A atividade 'Roda de Debate: Vozes da Resistência' é voltada para alunos do 2º ano do Ensino Médio e tem como objetivo central estimular a compreensão crítica sobre o impacto histórico e social de discursos proferidos por líderes e artistas negros ao longo da história. Divididos em grupos, os alunos irão analisar textos, vídeos e músicas que representam discursos e visões de mundo de personalidades negras. Após a análise, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, seguido por uma roda de debate que abordará preconceitos, ideologias e conflitos de interesse associados ao tema. Esta experiência busca desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e produzir discursos mais conscientes e informados, promovendo um entendimento mais profundo das contribuições e desafios enfrentados por vozes negras na sociedade.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade de interpretação e análise crítica de discursos em múltiplas linguagens, compreendendo sua produção e circulação. Além disso, os alunos deverão explorar visões de mundo, preconceitos e ideologias através de uma perspectiva crítica e consciente dos contextos históricos e sociais. Incentiva-se a produção de discursos próprios e fundamentados no entendimento das realidades vivenciadas por personalidades negras históricas.
O conteúdo programático da atividade abrange a análise de discursos de líderes e artistas negros, abordando a importância histórica e cultural destas falas. Os alunos irão discutir as circunstâncias em que esses discursos foram produzidos e seus impactos nas esferas sociais e políticas. O programa encoraja a observação crítica de narrativas históricas, propiciando o reconhecimento de diversas formas de expressão e resistência.
A metodologia adotada se baseia na aprendizagem colaborativa, onde os alunos trabalham em grupos para explorar diferentes fontes de informação, como textos, vídeos e músicas. A análise colaborativa é seguida por apresentações em sala, fomentando o diálogo crítico. As atividades são planejadas para incentivar a reflexão e a troca de ideias, promovendo um ambiente inclusivo e estimulante para o debate.
A atividade está distribuída em quatro aulas de 50 minutos. Cada aula possui focos específicos, começando pela introdução ao tema e divisão de grupos, seguindo-se pela análise dos materiais, preparação das apresentações e, finalmente, a apresentação e discussão dos resultados. Esta estrutura permite um aprofundamento progressivo no tema e promove o engajamento continuado dos alunos.
A avaliação se concentrará na participação ativa dos alunos durante as discussões e nas apresentações dos grupos. A análise qualitativa e crítica dos discursos, bem como a capacidade de comunicação e clareza nas apresentações, são critérios fundamentais. Exemplos de avaliação incluem a coerência argumentativa, a profundidade da análise e a criatividade na apresentação das ideias. Feedbacks individuais e coletivos ajudarão a orientar o desenvolvimento crítico dos estudantes.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais variados que facilitem a análise dos discursos. Recursos como vídeos documentais, textos impressos e instrumentos musicais ou reprodutores de áudio servirão para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos por meio do contato direto com as fontes analisadas.
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