Jogo do Texto Misterioso

Desenvolvida por: Paula … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Localização de Informações Explícitas

A atividade 'Jogo do Texto Misterioso' visa aprimorar a habilidade dos alunos de localizar informações específicas em textos, um componente crucial da compreensão leitora. A metodologia utilizada é a sala de aula invertida, onde os alunos se preparam previamente em casa assistindo vídeos educativos sobre técnicas de localização de informações em diversos gêneros textuais. Durante a aula, eles participam de um jogo dinâmico e interativo que promove a competitividade saudável e a colaboração, incentivando-os a colocar em prática o que aprenderam. Os textos escolhidos são curtos e de fácil compreensão, adequados ao nível de leitura do 4º ano, e variam desde contos, notícias e poemas, até informações de enciclopédias adaptadas. A disputa para encontrar as informações mais rapidamente presta-se perfeitamente ao desenvolvimento das habilidades de leitura e à promoção de discussões em grupo, que são intercaladas ao longo da aula para refletir sobre as estratégias de localização de informações e a compreensão dos textos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados na promoção da habilidade de leitura crítica e consciente dos alunos, com foco na localização de informações explícitas em textos. Ao articular a prática de leitura com a dinâmica do jogo, a intenção é estimular o interesse e motivação dos alunos, enquanto desenvolvem habilidades fundamentais para a compreensão leitora. Os alunos serão capacitados a identificar e compreender a função social dos textos, bem como a antecipar o que esperar de um texto apoiando-se em seus conhecimentos prévios e características textuais. Este conjunto de habilidades não só aprimora a competência leitora, mas também contribui para o desenvolvimento de um leitor mais autônomo e crítico.

  • Desenvolver a habilidade de localização de informações explícitas em diversos gêneros textuais.
  • Estimular a leitura crítica e consciente aliada ao contexto do uso social dos textos.
  • Fortalecer a autonomia leitora das crianças do 4º ano através da prática contextualizada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange desde técnicas específicas para a localização de informações textuais até estratégias de leitura ativa, empregando gêneros textuais variados para contextualizar a prática. Além disso, são incorporadas discussões sobre a importância do contexto e função social dos textos, estimulando reflexões sobre a comunicação e circulação de ideias. Os alunos são incentivados a usar conhecimentos prévios para criar expectativas sobre os textos antes da leitura e a verificar suas hipóteses durante o processo de leitura.

  • Técnicas de localização de informações em textos.
  • Estratégias de leitura ativa e interpretação textual.
  • Discussões sobre função social e contextos de uso de diferentes gêneros textuais.

Metodologia

A metodologia da sala de aula invertida é usada para promover a autonomia e o protagonismo dos alunos. Ao terem acesso prévio aos conteúdos, os alunos chegam à aula preparados para aplicar as técnicas aprendidas, enquanto o professor atua como facilitador. A dinâmica do jogo motiva a participação ativa, promovendo um ambiente lúdico que estimula a colaboração e a troca de estratégias entre os pares. As rodas de debate oferecem um espaço valioso para que os alunos reflitam sobre as estratégias utilizadas e consolidem o aprendizado de maneira interativa.

  • Sala de aula invertida para preparação prévia dos alunos.
  • Jogo interativo para prática de localização de informações.
  • Rodas de debate para reflexão e troca de estratégias.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula está organizado para otimizar o tempo disponível e garantir que cada etapa da atividade seja cumprida de maneira eficaz. Nas duas aulas previstas, os alunos terão tempo suficiente para explorar os textos, participar do jogo, e discutir suas estratégias e descobertas. Esta abordagem estruturada permite um equilíbrio entre a instrução, prática e reflexão, maximizando o aprendizado dos alunos ao longo das 2 horas de atividade.

  • Aula 1: Introdução e explicação das regras do jogo, seguida pelo início da primeira rodada de localização de informações.
  • Aula 2: Continuação do jogo, seguida por rodas de debate e reflexão sobre as estratégias utilizadas durante a atividade.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseada na observação do desempenho e participação dos alunos ao longo das aulas. Serão avaliadas as habilidades de leitura, capacidade de localizar informações precisas e a participação nas discussões. Exemplos de critérios de avaliação incluem: a rapidez e precisão com que os alunos encontram as informações, a capacidade de justificar suas estratégias durante as rodas de debate e o quanto conseguem se engajar e colaborar com os colegas. Registros das discussões e feedbacks dos alunos também serão coletados para informar a avaliação e orientar desenvolvimentos futuros.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade são versáteis e fáceis de implementar, garantindo que os alunos tenham acesso a diversos materiais que estimulam tanto a leitura quanto a interatividade. Estes recursos não só apoiam a atividade, mas também proporcionam um ambiente diversificado de ensino-aprendizagem, adequado para diferentes estilos de aprendizado.

  • Vídeos educativos sobre técnicas de leitura e localização de informações.
  • Textos impressos de diversos gêneros para uso durante o jogo.
  • Recursos audiovisuais para suporte nas rodas de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo