Cartão Postal de um Lugar Especial

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressão escrita e criatividade

A atividade 'Cartão Postal de um Lugar Especial' propõe que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental criem cartões postais de lugares que gostariam de visitar. Nesta atividade, cada aluno desenhará uma imagem representativa do local no verso de um cartão e, na parte frontal, redigirá uma breve mensagem simulando uma experiência ou descoberta no local escolhido. Este exercício visa estimular a escrita autônoma dos alunos, desenvolver sua capacidade de síntese e incentivá-los a pensar sobre o estilo e o tom apropriados para um cartão postal. A atividade não só promove habilidades linguísticas, mas também encoraja a criatividade e a expressão pessoal, permitindo que os alunos se conectem com seus interesses e aspirações de viagens. Com a evolução da aula, espera-se que os alunos fortaleçam sua habilidade em criar narrativas curtas e persuasivas, explorando a linguagem descritiva e práticas de escrita criativa. Além disso, o desenho no cartão permitirá aos alunos expressarem sua visão sobre os locais, integrando diferentes formas de representação comunicativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade são promover a autonomia na escrita dos alunos, fomentar a capacidade de síntese ao compor mensagens de cartão postal e desenvolver a habilidade de adequar o texto ao gênero específico de escrita. Os alunos são incentivados a utilizar a linguagem de forma criativa e descritiva, construindo narrativas curtas que demonstrem suas experiências e descobertas imaginárias, o que fortalece sua habilidade de estruturar textos coerentes e cativantes.

  • Desenvolver a autonomia na escrita
  • Fomentar a capacidade de síntese
  • Adequar o estilo de escrita ao gênero textual

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP04: Planejar e produzir, com certa autonomia, por meio de escrita colaborativa, e de forma dirigida, textos de diferentes gêneros, para atender a diferentes propósitos e intenções.
  • EF03LP05: Revisar, com a ajuda do professor ou de colegas, textos produzidos, utilizando critérios adequados.
  • EF03LP06: Reler e revisar o que escreveu, considerando o interlocutor e o objetivo do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade concentra-se no desenvolvimento de habilidades de escrita e desenho, considerando o formato de um cartão postal. Os alunos irão explorar diferentes elementos de construção textual, focando na clareza da mensagem e na representação gráfica do local escolhido. O exercício de síntese e adequação do estilo textual ao gênero carta personaliza o aprendizado e integra o uso criativo das ferramentas linguísticas e artísticas.

  • Desenvolvimento de habilidades de escrita
  • Exploração de elementos textuais
  • Representação gráfica através do desenho

Metodologia

A metodologia aplicada incluirá uma combinação de instrução direta, trabalhos individuais e atividades colaborativas. Inicialmente, os alunos receberão exemplos de cartões postais e discutirão suas características principais. Em seguida, cada aluno escolherá um lugar que gostaria de visitar e iniciará o planejamento do seu cartão, incluindo o desenho e a mensagem escrita. A interação entre pares será promovida para troca de ideias, incentivando a revisão e autocrítica.

  • Instrução direta
  • Trabalho individual
  • Atividades colaborativas

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a atividade está estruturado em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos estarão envolvidos com a introdução do tema e o planejamento inicial dos seus cartões, considerando desenho e composição textual. Já a segunda aula será reservada para a finalização das produções e a apresentação dos cartões para a turma.

  • Aula 1: Introdução ao tema e planejamento do cartão
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos cartões

Avaliação

A avaliação será baseada no processo de criação e na qualidade do texto e desenho final. Os alunos serão avaliados pela clareza e coerência da mensagem escrita, a originalidade do conteúdo e a representação gráfica adotada. Durante as apresentações, o aluno também será incentivado a explicar suas escolhas e inspirações. Por exemplo, a avaliação poderá observar se a narrativa escrita transmite uma experiência ou descoberta genuína e se o desenho complementa a mensagem. Feedback verbal e individual será oferecido, destacando pontos fortes e áreas de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluem materiais básicos de artes e escrita, bem como algumas referências visuais de cartões postais reais. O uso de materiais como papel cartão, lápis de cor, canetinhas e acesso a imagens de locais inspiradores na web, permitirá aos alunos explorar suas ideias criativamente e articular suas descobertas imaginativas.

  • Papel cartão
  • Lápis de cor e canetinhas
  • Acesso a imagens inspiradoras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo