O Jogo das Palavras Malucas

Desenvolvida por: Catian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de Frases e Histórias

O Jogo das Palavras Malucas é uma atividade pedagógica prática destinada a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Os alunos recebem cartões com palavras aleatórias e são desafiados a combiná-las de maneiras criativas para formar frases engraçadas ou histórias curtas. Esta atividade incentiva a reflexão sobre a estrutura da língua e a flexibilidade das palavras em diferentes contextos. Além disso, estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a oralidade, permitindo aos alunos apresentarem suas construções finais de forma lúdica e engajadora.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade O Jogo das Palavras Malucas tem como objetivos principais desenvolver a habilidade de compreender a estrutura da língua, a formação de palavras e sua flexibilidade em diferentes contextos. Ao estimular a criatividade, os alunos são incentivados a criar novas combinações, o que também proporciona um entendimento mais profundo da relação entre diferentes palavras e sua função em frases. Essa atividade promove a escrita autônoma e a oralidade, fundamentais na formação de jovens comunicadores.

  • Estimular a criatividade e a autonomia na criação de frases.
  • Promover a compreensão da estrutura da língua.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP06: Compreender e usar adequadamente a relação entre fonemas e grafemas, assim como as regras de uso das letras maiúsculas, minúsculas e dos sinais de pontuação.
  • EF02LP10: Produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, acordo entre os pares, textos de diferentes gêneros, ajustando as suas práticas de escrita para as características, os objetivos e o público alvo de cada gênero.
  • EF02LP21: Planejar e produzir textos, de forma coletiva, de modo a atender a intenções comunicativas distintas em situações sociais orais e escritas do cotidiano, com relativa autonomia.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do Jogo das Palavras Malucas está fundamentado na exploração da estrutura da língua e no uso criativo da linguagem. Os alunos são encorajados a explorar a relação entre palavras e frases, facilitando a transição de palavras soltas para construções textuais coesas. Com foco na criatividade e colaboração, o conteúdo promove a compreensão dos elementos linguísticos de forma divertida e interativa.

  • Estrutura da língua.
  • Criação de frases.
  • Coesão e criatividade na língua.

Metodologia

A metodologia adotada no Jogo das Palavras Malucas é centrada no aluno e nos princípios do ensino lúdico e colaborativo. Os alunos são divididos em grupos para promover o trabalho em equipe, e cada grupo recebe um conjunto de cartas com palavras. Através do diálogo e da colaboração, os alunos são incentivados a combinar essas palavras para formar frases ou histórias divertidas, que são posteriormente apresentadas à turma. Essa abordagem permite que os alunos se engajem ativamente na atividade, desenvolvendo habilidades comunicativas e criativas de forma natural e prazerosa.

  • Divisão em grupos.
  • Uso de cartas com palavras.
  • Apresentação das construções.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para se ajustar a uma carga horária total de 3 horas, divididas em 4.5 aulas de 40 minutos cada. Cada etapa da atividade é projetada para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar, criar, apresentar e refletir sobre seu trabalho, garantindo assim o máximo de benefícios educacionais em cada fase.

  • Aula 1: Introdução e explanação das regras do jogo.
  • Aula 2: Distribuição das cartas e início da elaboração de frases.
  • Aula 3: Continuação da elaboração de frases e criação de histórias curtas.
  • Aula 4: Finalização das histórias e preparação para a apresentação.
  • Aula 5: Apresentação das histórias para a turma e feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada em critérios qualitativos que consideram a criatividade, a coerência das construções, a participação colaborativa e a expressividade oral. Os professores observarão a capacidade dos alunos de formar frases coesas e criativas, o envolvimento no trabalho em grupo e a clareza e confiança durante a apresentação. Exemplos de avaliação incluem elogiar alunos que oferecem conceitos inovadores nas frases, reconhecer aqueles que colaboram para o sucesso do grupo e avaliar positivamente apresentações que expressem claramente as ideias construídas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para o Jogo das Palavras Malucas são simples, mas eficazes, garantindo que o foco permaneça na atividade e no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos. Cartões com palavras impressas foram selecionados como principal recurso devido à sua flexibilidade e capacidade de promover a criatividade entre os estudantes. Além disso, o uso desses materiais ajuda a manter a atividade organizada e divertida.

  • Cartões de palavras impressas.
  • Quadro e pilot para anotações.
  • Espaço adequado para realização de grupos de trabalho.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo