A Aventura da Formiga Viriata

Desenvolvida por: Layane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão e Dramatização de Contos

A atividade 'A Aventura da Formiga Viriata' é projetada para promover o desenvolvimento da leitura compartilhada, a escuta ativa e a compreensão de textos narrativos entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos, cada um responsável por uma parte específica do conto 'A Formiga Viriata'. Os grupos lerão em voz alta e dramatizarão suas passagens, enfatizando a ideia central e a caracterização dos personagens. Após essa atividade de dramatização, os alunos desenharão quadros ilustrativos que representem suas partes do conto. A utilização de materiais recicláveis será incentivada para a construção de pequenas maquetes, permitindo que os alunos sejam criativos enquanto reforçam o conteúdo narrativo trabalhado. A atividade visa, assim, integrar diferentes formas de expressão artística e textual, enriquecendo a experiência de aprendizagem e fomentando o trabalho colaborativo em sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver a capacidade dos alunos de compreender e interpretar textos narrativos, além de promover habilidades de leitura em grupo e escuta ativa, essenciais para a construção de significados compartilhados. A atividade estimula também a expressão verbal e corporal dos estudantes, ao mesmo tempo em que os incentiva a traduzir eventos narrados em visuais, por meio de ilustrações e maquetes.

  • Estimular a leitura compartilhada e a dramatização de textos narrativos.
  • Desenvolver a capacidade de identificar a ideia central e os personagens em contos.
  • Fomentar o uso de expressões criativas através de ilustrações e maquetes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve a leitura e dramatização de contos, incentivando os alunos a lerem de forma interpretrativa e compreensiva. Além disso, busca-se um entendimento mais profundo dos aspectos centrais da narrativa, como a ideia principal e a dinâmica entre personagens, promovendo uma integração entre linguagem e artes visuais.

  • Leitura de contos.
  • Dramatização de passagens narrativas.
  • Identificação da ideia central em histórias.
  • Interpretação de personagens.
  • Criação de ilustrações e maquetes sobre textos lidos.

Metodologia

A metodologia envolve trabalho em grupo, leitura em voz alta, dramatização, e atividades artísticas que envolvem desenho e construção de maquetes. Essa abordagem é importante para integrar processos de leitura e expressão artística, proporcionando um ambiente de aprendizado colaborativo onde as crianças podem explorar e expressar suas interpretações de forma criativa.

  • Divisão de alunos em grupos.
  • Leitura em voz alta e compartilhada.
  • Dramatização das passagens do conto.
  • Desenho de quadros ilustrativos.
  • Construção de maquetes com materiais recicláveis.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos tenham tempo suficiente para desempenhar as leituras, dramatizações, e ao mesmo tempo desenvolver as atividades criativas de ilustração e construção de maquetes, envolvendo diferentes aspectos do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao conto e leitura em grupos, seguida de dramatização.
  • Aula 2: Criação de ilustrações e maquetes, apresentação final dos trabalhos e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa, com base na observação do envolvimento dos alunos durante a leitura, a dramatização e a execução das atividades artísticas. Serão avaliados aspectos como a clareza na leitura, a expressão corporal e vocal na dramatização, a criatividade e pertinência dos desenhos e maquetes em relação ao trecho do conto, além da cooperação e dinamismo dentro dos grupos. Exemplos: Um aluno que se expressa bem durante a dramatização e contribui com ideias criativas e pertinentes para o desenho, demonstrando compreensão do conto, será considerado bem-sucedido. A reflexão acerca do trabalho em grupo e a capacidade de colaborar também compõem parte significativa da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta aula incluem uma cópia do conto 'A Formiga Viriata', materiais para escrita e desenho, e materiais recicláveis para a construção das maquetes. A escolha de materiais recicláveis não só promove a conscientização ambiental entre os alunos, mas também incentiva a inovação e a criatividade ao transformar itens descartados em peças ilustrativas ligadas ao texto.

  • Cópias do conto 'A Formiga Viriata'.
  • Papéis para desenho e lápis de cor.
  • Materiais recicláveis (caixas, garrafas, etc.).
  • Tesoura, cola e materiais de arte em geral.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo