Caça ao Tesouro do Sujeito e Predicado

Desenvolvida por: Bárbar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Identificação de sujeitos e predicados

Nesta atividade divertida e envolvente, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental transformar-se-ão em caçadores de tesouros à procura de valiosas pistas sobre sujeitos e predicados. Cada pista contém uma frase onde eles deverão identificar o sujeito e o predicado corretamente para seguir para a próxima etapa. Os alunos, divididos em times, vão competir para ver quem consegue chegar ao tesouro primeiro. Esta dinâmica não só estimula a colaboração e o espírito de equipe, mas também fortalece suas habilidades de identificar e classificar sujeitos e predicados. A atividade promove o desenvolvimento de competências linguísticas fundamentais para a compreensão textual, além de incentivar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz. Ao longo das etapas, cada grupo será desafiado a reconhecer a estrutura das frases, aprimorando a capacidade de análise e interpretação dos alunos. Esta abordagem lúdica visa reforçar o aprendizado de elementos essenciais da gramática de maneira participativa e motivadora.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em habilitar os alunos a identificar e diferenciar corretamente sujeitos e predicados em uma frase. A atividade visa a construção de competências específicas relacionadas ao reconhecimento de estruturas gramaticais básicas, aprimorando a habilidade de leitura e compreensão textual. Ao explorar frases para encontrar pistas, os alunos serão treinados para localizar informações explícitas, o que os ajudará a desenvolver uma leitura mais atenta e criteriosa. Além disso, a dinâmica do jogo em equipe incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação oral, essenciais para a interação eficaz em diversos contextos. Esses objetivos serão abordados de maneira prática e colaborativa, motivando os alunos a aprenderem por meio da experiência e do engajamento ativo na atividade proposta.

  • Identificar sujeitos e predicados em frases.
  • Diferenciar as funções entre sujeito e predicado.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF05LP06: Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se no desenvolvimento de habilidades de identificação e análise de elementos constitutivos da oração em Língua Portuguesa. Focando-se em sujeitos e predicados, a atividade permite uma exploração prática e aplicada das funções sintáticas, essencial para a compreensão textual e para a produção escrita. Os alunos terão a oportunidade de refletir sobre a concordância verbal e nominal no contexto das frases apresentadas, promovendo um entendimento mais profundo dos mecanismos da língua. Este foco ajudará os alunos a aperfeiçoar suas competências de comunicação escrita e oral de forma simultânea e interdependente.

  • Identificação de sujeitos e predicados.
  • Concordância verbal e nominal.
  • Estrutura básica da oração.

Metodologia

A metodologia aplicada na 'Caça ao Tesouro do Sujeito e Predicado' utiliza uma abordagem ativa e colaborativa, onde os alunos aprendem por meio de interação lúdica e prática. Sendo uma atividade gamificada, promove uma aprendizagem dinâmica, que estimula tanto o aprendizado individual quanto o coletivo. A competição saudável entre os grupos motiva os alunos a se engajarem profundamente na atividade, promovendo não apenas a absorção do conteúdo gramatical, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais. A dinâmica de grupo e a necessidade de comunicação eficaz para resolver os desafios ajudam os alunos a organizar e expressar suas ideias claramente, além de exercitar a escuta ativa e a argumentação.

  • Aprendizagem ativa e colaborativa.
  • Gamificação e competição saudável.
  • Dinâmica de grupo e comunicação eficiente.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser executado em um total de três aulas, totalizando 2 horas. Cada aula é estruturada para seguir uma ordem específica de atividades, permitindo que os alunos avancem na caça ao tesouro enquanto consolidam seu aprendizado. Inicia-se com uma introdução teórica breve, seguida pela prática em grupos e, finalmente, reflexões e revisões individuais. Essa estrutura é projetada para maximizar a participação dos alunos em cada etapa, garantindo tempo suficiente para a assimilação dos conceitos e prática colaborativa.

  • Aula 1: Introdução aos sujeitos e predicados e formação dos grupos.
  • Aula 2: Início da caça ao tesouro: identificação de sujeitos e predicados em frases.
  • Aula 3: Conclusão da caça ao tesouro e revisão dos conceitos aprendidos.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada em dois componentes principais: desempenho em equipe e avaliação individual das habilidades desenvolvidas. Durante a competição, os professores observarão a capacidade dos alunos de identificar corretamente sujeitos e predicados em frases. Serão avaliadas as estratégias de grupo para resolver os desafios gramaticais e a capacidade de colaboração entre os membros do time. Individualmente, os alunos serão submetidos a uma atividade final onde deverão identificar sujeitos e predicados em frases novas. A partir disso, o critério de avaliação se concentrará na precisão das respostas e na competência demonstrada na flexão verbal e concordância conforme as normas da língua. Exemplos incluem a correta identificação e classificação dos elementos gramaticais em frases similares às usadas na caça ao tesouro, além de reflexão sobre o trabalho em equipe durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem ferramentas que estimulam uma dinâmica interativa e colaborativa entre os alunos. Será preciso preparar materiais didáticos, tais como cartas com pistas, cartões de frases e tabelas de pontuação para o controle do progresso dos times. Esses recursos servirão para criar um ambiente envolvente e motivador, destacando a importância da prática contextualizada do conteúdo gramatical.

  • Cartas e pistas para a atividade de caça ao tesouro.
  • Cartões de frases para identificação de sujeitos e predicados.
  • Tabelas de pontuação para monitoramento do progresso das equipes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo