O Jogo do ÃO e AM Detetives da Língua

Desenvolvida por: Robson… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Investigações lingüísticas com foco em sufixos verbais]

A atividade 'O Jogo do ÃO e AM Detetives da Língua' é projetada para envolver os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma tarefa de investigação linguística divertida e educativa. Os alunos, organizados em grupos, assumem o papel de detetives linguísticos encarregados de solucionar um mistério de palavras. Cada grupo recebe um conjunto de cartas contendo verbos e substantivos que terminam em 'ão' e 'am', tanto no presente quanto no passado. A missão dos alunos é categorizar corretamente essas palavras, distinguindo-as entre substantivos e verbos e identificando as terminações específicas. Em seguida, eles são desafiados a criar uma história curta utilizando as palavras investigadas, levando em consideração o uso correto das formas verbais e a criatividade narrativa. Esta abordagem didática estimula a análise gramatical e o uso correto dos sufixos verbais e substantivos de maneira instigante e cooperativa. Além de reforçar o conhecimento linguístico, a atividade visa aprimorar as habilidades de escrita, revisão e edição dos alunos, atendendo a diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade foca no aprimoramento da compreensão e uso dos sufixos nas palavras, particularmente em verbos e substantivos. A interação dinâmica estimula habilidades de observação e categorização que são essenciais para o entendimento das regras gramaticais. Os alunos são incentivados a articular seus pensamentos e ideias em grupo, promovendo a comunicação eficaz e a colaboração. A criação da história final oferece uma oportunidade prática de aplicar conceitos aprendidos, além de incentivar a utilização criativa e correta das palavras em contexto.

  • Distinguir entre verbos e substantivos a partir de sufixos.
  • Aplicar conhecimentos de conjugação verbal no presente e no passado.
  • Desenvolver histórias a partir de palavras categorizadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
  • EF35LP08: Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste jogo educativo enfoca a prática direta com palavras, incentivando a análise morfológica e a correta aplicação dos verbos e substantivos no contexto. Ao observar terminações como 'ão' e 'am', os alunos são levados a compreender a gramática de uma maneira prática e envolvente. A narrativa criada a partir das palavras separadas promove um maior entendimento da estrutura narrativa e coesão textual, já que os alunos precisam pensar em como as palavras se encaixam sintaticamente para formar uma história coerente.

  • Identificação e categorização de verbos e substantivos.
  • Contextualização de sufixos verbais e substantivos.
  • Produção de narrativas curtas e coesas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é colaborativa e investigativa. Os alunos interagem em grupos para resolver um problema linguístico, o que promove a aprendizagem ativa e significativa. A dinâmica de grupo propicia a troca de conhecimentos e experiências, desenvolvendo o pensamento crítico e o espírito investigativo. A utilização de cartas como elemento central do jogo oferece uma abordagem prática e lúdica, facilitando o engajamento dos alunos na atividade e permitindo um ambiente de aprendizado animado e cooperativo.

  • Trabalho em grupo para solução de problemas linguísticos.
  • Uso de cartas para aprendizado contextualizado.
  • Desenvolvimento de narrativa em ambiente colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser realizada em duas aulas de 60 minutos, totalizando 2 horas de aprendizado prático. A primeira aula concentra-se na introdução aos conceitos e categorização das palavras, enquanto a segunda é voltada para a elaboração da narrativa e revisão colaborativa da gramática e ortografia. Este cronograma garante que os alunos tenham tempo suficiente para aprofundar seu entendimento dos conceitos apresentados e aplicar suas descobertas na prática.

  • Aula 1: Introdução e categorização das palavras.
  • Aula 2: Criação e revisão da narrativa.

Avaliação

A avaliação será conduzida de forma formativa e contínua, com foco na participação ativa dos alunos durante a atividade. Além disso, critérios como a capacidade de categorizar corretamente as palavras, a criatividade na elaboração da história e a implementação correta de regras gramaticais serão considerados. Exemplos incluem a observação da participação de cada aluno durante as discussões em grupo, a coerência e coesão do texto final produzido, e a aplicação correta das terminações verbais conforme o contexto apresentado. Os alunos também serão incentivados a autoavaliarem seu desempenho e o dos colegas, promovendo uma reflexão crítica sobre o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer recursos que suportem o aprendizado prático e a realização das tarefas propostas. O uso de cartas, por exemplo, é essencial para que os alunos interajam diretamente com as palavras e efetuem suas categorizações. Outros materiais, como quadros, pincéis e papel, também estarão disponíveis para registrar descobertas durante a atividade. Esses materiais garantem um suporte visual e prático, facilitando a compreensão e memorização dos conceitos discutidos.

  • Cartas com verbos e substantivos.
  • Quadro e pincéis.
  • Papéis para registro das descobertas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo