das populações afrodescendentes.
  • EF09HI08: Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está estruturado para proporcionar aos alunos uma perspectiva ampla e crítica sobre a resistência negra no Brasil. Explorar-se-á crises sociais, resistências culturais e os marcos históricos que impactaram o país ao longo dos séculos. A partir desses estudos, os alunos poderão reconhecer a complexidade desse período histórico e conectar conhecimentos prévios a novas informações, ampliando seu repertório cultural.

  • Conceito de resistência e resistência negra.
  • Principais movimentos de resistência negra no Brasil.
  • Figuras históricas de destaque na luta contra a escravidão.
  • Impactos históricos da resistência negra na sociedade atual.

Metodologia

A metodologia utilizada visa estimular a colaboração e a aprendizagem ativa entre os alunos. A abordagem prática e investigativa faz uso de diferentes recursos de pesquisa, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo. Os alunos trabalharão em grupos, desenvolvendo habilidades essenciais como a capacidade de pesquisa, análise crítica, criatividade e apresentações. Essa interação em sala de aula promoverá uma troca rica de ideias, propiciando um crescimento intelectual e social.

  • Divisão dos alunos em grupos.
  • Pesquisa orientada sobre eventos históricos.
  • Criação de linha do tempo interativa.
  • Apresentação e discussão em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi organizado para otimizar o tempo disponível e permitir que os alunos concluam cada etapa da atividade de forma eficaz. Cada aula está planejada para garantir tanto a parte prática quanto a teórica, oferecendo tempo suficiente para a pesquisa, construção da linha do tempo e apresentação dos resultados. O equilíbrio entre essas atividades garantirá que os alunos possam discutir e aprofundar o conhecimento adquirido, envolvendo-se plenamente no projeto.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos. Início da pesquisa sobre figuras e eventos históricos.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e construção da linha do tempo. Apresentação dos trabalhos e discussões em sala.

Avaliação

A avaliação será composta por uma combinação de observação contínua, autoavaliação e feedback dos colegas. Os critérios incluem a qualidade da pesquisa, a originalidade e a criatividade na apresentação da linha do tempo, a colaboração em grupo e a capacidade de argumentação durante as discussões. Exemplos de atividades avaliativas incluem a análise crítica das apresentações feitas por outros grupos e um breve relato reflexivo sobre o que cada aluno aprendeu com a atividade, considerando diferentes perspectivas históricas e sociais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são selecionados para proporcionar uma experiência de aprendizagem rica e variada. A utilização de tecnologias digitais permitirá uma abordagem moderna e envolvente para a pesquisa e apresentação. Materiais didáticos e recursos online complementarão o aprendizado, enquanto os espaços da sala de aula serão organizados para favorecer o trabalho em grupo e a interação constante entre alunos e professor.

  • Computadores e acesso à internet para pesquisa.
  • Cartolinas ou papel kraft para construção da linha do tempo.
  • Projetor multimídia para apresentações.
  • Livros e recursos bibliográficos sobre história afro-brasileira.

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