Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Alba L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Sinônimos e Diversidade Linguística

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é uma experiência dinâmica e interativa projetada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar o rico vocabulário da língua portuguesa através da identificação e uso de sinônimos. Esta atividade ocorre dentro da sala de aula, onde os alunos são divididos em pequenos grupos, transformando o ambiente em um cenário excitante de caça ao tesouro. Cartões coloridos contendo palavras e seus sinônimos são distribuídos pelos cantos da sala. Cada grupo precisa localizar os cartões e estabelecer pares corretos. Após a coleta, os grupos comporão frases que incorporam os sinônimos encontrados, refletindo sobre como o significado muda em contextos variados. Esse formato gamificado da atividade visa não apenas enriquecer o vocabulário das crianças mas também promover a colaboração e o engajamento por meio do trabalho em equipe e do aprendizado lúdico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o enriquecimento do vocabulário dos estudantes, a melhoria do reconhecimento e compreensão de sinônimos e o desenvolvimento de habilidades sociais e colaborativas. A atividade foi concebida para estimular o interesse linguístico através de uma abordagem prática e, simultaneamente, fomentar a habilidade de distinguir significados contextuais. Além disso, as crianças são incentivadas a aplicar sinônimos em diferentes contextos de frases, permitindo uma compreensão mais profunda da língua.

  • Enriquecer o vocabulário dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de identificar e utilizar sinônimos.
  • Melhorar a capacidade de trabalho em equipe e cooperação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
  • EF02LP10: Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se nos conceitos de sinônimos e a aplicação das palavras em diferenciados contextos semânticos. A introdução e o refinamento destes conceitos visam expandir o repertório linguístico dos alunos, ao mesmo tempo em que introduzem noções básicas de semântica e relevância de escolha lexical. Os alunos são incentivados a compreender não apenas o significado direto das palavras, mas também suas nuances contextuais e como estas podem afetar a comunicação.

  • Reconhecimento de sinônimos.
  • Construção de diferentes sentidos em contextos variados.
  • Exploração de nuances de significado.

Metodologia

A metodologia empregada baseia-se no aprendizado ativo e colaborativo, promovendo interação e cooperação entre os alunos. A abordagem gamificada, incorporando elementos de jogos de caça ao tesouro, é projetada para aumentar o engajamento dos alunos. Por meio da busca e classificação de sinônimos, os estudantes participam ativamente do processo educacional, o que favorece não só o aprendizado linguístico, mas também o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

  • Aprendizado ativo e colaborativo.
  • Gamificação da aula com caça ao tesouro.
  • Trabalho em grupo para resolução de tarefas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades está projetado para ser concluído em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 100 minutos. Esta distribuição permite uma introdução clara da atividade, a execução prática em grupos e o fechamento com apresentações e discussões. A divisão em duas aulas garante que os alunos tenham tempo suficiente para a exploração e reflexão sobre o uso adequado de sinônimos em frases contextuais.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Composição de frases pelos grupos e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focada no processo de participação e no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos. Serão observados o envolvimento de cada estudante na atividade de busca, o entendimento demonstrado ao formar pares de sinônimos, e a criatividade e precisão na criação das frases finais. Exemplo: além de encontrar o par correto de sinônimos, o estudante pode ser solicitado a explicar como poderia utilizá-los em diferentes contextos e como isso modificaria o sentido da mensagem. Os alunos também serão avaliados pela capacidade de trabalho em equipe e a colaboração demonstrada nas apresentações finais, incentivando uma reflexão sobre a variedade e riqueza da língua portuguesa.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, são necessários recursos simples e efetivos que possibilitem a realização da dinâmica planejada. Estes incluem cartões coloridos para identificar facilmente as palavras e seus sinônimos, além de materiais complementares para registro das frases criadas por cada grupo, como folhas de papel e canetas.

  • Cartões coloridos com palavras e sinônimos.
  • Materiais para anotações (papel e canetas).
  • Quadro branco para apresentação dos grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo