Batalha de Ideias: Criacionismo vs Evolucionismo

Desenvolvida por: Márcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências e História
Temática: Debate sobre as hipóteses de surgimento da espécie humana: Criacionismo e Evolucionismo

Nesta Roda de Debate, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental irão explorar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e mitos de criação. Em grupos, alunos representarão os pontos de vista criacionistas e evolucionistas. Após o estudo prévio das temáticas, participarão de um debate em sala, onde defenderão suas visões por meio de argumentação fundamentada em diversas fontes. Essa atividade busca promover o pensamento crítico, a análise histórica e a capacidade de argumentação, oferecendo um espaço para que os alunos possam investigar, questionar e desenvolver uma compreensão das origens e evoluções da humanidade, considerando diferentes perspectivas históricas e científicas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam promover a habilidade dos alunos de analisar criticamente diferentes narrativas relacionadas à origem da espécie humana, além de incentivá-los a desenvolver uma compreensão mais profunda das contribuições históricas e científicas para as teorias da evolução e criação. Pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de estruturar argumentos baseados em pesquisas, compreendam diferentes visões de mundo e aperfeiçoem suas habilidades argumentativas através do debate.

  • Desenvolver pensamento crítico frente a diferentes narrativas sobre a origem humana.
  • Ampliar a capacidade de argumentação baseada em pesquisa e análise histórica.
  • Compreender o impacto das narrativas de origem na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI02: Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
  • EF06HI03: Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma análise comparativa entre hipóteses científicas e mitológicas sobre a origem da humanidade. Os alunos irão investigar a teoria evolucionista, conforme apresentada por Charles Darwin, e contrastá-la com as ideias criacionistas, bem como com diversos mitos de criação ao redor do mundo. Essa abordagem proporcionará uma rica contextualização histórica e cultural das teorias, permitindo uma reflexão crítica sobre como diferentes sociedades explicam as origens humanas.

  • Teoria evolucionista de Charles Darwin.
  • Conceitos e narrativas criacionistas.
  • Mitos de criação de diversas culturas.
  • Contextualização histórica dessas teorias.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade será centrada na aprendizagem ativa, incentivando os alunos a engajarem-se ativamente na pesquisa e no debate. Os alunos serão divididos em grupos, cada um responsável por defender uma das perspectivas sobre a origem humana. Haverá um acompanhamento do professor para direcionar as pesquisas e orientar a construção dos argumentos. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro para o debate, onde o respeito às diversas crenças seja a base para a troca de ideias e reflexões críticas.

  • Divisão em grupos para estudo e pesquisa.
  • Orientação e acompanhamento do professor durante as pesquisas.
  • Realização do debate em formato de roda de conversa.
  • Análise e discussão crítica baseada em respeito mútuo e fundamentação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado em duas aulas de 60 minutos cada, proporcionando tempo para a preparação e realização do debate. Na primeira aula, os alunos dedicarão seu tempo à pesquisa e preparo dos argumentos, enquanto na segunda aula será reservada para a execução do debate, seguido de uma reflexão coletiva sobre o processo e os conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação dos argumentos – 60 minutos.
  • Aula 2: Realização do debate e reflexão final – 60 minutos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será processual e contínua, observando a participação, qualidade dos argumentos apresentados e a capacidade de ouvir e rebater os contrapontos durante o debate. Critérios específicos incluirão: relevância e clareza dos argumentos, uso apropriado de fontes durante a construção dos argumentos, cooperação em grupo, respeito às falas e ideias dos colegas e demonstração de pensamento crítico. Por exemplo, um aluno que estruturar seus pontos de vista com base em evidências e demonstrar respeito às opiniões contrárias, retrucando com ponderações bem fundamentadas, terá uma avaliação positiva. Além disso, a habilidade de refletir criticamente sobre os temas após o debate será crucial para a avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais de pesquisa como livros didáticos, artigos, vídeos e acesso à internet para que os alunos possam obter um embasamento diversificado e abrangente sobre o tema em discussão. Adicionalmente, utilizar-se-á o quadro branco para anotações durante o debate, e também fichas e cartazes para auxiliar na organização dos argumentos, caso necessário.

  • Livros didáticos e artigos científicos.
  • Vídeos educativos e documentários.
  • Acesso à internet.
  • Quadro branco e materiais de escrita para anotações.
  • Fichas e cartazes para organização.

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