A atividade 'Jogo de Rimas' tem o propósito de introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao mundo das rimas e da poesia. O professor iniciará a aula apresentando diversos poemas curtos e simples, impressos e acessíveis para a faixa etária. Após a leitura, será conduzido um jogo de rimas, no qual os alunos, de forma colaborativa, trabalharão para identificar e recortar palavras que rimam dos poemas apresentados. A atividade visa promover a comunicação e o trabalho em equipe enquanto os estudantes praticam a criatividade e a compreensão de rimas e estruturas poéticas de maneira lúdica.
Os objetivos de aprendizagem são centrados no desenvolvimento da compreensão de rimas e estruturas poéticas de forma interativa. Os alunos serão incentivados a identificar palavras que rimam, aprimorando suas habilidades de leitura e percepção fonológica. Além disso, a colaboração durante o jogo irá fortalecer suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
O conteúdo programático da atividade inclui a exploração de rimas, leitura e análise de poemas curtos e o desenvolvimento de estratégias de colaboração em grupo. Os alunos serão expostos a diferentes rimas e suas características para ampliar sua compreensão sobre o tema e fomentar a reflexão sobre a linguagem poética.
A metodologia aplicada é centrada na abordagem ativa e participativa dos alunos. Através da leitura em grupo e do jogo de rimas, os estudantes vão interagir diretamente com o material poético, o que lhes permitirá desenvolver uma compreensão mais profunda das rimas. Além disso, o uso da atividade em grupo incentivará a comunicação e a cooperação entre os alunos.
O cronograma da atividade está estruturado para ser desenvolvido em duas aulas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, os alunos serão introduzidos aos poemas e ao conceito de rimas. Na segunda aula, será realizado o jogo de rimas, onde colocarão em prática os conhecimentos adquiridos, focando em uma participação interativa e colaborativa.
A avaliação dos alunos será processual e contínua, observando o envolvimento e a colaboração durante as atividades. Os alunos serão avaliados pela compreensão e identificação correta das rimas nos poemas, além da capacidade de trabalhar em grupo para formar listas de palavras rimadas. Exemplo de critério avaliativo: Identificação correta de rimas, participação ativa na leitura em grupo e colaboração eficaz durante o jogo de rimas.
Para a realização da atividade, serão utilizados principalmente recursos impressos e materiais de recorte. Estes materiais são essenciais para facilitar a interação manual com o conteúdo e garantir que todos os alunos possam participar ativamente das atividades propostas. Além disso, o ambiente de sala de aula deve ser organizado de forma a facilitar o trabalho em equipe.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula