A atividade Caminhada das Sílabas propõe uma abordagem interativa e colaborativa para o entendimento da separação silábica e a interpretação oral de textos literários. Após a leitura do conto 'Dorme, menino, dorme', realizada pelo professor, os alunos se reúnem em uma roda de conversa para discutir suas interpretações e sentimentos relacionados à história. Essa interação inicial visa promover a expressão oral e a capacidade de recontar a narrativa. Em seguida, o professor seleciona algumas palavras do texto e os alunos, em pequenos grupos, trabalham para segmentá-las em sílabas. Essa prática não só reforça a habilidade de reconhecer e distinguir sílabas, mas também enfatiza a importância dos espaços em branco na estruturação escrita.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são promover a conscientização fonológica através da segmentação em sílabas, assim como aprimorar as habilidades de interpretação e recontagem oral de textos literários. Além disso, busca-se familiarizar os alunos com a definição e utilização de espaços em branco na escrita, tornando-os mais seguros e eficientes na escrita de suas próprias palavras e frases.
O conteúdo programático está focado em reforçar habilidades iniciais de segmentação de palavras e compreensão de textos. Estas habilidades são cruciais no desenvolvimento da linguagem escrita e na fluência de leitura. No 1º ano do Ensino Fundamental, é importante que os alunos adquiram essas fundações, que suportarão aprendizagens mais complexas em fases posteriores.
A metodologia adotada para a Caminhada das Sílabas mistura a leitura participativa com atividades práticas que envolvem trabalho colaborativo em pequenos grupos. Os alunos têm a oportunidade de verbalizar suas ideias e colaboram para decompor palavras, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e engajante.
O cronograma da atividade foi estruturado para permitir a exploração aprofundada dos temas propostos em duas sessões de 60 minutos. A primeira aula foca na leitura e interpretação, enquanto a segunda é dedicada ao exercício prático de segmentação silábica.
A avaliação dos alunos será feita de forma qualitativa através da observação contínua durante as atividades. O professor observará a participação ativa na roda de conversa, atentando para a capacidade de cada aluno de recontar a história com coerência. Durante a atividade de segmentação, será avaliado o entendimento dos alunos sobre a estrutura silábica das palavras e a correta separação das mesmas. Exemplos de avaliação incluem a observação da habilidade de correto espaçamento entre palavras ao reescrever trechos simples e a capacidade de trabalhar colaborativamente em grupos.
Os recursos utilizados nesta aula são diversificados para proporcionar suporte durante as atividades práticas e de leitura. Eles incluem materiais de escrita e recursos visuais que servem de apoio para facilitar a compreensão e o engajamento dos alunos.
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