Aventura de Contar Histórias

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Contos de Fadas e o Resgate da Princesa

A atividade consiste em incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a usarem a imaginação e criatividade para contar uma história de resgate de uma princesa. Após cada narrativa, haverá uma discussão em grupo sobre os elementos das histórias contadas, o que permite o desenvolvimento da escuta ativa e da habilidade de interpretação. Ao estimular a contação de histórias, busca-se despertar o interesse pela leitura, ampliar o vocabulário e favorecer a expressão oral dos alunos. Os alunos se sentirão motivados e engajados em função da natureza lúdica da atividade, promovendo aprendizagens significativas ligadas à linguagem e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem o incentivo à imaginação e criatividade na construção de narrativas, promovendo a habilidade de comunicação oral. Espera-se que os alunos desenvolvam confiança ao se expressar em público e aprimorem a capacidade de ouvir atentamente e interpretar histórias alheias. Além disso, eles aprenderão a estruturar narrativas com começo, meio e fim de maneira lógica e coerente, fortalecendo suas práticas de alfabetização e letramento.

  • Estimular a imaginação e criatividade.
  • Promover a habilidade de comunicação oral.
  • Desenvolver a capacidade de escuta ativa e interpretação.
  • Estruturar narrativas com começo, meio e fim.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Reconhecer a importância da leitura de textos de diferentes gêneros para ampliar o repertório textual e linguístico.
  • EF15LP03: Produzir oralmente textos de gêneros variados, adaptando para diferentes contextos de interlocução, utilizando estratégias de produção, como planejamento e revisão.
  • EF15LP06: Participar de práticas de leitura compartilhada de textos literários, com participação ativa em discussões sobre a temática, os personagens e o enredo.

Conteúdo Programático

O conteúdo abrange a compreensão e criação de narrativas a partir do gênero literário dos contos de fadas. Ao envolver-se na contação de histórias, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o papel de narrador, explorando diferentes perspectivas e elementos narrativos, como personagens, cenários e eventos. Essa interação fortalece a habilidade de linguagem oral, fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças em idade escolar inicial.

  • Compreensão de narrativas.
  • Criação de histórias.
  • Elementos dos contos de fadas: personagens, cenários e eventos.

Metodologia

A metodologia adotada para a atividade será centrada na abordagem lúdica e interativa. Serão promovidas atividades orais de grupo onde cada aluno contará sua história de resgate, seguido de discussões coletivas sobre cada narrativa. Esse processo colaborativo promove o engajamento dos alunos, enquanto os momentos de escuta e fala são estimulados, oferecendo uma rica plataforma de desenvolvimento das habilidades linguísticas.

  • Contação oral de histórias individuais.
  • Discussões em grupo sobre as narrativas.
  • Uso de linguagem lúdica e interativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está definido para um total de 180 minutos, que serão distribuídos ao longo de 3.6 aulas de aproximadamente 50 minutos cada. Este planejamento permite uma divisão equilibrada entre teoria e prática. A primeira aula será destinada à introdução e explicação da atividade; as duas aulas subsequentes focarão na contação de histórias pelos alunos, com feedback imediato; a última meia aula será para discussão e reflexão sobre as histórias apresentadas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explicação sobre contos de fadas.
  • Aula 2: Contação de histórias - Sessão 1.
  • Aula 3: Contação de histórias - Sessão 2.
  • Meia Aula 4: Discussão e reflexão sobre as histórias contadas.

Avaliação

A avaliação será formativa e focará no envolvimento dos alunos e no progresso individual em habilidades de expressão oral e criatividade. A observação será uma das principais ferramentas de avaliação, acompanhando como cada aluno conta sua história e interage durante a atividade. Critérios como clareza na expressão, coesão na apresentação da narrativa e capacidade de escuta serão considerados. Exemplos de indicadores incluem a habilidade do aluno em estruturar a narrativa com cozinhos e claros e a participação ativa nas discussões pós-narrativas. As conversas individuais pós-atividade também podem ser usadas para fornecer feedback construtivo e personalizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade envolvem elementos que facilitam a criatividade e expressão oral dos alunos. Desde materiais visuais que possam inspirar os contos, até um espaço físico que permita a disposição em círculo para facilitar a troca oral. O ambiente será ajustado para maximizar o conforto e participação das crianças, criando um contexto ideal para o desenvolvimento das habilidades propostas.

  • Cartazes ilustrativos de contos de fadas.
  • Cadeiras dispostas em círculo.
  • Fichas com sugestões de personagens e cenários.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo