Jogo de Rimas

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Rimas e Estruturas Poéticas

A atividade 'Jogo de Rimas' tem o propósito de introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao mundo das rimas e da poesia. O professor iniciará a aula apresentando diversos poemas curtos e simples, impressos e acessíveis para a faixa etária. Após a leitura, será conduzido um jogo de rimas, no qual os alunos, de forma colaborativa, trabalharão para identificar e recortar palavras que rimam dos poemas apresentados. A atividade visa promover a comunicação e o trabalho em equipe enquanto os estudantes praticam a criatividade e a compreensão de rimas e estruturas poéticas de maneira lúdica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são centrados no desenvolvimento da compreensão de rimas e estruturas poéticas de forma interativa. Os alunos serão incentivados a identificar palavras que rimam, aprimorando suas habilidades de leitura e percepção fonológica. Além disso, a colaboração durante o jogo irá fortalecer suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

  • Desenvolver a habilidade de identificar palavras que rimam.
  • Estimular a compreensão de estruturas poéticas simples.
  • Promover a capacidade de trabalhar colaborativamente em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP21: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF01LP25: Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui a exploração de rimas, leitura e análise de poemas curtos e o desenvolvimento de estratégias de colaboração em grupo. Os alunos serão expostos a diferentes rimas e suas características para ampliar sua compreensão sobre o tema e fomentar a reflexão sobre a linguagem poética.

  • Exploração de rimas em poemas curtos.
  • Leitura e análise de poemas.
  • Desenvolvimento de estratégias colaborativas em grupo.

Metodologia

A metodologia aplicada é centrada na abordagem ativa e participativa dos alunos. Através da leitura em grupo e do jogo de rimas, os estudantes vão interagir diretamente com o material poético, o que lhes permitirá desenvolver uma compreensão mais profunda das rimas. Além disso, o uso da atividade em grupo incentivará a comunicação e a cooperação entre os alunos.

  • Leitura em grupo.
  • Atividade prática de identificação de rimas.
  • Trabalho colaborativo entre alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para ser desenvolvido em duas aulas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, os alunos serão introduzidos aos poemas e ao conceito de rimas. Na segunda aula, será realizado o jogo de rimas, onde colocarão em prática os conhecimentos adquiridos, focando em uma participação interativa e colaborativa.

  • Aula 1: Introdução aos poemas e conceito de rimas.
  • Aula 2: Realização do jogo de rimas em equipe.

Avaliação

A avaliação dos alunos será processual e contínua, observando o envolvimento e a colaboração durante as atividades. Os alunos serão avaliados pela compreensão e identificação correta das rimas nos poemas, além da capacidade de trabalhar em grupo para formar listas de palavras rimadas. Exemplo de critério avaliativo: Identificação correta de rimas, participação ativa na leitura em grupo e colaboração eficaz durante o jogo de rimas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados principalmente recursos impressos e materiais de recorte. Estes materiais são essenciais para facilitar a interação manual com o conteúdo e garantir que todos os alunos possam participar ativamente das atividades propostas. Além disso, o ambiente de sala de aula deve ser organizado de forma a facilitar o trabalho em equipe.

  • Poemas curtos impressos.
  • Tesouras e cola para recorte e colagem.
  • Folhas de papel para montagem das listas de rimas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo