Caminhada das Sílabas

Desenvolvida por: Rayann… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem Oral e Escrita
Temática: Separação Silábica e Interpretação de Contos

A atividade Caminhada das Sílabas propõe uma abordagem interativa e colaborativa para o entendimento da separação silábica e a interpretação oral de textos literários. Após a leitura do conto 'Dorme, menino, dorme', realizada pelo professor, os alunos se reúnem em uma roda de conversa para discutir suas interpretações e sentimentos relacionados à história. Essa interação inicial visa promover a expressão oral e a capacidade de recontar a narrativa. Em seguida, o professor seleciona algumas palavras do texto e os alunos, em pequenos grupos, trabalham para segmentá-las em sílabas. Essa prática não só reforça a habilidade de reconhecer e distinguir sílabas, mas também enfatiza a importância dos espaços em branco na estruturação escrita.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são promover a conscientização fonológica através da segmentação em sílabas, assim como aprimorar as habilidades de interpretação e recontagem oral de textos literários. Além disso, busca-se familiarizar os alunos com a definição e utilização de espaços em branco na escrita, tornando-os mais seguros e eficientes na escrita de suas próprias palavras e frases.

  • Promover o entendimento da segmentação silábica.
  • Habilitar os alunos a recontar narrativas literárias.
  • Reconhecer a importância dos espaços em branco na escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP12: Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está focado em reforçar habilidades iniciais de segmentação de palavras e compreensão de textos. Estas habilidades são cruciais no desenvolvimento da linguagem escrita e na fluência de leitura. No 1º ano do Ensino Fundamental, é importante que os alunos adquiram essas fundações, que suportarão aprendizagens mais complexas em fases posteriores.

  • Segmentação silábica de palavras.
  • Interpretação e recontagem de histórias.
  • Identificação de espaços em branco na escrita.

Metodologia

A metodologia adotada para a Caminhada das Sílabas mistura a leitura participativa com atividades práticas que envolvem trabalho colaborativo em pequenos grupos. Os alunos têm a oportunidade de verbalizar suas ideias e colaboram para decompor palavras, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e engajante.

  • Leitura participativa em roda de conversa.
  • Análise colaborativa de palavras em grupos.
  • Atividades de segmentação prática.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para permitir a exploração aprofundada dos temas propostos em duas sessões de 60 minutos. A primeira aula foca na leitura e interpretação, enquanto a segunda é dedicada ao exercício prático de segmentação silábica.

  • Aula 1: Leitura do conto e roda de debate.
  • Aula 2: Trabalho em grupos com segmentação de palavras.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de forma qualitativa através da observação contínua durante as atividades. O professor observará a participação ativa na roda de conversa, atentando para a capacidade de cada aluno de recontar a história com coerência. Durante a atividade de segmentação, será avaliado o entendimento dos alunos sobre a estrutura silábica das palavras e a correta separação das mesmas. Exemplos de avaliação incluem a observação da habilidade de correto espaçamento entre palavras ao reescrever trechos simples e a capacidade de trabalhar colaborativamente em grupos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta aula são diversificados para proporcionar suporte durante as atividades práticas e de leitura. Eles incluem materiais de escrita e recursos visuais que servem de apoio para facilitar a compreensão e o engajamento dos alunos.

  • Livro 'Dorme, menino, dorme'.
  • Cartolinas e marcadores.
  • Fichas com palavras do texto.
  • Quadro branco e pincéis.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo