Histórias de Encantamento

Desenvolvida por: Vivian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Exploração de Contos de Fadas e suas Variantes Culturais

A atividade 'Histórias de Encantamento' convida os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a explorar o mundo dos contos de fadas e suas diversas versões culturais. A aula propõe uma imersão no universo literário por meio da leitura compartilhada e análise de ilustrações, seguido pelo estímulo à criatividade dos estudantes. Inicialmente, os alunos se reunirão em círculos para ouvir e discutir a leitura de um conto de fadas, atentando às ilustrações e comparando com outras versões da história. Isso permitirá o reconhecimento da dimensão lúdica e a valorização cultural dos textos literários, elementos fundamentais para seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Posteriormente, trabalharão em grupos para criar suas próprias narrativas encantadas, usando desenhos ou colagens para ilustrar suas histórias, promovendo, assim, a cooperação, a expressão oral e escrita, e a capacidade crítica e criativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da interpretação de textos literários, bem como no estímulo à criatividade por meio da criação de novas narrativas. A proposta é expandir o repertório cultural dos alunos, incentivando-os a reconhecer e valorizar a diversidade cultural presente nos contos de fadas. Além disso, pretende-se fortalecer a habilidade dos alunos de relacionar textos e ilustrações, ampliando sua compreensão e apreciação dos elementos estéticos nas narrativas.

  • Estimular a capacidade de interpretação e análise de contos de fadas.
  • Promover a criatividade através da criação e ilustração de novas histórias.
  • Valorizar a diversidade cultural dos contos de fadas.
  • Desenvolver a habilidade de relacionar textos e ilustrações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF35LP05: Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará o universo dos contos de fadas, sua narrativa típica, personagens estereotipados e as diferenças entre as várias versões culturais. Essa abordagem permitirá que os alunos construam um entendimento mais amplo das tradições literárias e suas variações. A aula também incluirá a prática de escrita criativa e ilustração, ferramentas essenciais para a expressão pessoal e o fortalecimento do vínculo com o texto literário.

  • Elementos comuns dos contos de fadas.
  • Comparação de diferentes versões culturais de um mesmo conto.
  • Criação de narrativas originais a partir de contos de fadas.
  • Técnicas de ilustração e colagem como apoio expressivo.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade combina práticas de leitura compartilhada, discussão em grupo e trabalho colaborativo. Ao iniciar com a leitura de um conto de fadas, a professora envolve os alunos num diálogo sobre a narrativa e suas ilustrações, promovendo a reflexão crítica. Posteriormente, os alunos partem para a criação de suas histórias, o que estimula não apenas a escrita individual, mas também o trabalho em equipe e a expressão gráfica. Esta abordagem dinâmica e interativa visa despertar o interesse dos alunos pela literatura e incentivá-los a explorar suas próprias capacidades criativas.

  • Leitura compartilhada de contos de fadas.
  • Discussão em grupo sobre ilustrações e narrativa.
  • Criação colaborativa de histórias e ilustrações.
  • Apresentação das histórias criadas pelos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser executado em cinco aulas de 60 minutos cada, garantindo um equilíbrio entre a escuta, a discussão, a produção criativa e a apresentação das criações. Cada etapa está planejada para que os alunos passem por um processo metódico de construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades específicas.

  • Aula 1: Introdução aos contos de fadas e leitura compartilhada.
  • Aula 2: Discussão sobre ilustrações e comparação com outras versões.
  • Aula 3: Planejamento e início da criação das histórias em grupo.
  • Aula 4: Finalização das narrativas e ilustrações.
  • Aula 5: Apresentação das histórias e avaliação coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focada no envolvimento e no progresso dos alunos ao longo do processo. Serão observados critérios como participação ativa, capacidade de colaborar em grupo, criatividade na construção das histórias e clareza nas ilustrações. Um exemplo prático poderia incluir a observação de como um aluno contribui ao grupo na criação de uma narrativa, buscando integrar elementos das discussões anteriores e inovar nas ilustrações. Feedbacks individuais e coletivos serão dados para incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades propostas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos disponibilizados para esta atividade são essenciais para criar um ambiente que favoreça a aprendizagem interativa e criativa. Materiais básicos como papel, lápis de cor e revistas para colagem serão utilizados para auxiliar os alunos na expressão de suas ideias e na produção das suas ilustrações. O uso de livros ilustrados e a organização do espaço em círculos ajudam a criar um ambiente lúdico e acolhedor.

  • Livros de contos de fadas ilustrados.
  • Papel, lápis de cor e canetinhas.
  • Revistas para recorte e materiais de colagem.
  • Espaço físico para formação de círculos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo