A atividade consiste em incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a usarem a imaginação e criatividade para contar uma história de resgate de uma princesa. Após cada narrativa, haverá uma discussão em grupo sobre os elementos das histórias contadas, o que permite o desenvolvimento da escuta ativa e da habilidade de interpretação. Ao estimular a contação de histórias, busca-se despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário e favorecer a expressão oral dos alunos. Os alunos se sentirão motivados e engajados em função da natureza lúdica da atividade, promovendo aprendizagens significativas ligadas à linguagem e comunicação.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem o incentivo à imaginação e criatividade na construção de narrativas, promovendo a habilidade de comunicação oral. Espera-se que os alunos desenvolvam confiança ao se expressar em público e aprimorem a capacidade de ouvir atentamente e interpretar histórias alheias. Além disso, eles aprenderão a estruturar narrativas com começo, meio e fim de maneira lógica e coerente, fortalecendo suas práticas de alfabetização e letramento.
O conteúdo abrange a compreensão e criação de narrativas a partir do gênero literário dos contos de fadas. Ao envolver-se na contação de histórias, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o papel de narrador, explorando diferentes perspectivas e elementos narrativos, como personagens, cenários e eventos. Essa interação fortalece a habilidade de linguagem oral, fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças em idade escolar inicial.
A metodologia adotada para a atividade será centrada na abordagem lúdica e interativa. Serão promovidas atividades orais de grupo onde cada aluno contará sua história de resgate, seguido de discussões coletivas sobre cada narrativa. Esse processo colaborativo promove o engajamento dos alunos, enquanto os momentos de escuta e fala são estimulados, oferecendo uma rica plataforma de desenvolvimento das habilidades linguísticas.
O cronograma está definido para um total de 180 minutos, que serão distribuídos ao longo de 3.6 aulas de aproximadamente 50 minutos cada. Este planejamento permite uma divisão equilibrada entre teoria e prática. A primeira aula será destinada à introdução e explicação da atividade; as duas aulas subsequentes focarão na contação de histórias pelos alunos, com feedback imediato; a última meia aula será para discussão e reflexão sobre as histórias apresentadas.
A avaliação será formativa e focará no envolvimento dos alunos e no progresso individual em habilidades de expressão oral e criatividade. A observação será uma das principais ferramentas de avaliação, acompanhando como cada aluno conta sua história e interage durante a atividade. Critérios como clareza na expressão, coesão na apresentação da narrativa e capacidade de escuta serão considerados. Exemplos de indicadores incluem a habilidade do aluno em estruturar a narrativa com cozinhos e claros e a participação ativa nas discussões pós-narrativas. As conversas individuais pós-atividade também podem ser usadas para fornecer feedback construtivo e personalizado.
Os recursos necessários para a atividade envolvem elementos que facilitam a criatividade e expressão oral dos alunos. Desde materiais visuais que possam inspirar os contos, até um espaço físico que permita a disposição em círculo para facilitar a troca oral. O ambiente será ajustado para maximizar o conforto e participação das crianças, criando um contexto ideal para o desenvolvimento das habilidades propostas.
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