Quiz Dialógico

Desenvolvida por: Davids… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Intertextualidade e Diálogo entre Discursos

O Quiz Dialógico é uma atividade pedagógica voltada para alunos do 1º ano do Ensino Médio, que envolve a realização de um quiz com perguntas focadas na identificação e análise de relações intertextuais e dialógicas em textos. Alunos responderão questões que exigem a identificação de paráfrases, citações e paródias, promovendo assim a leitura crítica e a reflexão sobre a diversidade de vozes e perspectivas presentes nos materiais textuais. Este exercício não apenas incentiva o espírito competitivo saudável, mas também estimula a compreensão mais profunda dos conteúdos textuais e suas possíveis interpretações e interações.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, objetivamos o desenvolvimento das capacidades de análise e crítica dos estudantes em relação aos textos e suas diversas interpretações. Proporciona-se aos alunos a oportunidade de explorar como diferentes discursos se entrelaçam, evidenciando a multiplicidade de vozes presentes em um texto. A atividade visa, ainda, fortalecer a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar a sutileza das relações dialógicas, promovendo uma postura reflexiva e analítica no momento da leitura.

  • Fomentar a leitura crítica dos textos
  • Desenvolver a identificação de intertextualidades e interdiscursividades
  • Incentivar a reflexão sobre as nuances e perspectivas textuais

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP03: Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade concentra-se nos elementos que compõem a intertextualidade e o diálogo com outros discursos. Espera-se que os alunos possam distinguir entre paráfrase, citação e paródia, tendo como intuito ampliar e aprofundar suas habilidades de interpretação e crítica textual. A proposta é que os estudantes sejam capazes de interpretar e fazer conexões entre diferentes textos, potencializando sua habilidade de compreensão crítica da leitura.

  • Definição e identificação de paráfrase
  • Compreensão das citações em textos
  • Reconhecimento e análise de paródias
  • Análise das relações dialógicas entre textos

Metodologia

A metodologia adotada na atividade combina técnicas de ensino dialógico e o uso de gamificação para potencializar o aprendizado. Por meio do quiz, um ambiente colaborativo e competitivo é criado, permitindo que os alunos debatam e compartilhem interpretações enquanto respondem às questões. Tal abordagem promove o engajamento e a motivação dos alunos ao incentivar a curiosidade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

  • Utilização de quiz interativo
  • Discussão em grupo das respostas
  • Feedback imediato sobre as questões respondidas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será aplicada em duas etapas, totalizando 1 hora. Na primeira aula de 30 minutos, os alunos serão apresentados ao tema e às regras do quiz, e iniciarão a primeira fase das perguntas. Seguimos para a segunda aula, também de 30 minutos, onde será concluída a competição com as respostas finais e uma reflexão conjunta sobre o aprendizado obtido.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início do quiz
  • Aula 2: Continuação e finalização do quiz, seguidas de discussão reflexiva

Avaliação

A avaliação da atividade será contínua e baseada em vários critérios. Os alunos serão avaliados quanto à correta identificação das relações intertextuais nas respostas do quiz, com pontuação atribuída pela precisão e justificativa das escolhas feitas. Além disso, a participação nas discussões e a habilidade de refletir criticamente sobre as respostas, apresentando argumentos claros, serão aspectos considerados. Exemplos de critérios incluem: 1) Identificação correta de paráfrase, citação ou paródia em contextos específicos; 2) Justificação lógica das escolhas feitas durante o quiz; 3) Contribuição construtiva nas discussões de grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do Quiz Dialógico, os materiais e recursos utilizados incluem materiais acessíveis para todos os alunos. Estes visam garantir que as ferramentas sejam apropriadas e efetivas para o desenvolvimento das atividades propostas, promovendo um ambiente de aprendizado produtivo e inclusivo.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Plataforma de quiz online interativo
  • Materiais de leitura e exemplos de textos para suporte

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo