Podcast Express

Desenvolvida por: Tamire… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção de Podcasts Noticiosos e de Opinião

A atividade 'Podcast Express' busca desenvolver habilidades de compreensão e produção da linguagem oral e escrita através da criação de podcasts. Alunos do 6º ano são incentivados a explorar exemplos de podcasts, pesquisar sobre temas de interesse e participar de debates em sala, utilizando a metodologia da Roda de Debate. Em grupos, eles criam roteiros e gravam episódios que ressaltam seu domínio sobre o gênero textual, reforçando a consideração do contexto de produção. Essa atividade promove o uso colaborativo de recursos digitais, proporcionando um ambiente de avaliação crítica e construtiva. O principal objetivo é que os alunos desenvolvam competência na interpretação crítica de informações e na comunicação oral de maneira clara e eficaz, utilizando a tecnologia como uma ferramenta pedagógica aliada.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Podcast Express' foram formulados para proporcionar aos alunos um entendimento abrangente do gênero textual dos podcasts e suas aplicações práticas. Através desta experiência, os alunos desenvolverão habilidades como a pesquisa independente, o pensamento crítico e a comunicação colaborativa, essenciais para o século XXI. Envolver-se na discussão e na produção de conteúdo eleva a consciência dos alunos sobre a validade da informação e a importância de apresentar opiniões embasadas, o que é crucial em um ambiente midiático saturado. Deste modo, os estudantes entenderão como estruturar narrativas orais dentro do contexto correto e como interagir de maneira eficaz em equipes.

  • Compreender e aplicar o gênero textual podcast.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e de análise crítica.
  • Fomentar a habilidade de comunicação oral em diferentes contextos.
  • Produzir e avaliar conteúdo colaborativamente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.
  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
  • EF69LP10: Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Podcast Express' inclui a exploração do gênero podcast, abrangendo desde sua definição até a sua produção, garantindo aos alunos um conhecimento sólido sobre o formato e sua relevância na comunicação moderna. Os alunos serão guiados através do processo de seleção de temas, pesquisa e roteirização, seguidos pela prática de gravação e edição. Serão abordadas técnicas de comunicação oral, bem como a análise crítica de informações para instruí-los sobre a confiabilidade das fontes e como oferecer uma visão crítica e informada nos temas selecionados, promovendo habilidades que transcendem o ambiente da sala de aula.

  • Compreensão do gênero podcast.
  • Escolha e pesquisa de temas relevantes.
  • Estruturação de roteiros.
  • Técnicas de comunicação e gravação.
  • Análise crítica da informação.

Metodologia

A metodologia empregada na atividade 'Podcast Express' utiliza principalmente a abordagem ativa e colaborativa, através da Roda de Debate, estimulando os alunos a envolver-se inteiramente no processo de aprendizagem. Este formato incentiva a expressão individual e o pensamento crítico, possibilitando que cada aluno contribua e seja ouvido dentro do grupo, promovendo a diversidade de ideias. Além da divisão em grupos para debates e produção de podcasts, esta metodologia inclui o aprendizado prático por meio de pesquisa assincrônica, incentivo ao trabalho em equipe na elaboração de roteiros, gravação de conteúdo e uso de tecnologias digitais para edição. Isso prepara os alunos para expressar-se eficazmente em um meio contemporâneo, engajando-os em um processo dinâmico que reforça os conceitos estudados.

  • Metodologia ativa e colaborativa.
  • Uso da Roda de Debate.
  • Pesquisa assincrônica sobre temas.
  • Produção e edição de podcast em grupo.
  • Discussão e avaliação colaborativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Podcast Express' está programado para ser concluído em duas aulas, somando um total de 2 horas. A primeira aula se concentra na introdução ao gênero podcast, discussão de exemplos, e organização dos grupos para definição de temas e início da roteirização. Já na segunda aula, os alunos se dedicam à gravação e edição do conteúdo, concluindo-se com uma apresentação dos podcasts finalizados à turma para avaliação e feedback. Esse planejamento garante que os alunos tenham tempo suficiente para explorar cada fase da atividade, desde o planejamento até a execução, permitindo um fluxo coeso de aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao podcast, exemplos, formação de grupos, escolha de temas e início da roteirização.
  • Aula 2: Gravação, edição e apresentação dos podcasts.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Podcast Express' é feita de maneira contínua e prática, considerando tanto o processo quanto o produto final. Serão utilizados critérios como organização e clareza do roteiro, coerência e relevância das informações apresentadas, qualidade da gravação e edição, e participação ativa de cada membro do grupo. O professor deve observar a dinâmica de grupo, incentivando a participação equitativa e o desenvolvimento do pensamento crítico. Exemplos de avaliação incluem o uso de rubricas para pontuar os diferenciais em apresentação oral e escrita, bem como sessões de feedback após as apresentações, onde os colegas poderão oferecer comentários construtivos. Dessa forma, a avaliação torna-se não apenas um método de análise, mas também um momento de reafirmação do aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade 'Podcast Express' englobam tanto materiais físicos quanto digitais, essenciais para garantir uma experiência prática e enriquecedora. Durante o processo, os alunos utilizarão dispositivos eletrônicos, como computadores ou tablets, para acessar materiais de pesquisa e realizar edições. Também são necessários aplicativos de gravação e edição de áudio para criar os podcasts. O suporte contínuo do professor, fornecendo orientações e feedback durante todas as etapas, é fundamental para o sucesso da atividade. Assim, os recursos são empregados de forma a otimizar a aprendizagem e promover o engajamento dos alunos.

  • Exemplos de podcasts previamente selecionados.
  • Dispositivos de gravação (celulares, tablets, computadores).
  • Aplicativos de gravação e edição de áudio.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Espaço para debates e apresentações em sala de aula.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo