Festa das Letras Fabulosas

Desenvolvida por: Auzile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Reconhecimento de Letras e Sons Iniciais

Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma dinâmica lúdica e prática, cujo objetivo é promover o reconhecimento e a distinção de palavras que começam com a letra 'F'. Utilizando revistas, jornais e materiais de artesanato, eles irão recortar e colar figuras e letras em cartazes. Após a criação, os cartazes serão expostos no mural da turma, permitindo que cada criança compartilhe suas descobertas e observações. A atividade irá desenvolver a habilidade de distinguir letras do alfabeto de outros sinais gráficos, conforme o código EF01LP04 da BNCC. Além disso, será uma oportunidade de iniciar o reconhecimento do sistema de escrita como representação de sons, aliada à diversão e engajamento em um ambiente coletivo e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são diversos e visam fomentar o reconhecimento e a diferenciação das letras do alfabeto, em especial a letra 'F', no contexto da linguagem escrita e falada pelas crianças. Esta atividade integrada busca, portanto, não apenas ensinar a identificação da letra de forma isolada, mas também no contexto das palavras e imagens, promovendo o pensamento crítico e a curiosidade sobre a escrita, aprimorando habilidades necessárias para o processo de alfabetização.

  • Reconhecer e identificar a letra 'F' em diferentes contextos textuais.
  • Desenvolver a capacidade de distinguir letras de outros sinais gráficos.
  • Estimular a criatividade e a expressão através da construção de cartazes e exposição dos mesmos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade é estruturado para incluir várias dimensões do reconhecimento das letras do alfabeto e suas respectivas sonoridades. Através do uso de materiais visuais, como letras e imagens, a atividade visa proporcionar uma introdução concreta e significativa ao sistema de escrita alfabética. A atividade é projetada para ser interativa e multisensorial, lançando as bases para a alfabetização.

  • Reconhecimento visual e sonoro da letra 'F'.
  • Diferenciação entre letras do alfabeto e outros símbolos gráficos.
  • Criação e apresentação de cartazes temáticos.

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se em uma abordagem prática e interativa, permitindo que os alunos explorem a relação entre letras e sons de maneira divertida e envolvente. O uso de materiais tangíveis, como revistas e jornais para recortar, colar e montar, promove o aprendizado ativo. Estimular a participação em grupo colabora para o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, enquanto a exposição dos trabalhos incentiva a apreciação e respeito pelo trabalho dos colegas.

  • Trabalho em grupo na criação de cartazes.
  • Utilização de materiais diversos para recorte e colagem.
  • Exposição dos trabalhos no mural da turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma pensado para esta atividade distribui o tempo de maneira a garantir que todos os alunos possam participar de forma ativa e significativa em cada etapa do processo. Ao longo das duas aulas de 60 minutos, haverá tempo dedicado à introdução, execução e apresentação, permitindo uma aprendizagem tranquila e eficaz.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da coleta de materiais para os cartazes.
  • Aula 2: Finalização da confecção dos cartazes e preparação da exposição.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, baseada em observações feitas durante o processo de desenvolvimento dos cartazes e pela participação ativa nas discussões e apresentações. Será considerado o envolvimento no trabalho em grupo, a criatividade e a correta identificação e utilização da letra 'F'. Exemplos de critérios incluem: capacidade de explicar suas escolhas de imagens e palavras que remetem à letra 'F', a clareza e organização do cartaz, e a interação com os colegas durante a atividade. Feedback construtivo será dado com base na observação de habilidades motoras finas, engajamento e colaboração.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade visam estimular a criatividade e proporcionar aos alunos uma experiência prática e sensorial rica. Com a variedade de materiais à sua disposição, os alunos podem explorar diferentes formas, texturas e cores, promovendo seu interesse e engajamento no processo de aprendizagem.

  • Revistas e jornais para recorte.
  • Materiais de artesanato como tesouras, cola, papéis coloridos.
  • Mural para exposição dos cartazes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo