Podcast: Vozes do Mundo

Desenvolvida por: Alessa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [África e Questões de Racismo]

A atividade 'Podcast: Vozes do Mundo' tem como propósito possibilitar que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental explorem e compreendam temas ligados à África e questões de racismo através da produção de podcasts. Ao utilizar a metodologia Mão-na-Massa, a atividade incentiva a expressividade oral e o domínio dos gêneros discursivos, permitindo a construção de um espaço de reflexão crítica e criativa. Os alunos formarão grupos para pesquisar, desenvolver roteiros, gravar e editar seus áudios, apresentando um produto final que será compartilhado com a turma. Este projeto pedagógico busca enriquecer a compreensão sobre diversidade cultural e social, possibilitando um ambiente de aprendizagem ativo e interativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade enfatizam a habilidade dos alunos em produzir diferentes tipos de textos orais, incentivando a criatividade e a análise crítica. A atividade integra o uso de tecnologias digitais e técnicas de gravação, proporcionando uma oportunidade para os alunos explorarem formas de expressão oral e abordarem questões sociais importantes. O projeto visa desenvolver competências relacionadas à autoria e autonomia, além de promover práticas de discussão e revisão colaborativa.

  • Produzir textos orais, em especial podcasts, refletindo criticamente sobre questões sociais.
  • Promover a criatividade e expressão pessoal através de roteiros e gravações.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe na produção de conteúdo multimídia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP10: Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP12: Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a pesquisa sobre temas ligados à África e racismo, produção e apresentação de podcasts, e técnicas de oratória e gravação. Os alunos também explorarão os meios tecnológicos para captação e edição de áudio, além de desenvolverem habilidades de modulação vocal e expressão verbal. A atividade visa aprofundar o entendimento dos estudantes sobre diversidade cultural e promover um espaço seguro para debates e discussões.

  • Conceitos de racismo e diversidade cultural.
  • Técnicas de elaboração de roteiros e narrativas.
  • Uso de tecnologias para gravação e edição de áudio.
  • Estratégias de modulação de voz e expressão verbal.

Metodologia

A metodologia Mão-na-Massa promove o aprender fazendo, onde os alunos são incentivados a desenvolver seus próprios projetos de forma prática. Durante a atividade, haverá momentos de pesquisa, planejamento e execução colaborativa, refletindo um ciclo de criação e aprendizado contínuo. Os alunos participarão de oficinas de roteiro, captação de áudio, e edição, o que promove um ambiente dinâmico e interativo que estimula a criatividade e a autonomia intelectual.

  • Metodologia Mão-na-Massa.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Oficinas práticas de roteiro e gravação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma totaliza 17 horas, dividido em 4 encontros de 230 minutos. Cada encontro tem atividades específicas que guiam os alunos desde a concepção até a apresentação dos podcasts. O planejamento permite um equilíbrio entre teoria e prática, facilitando a absorção do conteúdo e o desenvolvimento técnico dos alunos. A flexibilidade do cronograma foi projetada para atender as diferentes necessidades de cada grupo.

  • Aula 1: Introdução aos temas e formação de grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e desenvolvimento de roteiros.
  • Aula 3: Gravação e edição de áudio.
  • Aula 4: Apresentação e avaliação dos podcasts.

Avaliação

A avaliação dos alunos levará em conta aspectos técnicos e de conteúdo de seus podcasts, além da capacidade de trabalhar em equipe. Haverá uma avaliação contínua durante o desenvolvimento do projeto, incluindo feedbacks sobre o roteiro, gravação e edição. Ao final, os critérios incluirão a clareza do conteúdo, criatividade, participação em grupo, e originalidade. Exemplo de critério: avaliação do uso adequado dos elementos de modulação de voz na apresentação, onde se observa se o ritmo e entonação contribuíram para a compreensão do tema.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem equipamentos de gravação e edição de áudio, como microfones e computadores com software apropriado, além de acesso a fontes de pesquisa sobre África e racismo. Os recursos permitirão que os alunos experimentem todo o processo de produção de um podcast, de maneira a garantir uma experiência de aprendizagem completa.

  • Microfones e fones de ouvido.
  • Computadores com software de edição de áudio.
  • Materiais de pesquisa sobre África e racismo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo