A atividade 'Podcast: Vozes do Mundo' tem como propósito possibilitar que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental explorem e compreendam temas ligados à África e questões de racismo através da produção de podcasts. Ao utilizar a metodologia Mão-na-Massa, a atividade incentiva a expressividade oral e o domínio dos gêneros discursivos, permitindo a construção de um espaço de reflexão crítica e criativa. Os alunos formarão grupos para pesquisar, desenvolver roteiros, gravar e editar seus áudios, apresentando um produto final que será compartilhado com a turma. Este projeto pedagógico busca enriquecer a compreensão sobre diversidade cultural e social, possibilitando um ambiente de aprendizagem ativo e interativo.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade enfatizam a habilidade dos alunos em produzir diferentes tipos de textos orais, incentivando a criatividade e a análise crítica. A atividade integra o uso de tecnologias digitais e técnicas de gravação, proporcionando uma oportunidade para os alunos explorarem formas de expressão oral e abordarem questões sociais importantes. O projeto visa desenvolver competências relacionadas à autoria e autonomia, além de promover práticas de discussão e revisão colaborativa.
O conteúdo programático abrange a pesquisa sobre temas ligados à África e racismo, produção e apresentação de podcasts, e técnicas de oratória e gravação. Os alunos também explorarão os meios tecnológicos para captação e edição de áudio, além de desenvolverem habilidades de modulação vocal e expressão verbal. A atividade visa aprofundar o entendimento dos estudantes sobre diversidade cultural e promover um espaço seguro para debates e discussões.
A metodologia Mão-na-Massa promove o aprender fazendo, onde os alunos são incentivados a desenvolver seus próprios projetos de forma prática. Durante a atividade, haverá momentos de pesquisa, planejamento e execução colaborativa, refletindo um ciclo de criação e aprendizado contínuo. Os alunos participarão de oficinas de roteiro, captação de áudio, e edição, o que promove um ambiente dinâmico e interativo que estimula a criatividade e a autonomia intelectual.
O cronograma totaliza 17 horas, dividido em 4 encontros de 230 minutos. Cada encontro tem atividades específicas que guiam os alunos desde a concepção até a apresentação dos podcasts. O planejamento permite um equilíbrio entre teoria e prática, facilitando a absorção do conteúdo e o desenvolvimento técnico dos alunos. A flexibilidade do cronograma foi projetada para atender as diferentes necessidades de cada grupo.
A avaliação dos alunos levará em conta aspectos técnicos e de conteúdo de seus podcasts, além da capacidade de trabalhar em equipe. Haverá uma avaliação contínua durante o desenvolvimento do projeto, incluindo feedbacks sobre o roteiro, gravação e edição. Ao final, os critérios incluirão a clareza do conteúdo, criatividade, participação em grupo, e originalidade. Exemplo de critério: avaliação do uso adequado dos elementos de modulação de voz na apresentação, onde se observa se o ritmo e entonação contribuíram para a compreensão do tema.
Os materiais necessários incluem equipamentos de gravação e edição de áudio, como microfones e computadores com software apropriado, além de acesso a fontes de pesquisa sobre África e racismo. Os recursos permitirão que os alunos experimentem todo o processo de produção de um podcast, de maneira a garantir uma experiência de aprendizagem completa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula