Nesta atividade, intitulada Oficina de Cartas ao Doutor, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e praticar a escrita de cartas. O propósito da atividade é desenvolver as habilidades de comunicação escrita, estimulando a criatividade, expressão pessoal e empatia ao escrever para o personagem ficcional Seu Dr.. A atividade também visa despertar o interesse pela escrita e leitura de forma lúdica e envolvente, permitindo que os alunos expressem seus pensamentos e sentimentos através das palavras. O foco é proporcionar um ambiente de aprendizado acolhedor, onde as crianças possam sentir-se confiantes para se expressar, incentivando também a escuta e respeito às opiniões dos colegas por meio da troca de cartas.
O principal objetivo da atividade é aprimorar a capacidade de comunicação dos alunos, estimulando a escrita e a leitura através de situações práticas e significativas. Através da escrita de cartas, os alunos desenvolvem habilidades importantes como organização de ideias, uso de vocabulário apropriado e construção de frases coerentes. A atividade também busca promover a empatia e o respeito, ao considerar a perspectiva de interlocutores e colegas.
O conteúdo programático da Oficina de Cartas ao Doutor inclui práticas de produção textual na forma de cartas, incentivando a exploração de formatos diferentes para escrita. O foco é na construção de textos curtos, respeitando a estrutura básica das cartas, como o cabeçalho, corpo do texto e despedida. Adicionalmente, serão abordadas questões como a escolha adequada de palavras e o uso preciso de pontuação e ortografia.
A metodologia aplicada nesta atividade será baseada na aprendizagem ativa, onde os alunos são conduzidos a produzir suas próprias cartas após uma breve introdução teórica. A atividade envolverá discussões em grupo sobre as cartas e leitura compartilhada entre os pares, promovendo interação e troca de ideias. A pedagogia do afeto será utilizada para criar um ambiente seguro e estimulante para a escrita.
O cronograma está dividido em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula envolve a introdução ao tema e prática inicial de escrita. Na segunda aula, os alunos revisam e compartilham suas cartas, recebendo feedback dos colegas e professores.
A avaliação será contínua e formativa, observando o progresso dos alunos desde a elaboração inicial até a revisão das cartas. Serão considerados critérios como a organização do texto, coerência, uso adequado da língua e criatividade. Os alunos também serão incentivados a praticar a autoavaliação, refletindo sobre suas produções. Exemplos de critérios incluem analisar se o aluno estruturou a carta com uma saudação e despedida adequadas, e se utilizou o vocabulário de forma precisa. A participação ativa na leitura e feedback das cartas dos colegas também será avaliada, incentivando o respeito e a valorização das contribuições dos outros.
Para a realização da atividade, serão utilizados materiais que estimulem a criatividade e facilitem a escrita e revisão dos textos. Os recursos incluem, principalmente, suportes para a escrita e elementos visuais que ajudem na compreensão do formato da carta.
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