O Diário de Aventuras de Lelê

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de textos inspirados em literatura infantil

A atividade 'O Diário de Aventuras de Lelê' é uma proposta pedagógica para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que envolve a leitura e a interpretação do livro 'O Cabelo de Lelê'. Após a escuta atenta da história, as crianças serão incentivadas a criar seus diários de aventura, escrevendo pequenos textos que explorem tanto situações cotidianas quanto fictícias, sempre inspirando-se nos elementos abordados durante a narração da história. Essa prática visa enriquecer o desenvolvimento da leitura e escrita autônoma, além de promover a compreensão textual através da identificação de informações explícitas nos textos criados pelos colegas. A atividade se apoia na habilidade EF15LP03 proposta pela BNCC, que destaca a importância de localizar informações explícitas em textos, fomentando a troca de ideias entre os alunos e estimulando a prática de comunicação oral e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade englobam a promoção da criatividade e a capacidade dos alunos de se expressarem por meio da escrita. Eles devem identificar a função social dos diferentes textos, bem como antecipar seus conteúdos e propósitos. Além disso, pretende-se que as crianças compreendam e localizem informações explícitas tanto nos textos que criam quanto nos de seus colegas. Dessa forma, essa proposta visa não apenas apoiar o desenvolvimento da competência leitora e escritora em contextos escolares, mas também fora dele ao enriquecer suas habilidades analíticas e de interpretação.

  • Estimular a criatividade através da escrita.
  • Desenvolver a habilidade de expressão por meio de textos narrativos.
  • Ampliar a capacidade de compreensão e interpretação textual.
  • Fomentar a identificação de informações em textos próprios e alheios.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se na leitura e interpretação de narrativas infantis, particularmente em textos que encorajam a expressão pessoal e criatividade dos alunos. Além disso, são aplicadas práticas de escrita de pequenos relatos inspirados em obras literárias, que exercitam a capacidade analítica e a identificação de informações-chave. O propósito é instigar a curiosidade literária e incentivar o uso da língua escrita como ferramenta de comunicação e registro pessoal das experiências diárias ou fictícias.

  • Leitura de narrativas infantis.
  • Interpretação de histórias.
  • Escrita criativa de pequenos relatos.
  • Análise e identificação de informações em textos.

Metodologia

A metodologia utilizada busca alinhar a leitura compartilhada e a escrita criativa como principais ferramentas de ensino. O primeiro passo envolve a escuta atenta da história 'O Cabelo de Lelê', seguida de discussões coletivas sobre seu conteúdo e temas centrais. Posteriormente, os alunos são guiados na construção de seus diários de aventuras, permitindo que explorem livremente suas ideias e inspirações. O compartilhamento dos textos entre os pares também é uma parte significativa, pois promove a troca de feedback e aprimoramento das habilidades de leitura e interpretação.

  • Leitura compartilhada da história.
  • Discussão de temas centrais.
  • Orientação para a criação de textos individuais.
  • Compartilhamento e feedback dos textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para acontecer em duas aulas de 60 minutos, abrangendo o processo de leitura, escrita e compartilhamento dos relatos. Na primeira aula, os alunos participarão da leitura coletiva e discussão da história. A segunda aula será dedicada à criação dos diários de aventura e ao compartilhamento das histórias criadas.

  • Aula 1: Leitura e discussão da história 'O Cabelo de Lelê'.
  • Aula 2: Criação e compartilhamento dos diários de aventura.

Avaliação

A avaliação será realizada através da observação contínua ao longo das atividades, focando na participação dos alunos durante as discussões e no envolvimento na atividade de escrita. Serão considerados critérios como a capacidade de criar um texto coerente e organizado, a originalidade nas ideias e a habilidade em identificar informações explícitas nos trabalhos dos colegas. Além disso, o feedback dos pares durante o compartilhamento das histórias será utilizado como recurso avaliativo, incentivando a autoavaliação e o desenvolvimento de uma atitude crítica e reflexiva em relação às suas próprias produções textuais e às dos outros.

Materiais e ferramentas:

Os materiais utilizados incluirão recursos que estimulam tanto a leitura quanto a escrita criativa. A seleção de livros adequados, como 'O Cabelo de Lelê', será crucial para capturar o interesse dos alunos e fornecer base temática para as atividades propostas. Além disso, o uso de cadernos ou folhas de papel para a escrita dos diários de aventura permitirá que os alunos expressem suas ideias e criem registros tangíveis de suas histórias.

  • Livro 'O Cabelo de Lelê'.
  • Folhas de papel ou cadernos.
  • Lápis e canetas coloridas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo