Rima na Brincadeira

Desenvolvida por: Lucy G… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Rimas e Sonoridades

A atividade 'Rima na Brincadeira' tem como objetivo introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao conceito de rimas por meio de músicas e poemas infantis. Em casa, os alunos assistirão a vídeos curtidos que evidenciam rimas, permitindo-lhes uma imersão no ritmo e melodia da língua. Na sala de aula, adotando a metodologia da sala de aula invertida, cada estudante compartilhará suas rimas preferidas com seus colegas, potenciando o reconhecimento de padrões rítmicos e sonoros. Em seguida, a turma explorará coletivamente as sonoridades das palavras que rimam, discutindo as sensações proporcionadas. O culminar da atividade consistirá na criação de uma rima particular para compor um pequeno poema que será exposto em um mural. Este mural será um espaço de interação compartilhada, onde os alunos visualizarão a relação entre as rimas e as sensações expressas. O exercício promoverá não apenas o desenvolvimento linguístico e cognitivo, mas também a expressão criativa e a capacidade dos alunos de relacionar palavras e sensações de forma lúdica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda das rimas e sua função na língua. Além de identificarem sons e padrões que se repetem, eles desenvolverão uma sensibilidade auditiva e criativa. A atividade levará os alunos a reconhecerem rimas e associações sonoras de forma intencional, melhorando sua capacidade de escuta e participação ativa em discussões, bem como estimulando a confiança e a habilidade de expressar sua criatividade através da escrita e da fala.

  • Identificar rimas em músicas e poemas infantis.
  • Criar rimas simples em pequenos poemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP17: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a exploração das rimas como elemento central da linguagem poética, destacando sua presença em músicas e poemas infantis. Os alunos serão encorajados a identificar sons semelhantes e a observar como palavras diferentes podem gerar significados novos quando colocadas juntas. Ao ampliar suas competências de percepção auditiva e semântica, o conteúdo está voltado para enriquecer a capacidade de comunicação dos alunos de maneira criativa e lúdica.

  • Exploração de rimas e sonoridades em músicas infantis.
  • Criação de pequenos poemas com rimas.

Metodologia

A metodologia adota uma abordagem prática que envolve a experiência pessoal e o compartilhamento colaborativo no contexto da sala de aula invertida. Os alunos irão assistir a vídeos em casa, ampliando o contato com o tema de forma autônoma. Na sala de aula, cada estudante apresenta suas rimas preferidas, estimulando a troca de perspectivas e causando discussões em grupo sobre a música e a poesia. A criação de poemas será feita em um ambiente inclusivo e seguro, onde o erro é visto como parte do aprendizado, incentivando a criatividade individual.

  • Utilização de sala de aula invertida para visualização de vídeos.
  • Discussão coletiva e compartilhamento de rimas preferidas.
  • Criação individual de pequenos poemas com rimas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em três aulas de 60 minutos, permitindo uma progressão gradual junto aos alunos desde a introdução ao tema até a expressão final. Cada aula oferece uma oportunidade de interação e troca de conhecimentos, consolidando o aprendizado anterior e introduzindo novas habilidades. Essa divisão visa também proporcionar um desenvolvimento consistente, com momentos de reflexão e prática ao longo do processo de ensino.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de rima e visualização de vídeos.
  • Aula 2: Apresentação das rimas preferidas e discussão em grupo.
  • Aula 3: Criação dos poemas pelos alunos e produção do mural.

Avaliação

A avaliação será contínua, observando a participação ativa dos alunos em cada fase da atividade e sua capacidade de identificar e criar rimas. Através de observações durante as discussões de grupo e as apresentações, o professor poderá aferir o engajamento e a compreensão conceitual de cada aluno. A criatividade e a originalidade na produção do poema serão avaliadas qualitativamente, considerando a exploração de rimas e a relação com as sensações. Exemplos de critérios de avaliação incluem a clareza na apresentação das rimas preferidas, a capacidade de identificar palavras que rimam, e a criação de poemas que expressem sentido completo dentro das atividades propostas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais audiovisuais que estimulam os alunos sobre rimas e linguagens poéticas, além de papel e caneta para a criação dos poemas. Um ambiente visualmente rico, que favorece a criação, também é essencial, tal como o mural para a exposição dos trabalhos dos alunos, permitindo que eles compartilhem e vejam suas produções expostas na escola.

  • Vídeos de músicas e poemas infantis com rimas.
  • Papel colorido ou cartolinas e materiais de escrita.
  • Mural para exposição dos poemas criados.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo