A atividade 'Histórias de Encantamento' convida os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a explorar o mundo dos contos de fadas e suas diversas versões culturais. A aula propõe uma imersão no universo literário por meio da leitura compartilhada e análise de ilustrações, seguido pelo estímulo à criatividade dos estudantes. Inicialmente, os alunos se reunirão em círculos para ouvir e discutir a leitura de um conto de fadas, atentando às ilustrações e comparando com outras versões da história. Isso permitirá o reconhecimento da dimensão lúdica e a valorização cultural dos textos literários, elementos fundamentais para seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Posteriormente, trabalharão em grupos para criar suas próprias narrativas encantadas, usando desenhos ou colagens para ilustrar suas histórias, promovendo, assim, a cooperação, a expressão oral e escrita, e a capacidade crítica e criativa.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da interpretação de textos literários, bem como no estímulo à criatividade por meio da criação de novas narrativas. A proposta é expandir o repertório cultural dos alunos, incentivando-os a reconhecer e valorizar a diversidade cultural presente nos contos de fadas. Além disso, pretende-se fortalecer a habilidade dos alunos de relacionar textos e ilustrações, ampliando sua compreensão e apreciação dos elementos estéticos nas narrativas.
O conteúdo programático abordará o universo dos contos de fadas, sua narrativa típica, personagens estereotipados e as diferenças entre as várias versões culturais. Essa abordagem permitirá que os alunos construam um entendimento mais amplo das tradições literárias e suas variações. A aula também incluirá a prática de escrita criativa e ilustração, ferramentas essenciais para a expressão pessoal e o fortalecimento do vínculo com o texto literário.
A metodologia adotada para esta atividade combina práticas de leitura compartilhada, discussão em grupo e trabalho colaborativo. Ao iniciar com a leitura de um conto de fadas, a professora envolve os alunos num diálogo sobre a narrativa e suas ilustrações, promovendo a reflexão crítica. Posteriormente, os alunos partem para a criação de suas histórias, o que estimula não apenas a escrita individual, mas também o trabalho em equipe e a expressão gráfica. Esta abordagem dinâmica e interativa visa despertar o interesse dos alunos pela literatura e incentivá-los a explorar suas próprias capacidades criativas.
O cronograma da atividade está planejado para ser executado em cinco aulas de 60 minutos cada, garantindo um equilíbrio entre a escuta, a discussão, a produção criativa e a apresentação das criações. Cada etapa está planejada para que os alunos passem por um processo metódico de construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades específicas.
A avaliação desta atividade será formativa, focada no envolvimento e no progresso dos alunos ao longo do processo. Serão observados critérios como participação ativa, capacidade de colaborar em grupo, criatividade na construção das histórias e clareza nas ilustrações. Um exemplo prático poderia incluir a observação de como um aluno contribui ao grupo na criação de uma narrativa, buscando integrar elementos das discussões anteriores e inovar nas ilustrações. Feedbacks individuais e coletivos serão dados para incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades propostas.
Os recursos disponibilizados para esta atividade são essenciais para criar um ambiente que favoreça a aprendizagem interativa e criativa. Materiais básicos como papel, lápis de cor e revistas para colagem serão utilizados para auxiliar os alunos na expressão de suas ideias e na produção das suas ilustrações. O uso de livros ilustrados e a organização do espaço em círculos ajudam a criar um ambiente lúdico e acolhedor.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula