A Roda das Rimas Engraçadas

Desenvolvida por: Jéssic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagem]
Temática: [Rimas e Criatividade]

Nesta atividade, denominada 'A Roda das Rimas Engraçadas', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são convidados a participar de uma animada roda de debate onde poderão compartilhar suas rimas preferidas, como cantigas e parlendas. O propósito é criar um ambiente interativo em que as crianças possam expressar suas ideias e afeições pelas rimas, compreendendo o papel destas na comunicação cotidiana. Sob a orientação do professor, os alunos discutirão o significado e a finalidades das rimas, explorando suas ricas contribuições para o desenvolvimento da linguagem. Posteriormente, em grupos colaborativos, as crianças serão incentivadas a criar suas próprias quadrinhas engraçadas, que estimulam a criatividade, a imaginação e a capacidade de trabalhar em equipe, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes, além de alinharem-se à habilidade EF01LP18 da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam incentivar o desenvolvimento da expressão oral, escuta ativa e escrita criativa. A atividade busca contribuir para um melhor entendimento dos alunos sobre os diferentes gêneros do campo da vida cotidiana, como cantigas e parlendas, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os colegas. Além disso, as crianças terão a oportunidade de exercitar a criatividade na construção de novas rimas, fortalecendo a capacidade de articular ideias e se expressarem criativamente.

  • Estimular a expressão oral com uso de rimas.
  • Desenvolver a escuta ativa e dialogar sobre rimas.
  • Criar quadrinhas colaborativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba os diversos tipos de rimas presentes em cantigas, quadrinhas e parlendas, trazendo um enfoque especial na compreensão e utilização desses elementos para a comunicação. A introdução às diversas formas de construção de rimas e sua incorporação em atividades diárias, como debates e escrita criativa, permitirá aos alunos explorar diferentes formas de comunicação e expressão artística.

  • Cantigas e parlendas como forma de rima.
  • Construção de quadrinhas engraçadas.
  • Rimas na comunicação cotidiana.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade baseia-se em debates em grupo, elaboração colaborativa e apresentações interativas. Através da roda de debate, os alunos têm a chance de expor suas ideias, discutir com colegas e aprender a importância do respeito nas dinâmicas em grupo. Posteriormente, em grupos menores, os alunos colaborarão para criar quadrinhas, incentivando a criatividade e o trabalho em equipe.

  • Debate em grupo sobre rimas.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Apresentação de quadrinhas criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para a atividade 'A Roda das Rimas Engraçadas' é dividido em três aulas de 40 minutos cada, perfazendo um total de duas horas. Esta divisão permite que os alunos se aprofundem tanto na discussão teórica sobre rimas quanto na prática criativa de elaboração de quadrinhas, assegurando que cada etapa da atividade seja explorada detalhadamente, garantindo compreensão e engajamento dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de rimas e roda de debate.
  • Aula 2: Trabalho em grupos para criação de quadrinhas.
  • Aula 3: Apresentação das quadrinhas e feedback.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua e processual, observando-se a participação ativa durante as discussões e a criatividade na elaboração das quadrinhas. Critérios como engajamento, capacidade de trabalhar em equipe, originalidade e clareza na apresentação das ideias serão levados em conta. Por exemplo, um aluno que contribua significativamente durante o debate, demonstrando compreensão das rimas e colaborando de maneira eficaz em seu grupo, receberá uma avaliação positiva. Além disso, a capacidade de apresentar o trabalho final de forma clara e concisa também será um aspecto considerado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade incluem materiais básicos de escrita e suporte visual para auxiliar o processo criativo dos alunos. Ao disponibilizar tais materiais, o professor garante um ambiente propício para a criação e troca de ideias, permitindo que os alunos se expressem de diferentes maneiras.

  • Cadernos e lápis coloridos.
  • Cartazes para exposição de quadrinhas.
  • Recursos audiovisuais para ilustração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo