A atividade 'O Diário de Aventuras de Lelê' é uma proposta pedagógica para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que envolve a leitura e a interpretação do livro 'O Cabelo de Lelê'. Após a escuta atenta da história, as crianças serão incentivadas a criar seus diários de aventura, escrevendo pequenos textos que explorem tanto situações cotidianas quanto fictícias, sempre inspirando-se nos elementos abordados durante a narração da história. Essa prática visa enriquecer o desenvolvimento da leitura e escrita autônoma, além de promover a compreensão textual através da identificação de informações explícitas nos textos criados pelos colegas. A atividade se apoia na habilidade EF15LP03 proposta pela BNCC, que destaca a importância de localizar informações explícitas em textos, fomentando a troca de ideias entre os alunos e estimulando a prática de comunicação oral e escrita.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade englobam a promoção da criatividade e a capacidade dos alunos de se expressarem por meio da escrita. Eles devem identificar a função social dos diferentes textos, bem como antecipar seus conteúdos e propósitos. Além disso, pretende-se que as crianças compreendam e localizem informações explícitas tanto nos textos que criam quanto nos de seus colegas. Dessa forma, essa proposta visa não apenas apoiar o desenvolvimento da competência leitora e escritora em contextos escolares, mas também fora dele ao enriquecer suas habilidades analíticas e de interpretação.
O conteúdo programático desta atividade centra-se na leitura e interpretação de narrativas infantis, particularmente em textos que encorajam a expressão pessoal e criatividade dos alunos. Além disso, são aplicadas práticas de escrita de pequenos relatos inspirados em obras literárias, que exercitam a capacidade analítica e a identificação de informações-chave. O propósito é instigar a curiosidade literária e incentivar o uso da língua escrita como ferramenta de comunicação e registro pessoal das experiências diárias ou fictícias.
A metodologia utilizada busca alinhar a leitura compartilhada e a escrita criativa como principais ferramentas de ensino. O primeiro passo envolve a escuta atenta da história 'O Cabelo de Lelê', seguida de discussões coletivas sobre seu conteúdo e temas centrais. Posteriormente, os alunos são guiados na construção de seus diários de aventuras, permitindo que explorem livremente suas ideias e inspirações. O compartilhamento dos textos entre os pares também é uma parte significativa, pois promove a troca de feedback e aprimoramento das habilidades de leitura e interpretação.
A atividade está planejada para acontecer em duas aulas de 60 minutos, abrangendo o processo de leitura, escrita e compartilhamento dos relatos. Na primeira aula, os alunos participarão da leitura coletiva e discussão da história. A segunda aula será dedicada à criação dos diários de aventura e ao compartilhamento das histórias criadas.
A avaliação será realizada através da observação contínua ao longo das atividades, focando na participação dos alunos durante as discussões e no envolvimento na atividade de escrita. Serão considerados critérios como a capacidade de criar um texto coerente e organizado, a originalidade nas ideias e a habilidade em identificar informações explícitas nos trabalhos dos colegas. Além disso, o feedback dos pares durante o compartilhamento das histórias será utilizado como recurso avaliativo, incentivando a autoavaliação e o desenvolvimento de uma atitude crítica e reflexiva em relação às suas próprias produções textuais e às dos outros.
Os materiais utilizados incluirão recursos que estimulam tanto a leitura quanto a escrita criativa. A seleção de livros adequados, como 'O Cabelo de Lelê', será crucial para capturar o interesse dos alunos e fornecer base temática para as atividades propostas. Além disso, o uso de cadernos ou folhas de papel para a escrita dos diários de aventura permitirá que os alunos expressem suas ideias e criem registros tangíveis de suas histórias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula