Roda de Debate: Vozes da Resistência

Desenvolvida por: Rosa N… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Discursos de Lideranças Negras na História e Cultura

A atividade 'Roda de Debate: Vozes da Resistência' é voltada para alunos do 2º ano do Ensino Médio e tem como objetivo central estimular a compreensão crítica sobre o impacto histórico e social de discursos proferidos por líderes e artistas negros ao longo da história. Divididos em grupos, os alunos irão analisar textos, vídeos e músicas que representam discursos e visões de mundo de personalidades negras. Após a análise, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, seguido por uma roda de debate que abordará preconceitos, ideologias e conflitos de interesse associados ao tema. Esta experiência busca desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e produzir discursos mais conscientes e informados, promovendo um entendimento mais profundo das contribuições e desafios enfrentados por vozes negras na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade de interpretação e análise crítica de discursos em múltiplas linguagens, compreendendo sua produção e circulação. Além disso, os alunos deverão explorar visões de mundo, preconceitos e ideologias através de uma perspectiva crítica e consciente dos contextos históricos e sociais. Incentiva-se a produção de discursos próprios e fundamentados no entendimento das realidades vivenciadas por personalidades negras históricas.

  • Interpretar discursos em diversas linguagens considerando seus contextos.
  • Analisar criticamente preconceitos e ideologias nos discursos históricos.
  • Elaborar discursos conscientes com base em visões de mundo diversas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a análise de discursos de líderes e artistas negros, abordando a importância histórica e cultural destas falas. Os alunos irão discutir as circunstâncias em que esses discursos foram produzidos e seus impactos nas esferas sociais e políticas. O programa encoraja a observação crítica de narrativas históricas, propiciando o reconhecimento de diversas formas de expressão e resistência.

  • Discursos de líderes e artistas negros.
  • Contextos históricos e sociais dos discursos.
  • Impactos culturais e sociais das vozes negras.

Metodologia

A metodologia adotada se baseia na aprendizagem colaborativa, onde os alunos trabalham em grupos para explorar diferentes fontes de informação, como textos, vídeos e músicas. A análise colaborativa é seguida por apresentações em sala, fomentando o diálogo crítico. As atividades são planejadas para incentivar a reflexão e a troca de ideias, promovendo um ambiente inclusivo e estimulante para o debate.

  • Análise crítica em grupos.
  • Apresentações e debates em sala.
  • Discussão orientada por questões norteadoras.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está distribuída em quatro aulas de 50 minutos. Cada aula possui focos específicos, começando pela introdução ao tema e divisão de grupos, seguindo-se pela análise dos materiais, preparação das apresentações e, finalmente, a apresentação e discussão dos resultados. Esta estrutura permite um aprofundamento progressivo no tema e promove o engajamento continuado dos alunos.

  • Aula 1: Introdução e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Análise dos materiais.
  • Aula 3: Preparação das apresentações.
  • Aula 4: Apresentações e debates.

Avaliação

A avaliação se concentrará na participação ativa dos alunos durante as discussões e nas apresentações dos grupos. A análise qualitativa e crítica dos discursos, bem como a capacidade de comunicação e clareza nas apresentações, são critérios fundamentais. Exemplos de avaliação incluem a coerência argumentativa, a profundidade da análise e a criatividade na apresentação das ideias. Feedbacks individuais e coletivos ajudarão a orientar o desenvolvimento crítico dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais variados que facilitem a análise dos discursos. Recursos como vídeos documentais, textos impressos e instrumentos musicais ou reprodutores de áudio servirão para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos por meio do contato direto com as fontes analisadas.

  • Textos impressos de discursos.
  • Vídeos documentais.
  • Reprodutores de áudio para músicas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo