Café com Debate: Independência em Flashback

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Independência do Brasil

A atividade Café com Debate: Independência em Flashback é projetada para alunos do 2º ano do Ensino Médio, proporcionando uma rica exploração dos eventos e influências que levaram à Independência do Brasil. Os estudantes participarão de uma roda de debate onde, através do exame de mapas históricos, documentos e expressões artísticas da época, irão desenvolver argumentos e hipóteses sobre os fatores influentes no processo de independência. Esta atividade instiga o pensamento crítico, a expressão oral e o desenvolvimento de uma compreensão abrangente acerca das perspectivas políticas e culturais desse momento histórico crucial. Os alunos serão incentivados a formular suas próprias opiniões baseadas nas variadas fontes de informação, promovendo um entendimento mais aprofundado e amplo das dinâmicas sociais, políticas e culturais envolvidas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam promover uma análise crítica e argumentativa dos diversos fatores que contribuíram para a Independência do Brasil, utilizando uma variedade de fontes históricas e culturais. Além de estimular a capacidade dos alunos de formular hipóteses e justificar suas ideias com base em evidências, a atividade também busca fomentar habilidades de comunicação eficaz em um ambiente colaborativo.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação histórica.
  • Estabelecer conexões entre diferentes fontes históricas e culturais.
  • Ampliar a compreensão sobre as causas e efeitos do processo de independência.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na análise de documentos históricos, mapas e diversas expressões artísticas do período da independência do Brasil. Ele é estruturado de modo a permitir que os alunos compreendam as várias narrativas e influências envolvidas no processo, incluindo as questões políticas, culturais e sociais que moldaram esse marco em nossa história.

  • Análise de mapas históricos do período da independência.
  • Exame de documentos e tratados relevantes da época.
  • Discussão sobre as expressões artísticas do período.
  • Exploração das influências culturais e políticas no processo de independência.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'Café com Debate: Independência em Flashback' inclui uma roda de debate dinâmica, que permitirá que os alunos desenvolvam e compartilhem suas hipóteses e argumentos. Através do uso de múltiplas fontes de informação, os estudantes serão incentivados a explorar e discutir diferentes perspectivas sobre a independência do Brasil. Essa abordagem colaborativa e investigativa visa estimular o pensamento crítico e engajar os alunos ativamente no processo de aprendizagem.

  • Realização de rodas de debate em sala.
  • Utilização de fontes históricas variados.
  • Discussão em grupo e análise crítica de evidências.
  • Desenvolvimento de hipóteses baseadas em dados históricos e culturais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula será dedicada à introdução da atividade, onde serão apresentados os materiais e discutidas as regras do debate. Em seguida, ocorrerá a análise preliminar das fontes históricas e artísticas. A segunda aula consistirá na realização do debate, seguido pela reflexão final e conclusão das hipóteses e argumentos desenvolvidos pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e análise preliminar das fontes.
  • Aula 2: Realização do debate e reflexão final dos alunos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios como participação ativa durante os debates, a capacidade de justificar seus argumentos com base nas evidências analisadas, e o desenvolvimento de hipóteses coerentes quanto à independência do Brasil. Serão levados em consideração a originalidade das ideias apresentadas e a clareza na comunicação. Como exemplo, podem ser atribuídos pontos pela argumentação bem fundamentada de um aluno ao defender a influência do contexto internacional no processo de independência, com referências claras às fontes consultadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais didáticos e tecnologia apropriada para o acesso às diferentes fontes históricas. Materiais impressos e visuais servirão como base para a investigação dos alunos, enquanto o uso de tecnologias existentes apoiará a exibição e análise de documentos e expressões artísticas. Esses recursos são essenciais para proporcionar um aprendizado abrangente e dinâmico.

  • Mapas históricos e documentos impressos.
  • Artigos e fontes online.
  • Materiais audiovisuais.
  • Tecnologias de suporte para a apresentação de conteúdos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo