A atividade pedagógica proposta, intitulada 'Jogo da Opinião: O Debate das Cartas', é voltada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e tem o objetivo de desenvolver suas habilidades de identificação, avaliação e argumentação a respeito de diferentes pontos de vista. Os alunos serão divididos em grupos e receberão cartas de leitores com opiniões diversas sobre um mesmo tema. Em uma dinâmica baseada na Aprendizagem Baseada em Jogos, cada grupo irá preparar argumentos para defender a opinião constante na carta que receberam. Após a apresentação dos argumentos, ocorrerá um debate entre os grupos, onde poderão expressar concordâncias ou discordâncias e propor contra-argumentos. Essa atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas, tendo o propósito de estimular a leitura crítica, a compreensão de diferentes gêneros textuais e a construção lógica de argumentos.
A atividade visa capacitar os alunos a desenvolver uma leitura crítica e autônoma, bem como aprimorar suas habilidades argumentativas. Espera-se que os alunos consigam identificar teses e argumentos em textos, manifestando sua concordância ou discordância de maneira fundamentada. A prática do debate promove ainda o desenvolvimento de competências relacionadas à expressão oral e à colaboração em grupo.
O conteúdo programático dessa atividade está centrado no desenvolvimento da competência leitora e argumentativa dos alunos. O uso de cartas de leitores servirá como ferramenta para explorar a formação e estruturação de opiniões e argumentos, e a prática do debate promoverá o entendimento das diversas estratégias para persuadir e defender um ponto de vista.
A metodologia utilizada nesta atividade baseia-se na Aprendizagem Baseada em Jogos para tornar o processo de ensino mais envolvente e significativo. A divisão em grupos favorece a interação e o trabalho colaborativo. O debate não só dinamiza a sala de aula, mas também incentiva os alunos a aprofundarem suas análises e a expressarem suas ideias oralmente, promovendo tanto a autonomia quanto a cooperação.
O cronograma da atividade está organizado em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos irão se envolver na leitura e análise das cartas. Na segunda aula, as apresentações dos grupos serão realizadas, seguidas do debate. Este formato permite uma divisão adequada do tempo para preparação e execução da atividade, garantindo que os alunos tenham a oportunidade de exercitar suas habilidades de forma eficaz.
A avaliação dos alunos será realizada com base em três critérios principais: participação, qualidade dos argumentos e capacidade de interagir no debate. A participação será avaliada observando-se o engajamento dos alunos nas atividades em grupo e individuais; a qualidade dos argumentos será medida pela coerência, fundamentação e clareza na defesa do ponto de vista da carta; por fim, a interação no debate será avaliada pela habilidade dos alunos em ouvir, questionar e propor contra-argumentos. Exemplos incluem a avaliação das justificativas apresentadas pelo grupo para sustentar o ponto de vista da carta e como eles reagem aos argumentos contrários apresentados por outros grupos.
A execução desta atividade envolve o uso de recursos didáticos diversos para potencializar o aprendizado dos alunos. As cartas de leitores serão utilizadas como material principal, enquanto flip charts e marcadores poderão auxiliar na organização visual dos argumentos. Recursos audiovisuais também podem ser utilizados para enriquecer as apresentações dos alunos.
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