A atividade 'Heróis do Passado e do Presente' tem como objetivo explorar a contribuição de figuras históricas negras que realizaram atos heroicos na cidade ou região dos alunos. Através de uma pesquisa realizada em livros e na internet, os alunos divididos em grupos irão identificar e escolher uma dessas figuras. Após essa seleção, cada grupo compartilhará com a turma suas descobertas, promovendo uma discussão sobre as ações heróicas da figura escolhida. Para finalizar, os alunos criarão desenhos de super-heróis, utilizando papel e lápis de cor, inspirados nas características heroicas da figura estudada. Além de promover o reconhecimento da diversidade e da importância histórica, a atividade visa desenvolver habilidades de pesquisa, interpretação de textos e criatividade artística.
O objetivo principal deste plano de aula é promover o reconhecimento e valorização das contribuições históricas de figuras negras, muitas vezes negligenciadas nos estudos convencionais. A atividade estimula habilidades de pesquisa e análise crítica, pois os alunos precisam consultar diversas fontes para identificar ações heroicas relevantes, contextualizadas no espaço e tempo, desenvolvendo assim sua capacidade de articulação e apresentação. Com a parte prática do desenho de super-heróis, busca-se também incentivar a criatividade e a expressão artística, aproximando o contexto histórico da realidade dos alunos de uma maneira lúdica e envolvente.
O conteúdo programático foca na história e características de figuras negras que se destacaram por suas ações heroicas na localidade dos alunos. A diversidade deste conteúdo permite aos estudantes a compreensão de diferentes perspectivas históricas e sociais, promovendo a empatia e o respeito às diferenças culturais e étnicas. Através da pesquisa em diferentes fontes, os alunos poderão ampliar sua compreensão histórica e desenvolver habilidades essenciais de leitura e interpretação de textos.
A metodologia utilizada é a pesquisa em grupo seguida de apresentações orais e criação artística, favorecendo a aprendizagem colaborativa e ativa. Ao dividir os alunos em grupos, promove-se o trabalho coletivo e a troca de conhecimentos, fortalecendo habilidades sociais. A apresentação para a turma aprimora as habilidades de comunicação e argumentação dos estudantes, enquanto a criação artística final fornece uma maneira rica e contextualizada de expressar o entendimento sobre as figuras históricas estudadas.
O cronograma é distribuído em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula é dedicada à pesquisa e seleção das figuras históricas: os alunos se dividem em grupos, pesquisam informações sobre figuras históricas em fontes variadas e discutem suas descobertas para escolherem uma figura para se aprofundarem. A segunda aula é reservada para as apresentações, discussão em turma e atividade de criação dos desenhos, proporcionando um espaço para expressão criativa baseada no conhecimento adquirido.
A avaliação será processual, observando-se o envolvimento dos alunos na pesquisa em grupo, a qualidade das informações coletadas e apresentadas, e a capacidade de argumentar durante as apresentações. Além disso, a avaliação qualitativa do desenho final permitirá observar a criatividade e a capacidade dos alunos de relacionar informações históricas contextuais com sua expressão artística. Exemplos de critérios de avaliação incluem: originalidade e precisão das informações, habilidade de comunicação durante a apresentação, e inovação e detalhe nos desenhos de super-heróis.
Para a realização desta atividade, recursos como livros de história locais, acesso controlado à internet e materiais de arte serão necessários. Os livros e a internet fornecerão as informações essenciais para a pesquisa, enquanto os materiais artísticos como lápis de cor e papel permitirão a expressão criativa por meio dos desenhos de super-heróis.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula