Jogo da Opinião: O Debate das Cartas

Desenvolvida por: France… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Desenvolvimento de habilidades argumentativas e críticas através do debate

A atividade pedagógica proposta, intitulada 'Jogo da Opinião: O Debate das Cartas', é voltada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e tem o objetivo de desenvolver suas habilidades de identificação, avaliação e argumentação a respeito de diferentes pontos de vista. Os alunos serão divididos em grupos e receberão cartas de leitores com opiniões diversas sobre um mesmo tema. Em uma dinâmica baseada na Aprendizagem Baseada em Jogos, cada grupo irá preparar argumentos para defender a opinião constante na carta que receberam. Após a apresentação dos argumentos, ocorrerá um debate entre os grupos, onde poderão expressar concordâncias ou discordâncias e propor contra-argumentos. Essa atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas, tendo o propósito de estimular a leitura crítica, a compreensão de diferentes gêneros textuais e a construção lógica de argumentos.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa capacitar os alunos a desenvolver uma leitura crítica e autônoma, bem como aprimorar suas habilidades argumentativas. Espera-se que os alunos consigam identificar teses e argumentos em textos, manifestando sua concordância ou discordância de maneira fundamentada. A prática do debate promove ainda o desenvolvimento de competências relacionadas à expressão oral e à colaboração em grupo.

  • Desenvolver a capacidade de identificar e avaliar diferentes opiniões em textos argumentativos.
  • Aprimorar habilidades de leitura crítica e autônoma, destacando argumentos e teses.
  • Estimular a expressão oral e a capacidade de defender pontos de vista através do debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP05: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.
  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF67LP29: Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade está centrado no desenvolvimento da competência leitora e argumentativa dos alunos. O uso de cartas de leitores servirá como ferramenta para explorar a formação e estruturação de opiniões e argumentos, e a prática do debate promoverá o entendimento das diversas estratégias para persuadir e defender um ponto de vista.

  • Identificação de teses e argumentos em cartas de leitores.
  • Estruturação de argumentos para defesa de um ponto de vista.
  • Prática de debate e construção de contra-argumentos.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade baseia-se na Aprendizagem Baseada em Jogos para tornar o processo de ensino mais envolvente e significativo. A divisão em grupos favorece a interação e o trabalho colaborativo. O debate não só dinamiza a sala de aula, mas também incentiva os alunos a aprofundarem suas análises e a expressarem suas ideias oralmente, promovendo tanto a autonomia quanto a cooperação.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Exercício de debate entre alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos irão se envolver na leitura e análise das cartas. Na segunda aula, as apresentações dos grupos serão realizadas, seguidas do debate. Este formato permite uma divisão adequada do tempo para preparação e execução da atividade, garantindo que os alunos tenham a oportunidade de exercitar suas habilidades de forma eficaz.

  • Aula 1: Leitura das cartas e preparação dos argumentos em grupos.
  • Aula 2: Apresentação dos argumentos pelos grupos e debate subsequente.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada com base em três critérios principais: participação, qualidade dos argumentos e capacidade de interagir no debate. A participação será avaliada observando-se o engajamento dos alunos nas atividades em grupo e individuais; a qualidade dos argumentos será medida pela coerência, fundamentação e clareza na defesa do ponto de vista da carta; por fim, a interação no debate será avaliada pela habilidade dos alunos em ouvir, questionar e propor contra-argumentos. Exemplos incluem a avaliação das justificativas apresentadas pelo grupo para sustentar o ponto de vista da carta e como eles reagem aos argumentos contrários apresentados por outros grupos.

Materiais e ferramentas:

A execução desta atividade envolve o uso de recursos didáticos diversos para potencializar o aprendizado dos alunos. As cartas de leitores serão utilizadas como material principal, enquanto flip charts e marcadores poderão auxiliar na organização visual dos argumentos. Recursos audiovisuais também podem ser utilizados para enriquecer as apresentações dos alunos.

  • Cartas de leitores com diferentes opiniões sobre um tema.
  • Flip charts e marcadores para organização de argumentos.
  • Recursos audiovisuais para enriquecimento das apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo