Nesta atividade, os alunos do 8º ano participarão de um jogo de papéis, onde irão personificar várias figuras históricas do período da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, como nobres, clérigos e figuras políticas. Cada aluno receberá um perfil de personagem com detalhes sobre suas motivações e interesses políticos. O objetivo é debater em grupos as implicações sociais e políticas desse evento histórico, destacando o impacto tanto sobre a sociedade da época quanto sobre as estruturas de poder vigentes. Através dessa dinâmica, os alunos terão a oportunidade de compreender as complexidades e as consequências da transferência da corte para o Brasil. O encerramento se dará com uma discussão para explorar as percepções e o aprendizado adquiridos, atrelando a prática aos conteúdos da BNCC. Isso permitirá a construção de uma compreensão crítica sobre como decisões políticas de um período histórico podem afetar a dinâmica social e econômica de uma nação.
O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é permitir que os alunos compreendam a complexidade das relações sociais e políticas durante a chegada da Família Real ao Brasil. Através da representação de personagens históricos, os alunos terão a oportunidade de explorar os diversos interesses e dinâmicas sociais em jogo, incentivando a análise crítica dos eventos históricos e suas repercussões na estrutura social e política da época.
O conteúdo programático desta atividade enfoca a análise das transformações políticas e sociais decorrentes da chegada da corte portuguesa ao Brasil. ...
A metodologia aplicada nesta atividade utiliza o jogo de papéis como principal ferramenta didática, proporcionando uma experiência de aprendizagem ativa e colaborativa. ...
Esta atividade será distribuída ao longo de 2 horas, divididas em três aulas, com o propósito de garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar, debater e refletir. ...
Os alunos serão avaliados com base na participação e envolvimento durante os debates e representações. Será avaliado o entendimento dos interesses dos personagens e a capacidade de argumentação. Critérios incluem: clareza na exposição de ideias, uso de conteúdo histórico para sustentar argumentos e colaboração em grupo. Exemplos de avaliação incluem a análise de como um personagem defende seus interesses em contraste com outros no debate, e a capacidade de relacionar eventos históricos com a estrutura social atual.
Os recursos utilizados nesta atividade são essenciais para criar uma atmosfera imersiva e facilitar a compreensão dos alunos sobre o contexto histórico. ...
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