Aventura no Mundo das Cartinhas

Desenvolvida por: Sibell… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Texto

Nesta atividade pedagógica prática, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participarão da produção de cartas entre si, promovendo habilidades de escrita, leitura e interação social. Através de rodas de discussão, compreenderão o propósito e o destinatário de suas cartas. Com o modelo de sala de aula invertida, eles explorarão exemplos para entender a estrutura das cartas. O planejamento do texto será realizado com a ajuda do professor, considerando tema, interlocutores, suporte e linguagem adequada. Os alunos produzirão suas cartas focando em grafia correta, segmentação de palavras e pontuação, construindo sua autonomia na escrita. Este método visa desenvolver competências de comunicação escrita e o gosto pela leitura.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura dos alunos, promovendo uma compreensão clara sobre o propósito comunicativo de textos escritos como as cartas. Esse processo envolve não apenas a escrita correta de palavras e a organização do texto, mas também a capacidade de planejar conforme a intenção de comunicação e o destinatário. Incrementar a autonomia dos alunos em ler e compreender variados gêneros literários é igualmente crucial neste processo.

  • Desenvolver habilidades de escrita autônoma.
  • Compreender a finalidade e o destinatário de uma carta.
  • Utilizar adequadamente a grafia, segmentação de palavras e pontuação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve elementos fundamentais de escrita e leitura. Através da prática da escrita de cartas, os alunos explorarão a estrutura e componentes comuns a este gênero textual. Também terão a oportunidade de ampliar seu vocabulário e familiarizar-se com convenções de grafia e pontuação, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de leitura, interpretação e análise crítica de textos diversificados.

  • Estrutura de uma carta.
  • Grafia e segmentação de palavras.
  • Elementos de pontuação.
  • Análise de textos literários.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade integra práticas de sala de aula invertida, rodas de discussão em grupo e exercícios práticos de produção textual. Através da inversão do modelo tradicional de ensino, os alunos têm a chance de explorar materiais previamente e vir preparados para discutir suas descobertas em sala. Isso facilita um aprendizado mais interativo e colaborativo, com o professor orientando o planejamento e a execução das cartas produzidas.

  • Sala de aula invertida para exploração de exemplos.
  • Rodas de discussão para troca de ideias.
  • Produção e revisão das cartas em dupla.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado para permitir que os alunos explorem todas as facetas do processo de escrita de cartas ao longo de 16 aulas de 30 minutos cada, totalizando 8 horas de atividade. Cada fase do aprendizado é cuidadosamente cronometrada para maximizar o engajamento dos alunos e garantir que todas as competências aprendidas sejam adequadamente aplicadas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação de duplas.
  • Aula 2-3: Roda de discussão sobre o propósito das cartas.
  • Aula 4-5: Exploração de exemplos de cartas.
  • Aula 6: Planejamento do texto com assistência do professor.
  • Aula 7-10: Produção inicial das cartas.
  • Aula 11-12: Revisão das cartas entre pares.
  • Aula 13: Correção final com o professor.
  • Aula 14: Leitura das cartas em roda.
  • Aula 15-16: Reflexão sobre o processo e feedback.

Avaliação

A avaliação será contínua, observando o envolvimento dos alunos em cada etapa da atividade. Os critérios incluem participação nas discussões, desenvolvimento de ideias no planejamento, clareza e coerência na escrita, além do uso correto de grafia e pontuação. Exemplos de avaliação incluem a análise de esboços de cartas pelos pares durante a revisão e a observação do professor sobre a correção e elaboração final, com feedback individual. Será também considerado como os alunos aplicam as sugestões de seus colegas e do professor para melhorar seus textos.

Materiais e ferramentas:

Para apoiar esta atividade, uma variedade de recursos será utilizada, incluindo materiais literários, exemplos de cartas, e ferramentas para escrita e revisão. Essenciais para o sucesso desta atividade são materiais que ajudem a ilustrar os conceitos discutidos em aula, além de plataformas digitais que possam proporcionar exemplos adicionais ou alternativas de suporte para práticas de escrita.

  • Exemplos impressos de cartas.
  • Quadro branco para planejamento.
  • Materiais de escrita (papéis, lápis, borrachas).
  • Recursos digitais para exemplos adicionais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo