A atividade 'Jogo da Notícia Super Criativa' leva os alunos a vivenciarem a criação de uma notícia partindo de um evento fictício, sendo divididos em equipes. Cada equipe receberá cartas que contêm 'fatos' e 'personagens', os quais precisam ser integrados na construção da notícia. Neste projeto, os estudantes desenvolverão habilidades comunicativas e de pesquisa ao realizar entrevistas com colegas que assumirão papéis de personagens e ao investigar informações em fontes providas pelo professor. Como produto final, as equipes deverão redigir uma notícia e apresentá-la no formato de TV, rádio ou jornal, transmitindo suas ideias para a turma. Este formato de atividade proporciona um ambiente de aprendizado lúdico e colaborativo, no qual os alunos entram em contato com o processo de produção jornalística, aprimorando competências de linguagem oral e escrita, além de habilidades de trabalho em equipe.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são essenciais para desenvolver o letramento midiático dos alunos. Por meio da atividade, ela visa a aprimorar a capacidade de planejar e estruturar uma notícia de forma adequada, respeitando características formais de gênero. Os alunos também serão motivados a realizar pesquisa de dados, entrevistar fontes e selecionar informações relevantes. A prática de criar conteúdos para mídias diversas também ajuda a discernir as nuances de cada formato, além de fomentar a criatividade e as habilidades de comunicação oral e escrita.
O conteúdo programático da atividade envolve o estudo e aplicação dos elementos básicos do jornalismo, tais como a estrutura de uma notícia, as técnicas de entrevista e a análise crítica de fontes de informação. Os alunos serão guiados a compreender a importância de cada etapa da construção da notícia, desde a escolha do tema até a seleção dos detalhes que garantem a veracidade e o impacto da matéria escrita. Esse conjunto de conteúdos é trabalhado de forma prática e teórica, promovendo um aprendizado contextualizado.
A metodologia adotada envolve a aprendizagem por projetos, onde os alunos têm a oportunidade de engajar em uma atividade prática, tornando o ensino mais dinâmico e significativo. Divididos em grupos, os alunos vivenciam o processo jornalístico de forma colaborativa, simulando um ambiente real de redação. Essa abordagem favorece o desenvolvimento das competências de comunicação, interação social e resolução de problemas, além de estimular a criatividade ao necessitar a adaptação da notícia para diferentes mídias.
O cronograma é projetado para otimizar o tempo de aprendizado ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula foca na introdução teórica e na preparação dos grupos para realização das entrevistas e pesquisa. A segunda aula é dedicada à escrita da notícia e sua apresentação, o que permite aos alunos aplicarem de forma prática todo o conhecimento adquirido previamente.
A avaliação será baseada em múltiplos critérios para oferecer um panorama completo da aprendizagem dos alunos. Primeiramente, consideraremos a organização e clareza da notícia escrita, observando se todos os elementos essenciais estão presentes. Em seguida, avaliaremos a coerência interna dos fatos e o respeito às características formais do gênero jornalístico. Os alunos também serão avaliados pela criatividade e originalidade na sua apresentação final, seja em formato de TV, rádio ou jornal. Observaremos o trabalho em grupo, o empenho e a colaboração entre os integrantes. Serão utilizadas rubricas para facilitar o acompanhamento dessas competências, garantindo feedback claro aos alunos. Por exemplo, uma notícia bem estruturada e apresentada com clareza terá uma nota alta no quesito 'estrutura textual'. Já a originalidade de abordagem somará pontos na categoria de 'criatividade'.
Os recursos utilizados na atividade são variados e visam a facilitar o acesso dos alunos à informação e à prática jornalística. Material de leitura sobre jornalismo, fichas de personagens e fatos fornecem a base para a criatividade e precisão na produção de conteúdo. Equipamentos de gravação, como celulares ou câmeras, permitem a prática de apresentação em diferentes formatos. Um quadro branco ou projetor visual ajuda no planejamento e organização das ideias, enquanto a possibilidade de utilizar instrumentos de edição de texto e vídeo tornam o trabalho mais profissional.
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