Resenhas do Futuro

Desenvolvida por: Solang… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise Crítica e Produção Textual

A aula 'Resenhas do Futuro' destina-se a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e visa promover a capacidade de análise crítica e desenvolvimento de habilidade de síntese e resenha crítica de forma inovadora. Os alunos terão contato com um conto previamente selecionado, que será lido em sala de aula. Após a leitura, os estudantes se dividirão em grupos para discutirem e anotarem as partes que mais julgam marcantes no texto. Esse momento de troca de ideias é essencial para que cada grupo explore diferentes perspectivas e construa uma interpretação única da narrativa. A atividade culmina na elaboração de uma resenha visual, onde os grupos usarão desenhos e palavras-chave para expressar suas impressões e sínteses do conto. A exposição dessas resenhas no formato de um mural permitirá que os alunos dialoguem sobre suas diferentes interpretações e capacidades de síntese, promovendo a interação entre eles.

Objetivos de Aprendizagem

Promover a habilidade de leitura crítica e a capacidade de síntese são centrais na aprendizagem dos alunos do 6º ano. Os alunos serão encorajados a identificar e discutir as partes essenciais do texto, exercitando a escrita colaborativa e a comunicação visual por meio da resenha visual. Este exercício busca engajar os estudantes de modo que utilizem suas habilidades de interpretação ao produzir resumos e resenhas críticas inovadoras.

  • Desenvolver a capacidade de leitura crítica e identificação de elementos-chave de um texto.
  • Promover a colaboração e a comunicação entre os alunos na interpretação do conto.
  • Estimular a expressão criativa por meio da elaboração de resenhas visuais.
  • Fomentar a apresentação e discussão de ideias por meio de atividades coletivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP34: Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula irá explorar elementos centrais da leitura e interpretação crítica, bem como a prática da escrita cooperativa e expressiva. Trata-se de engajar os alunos em atividades que vão além das técnicas de leitura tradicional, incentivando o uso de recursos visuais e palavras-chave para compor resenhas em grupo.

  • Leitura e interpretação crítica de um conto.
  • Discussão em grupos sobre partes marcantes do texto.
  • Produção de resenhas visuais.
  • Apresentação e debate dos trabalhos em forma de mural.

Metodologia

Empregar métodos ativos na aprendizagem, como a leitura colaborativa e a produção de resenhas visuais, permite que os alunos se envolvam ativamente com o conteúdo. Ao usar discussões de grupo para gerar ideias e estimular a análise crítica, a metodologia desta aula se fundamenta na interatividade e na expressão criativa.

  • Leitura guiada e anotação coletiva.
  • Debates entre grupos sobre interpretações do conto.
  • Criação de resenhas visuais usando recursos artísticos.
  • Exposição coletiva e feedback mútuo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade prevê a divisão do tempo em aulas destinadas à leitura, discussão e criação, garantindo que cada etapa seja adequadamente desenvolvida. A distribuição horária permite que os alunos participem e se concentrem em cada fase do processo de aprendizagem, da leitura à apresentação das resenhas.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e leitura do conto.
  • Aula 2: Discussão em grupo sobre as partes marcantes do texto.
  • Aula 3: Organização das anotações e planejamento das resenhas visuais.
  • Aula 4: Produção das resenhas visuais em grupos.
  • Aula 5: Finalização das resenhas e preparação para a apresentação.
  • Aula 6: Apresentação das resenhas e mural, seguido de discussão geral.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios quantitativos e qualitativos. Os grupos serão avaliados pela capacidade de selecionar eficazmente as partes significativas do conto e de criar uma resenha visual coesa e expressiva. Critérios específicos incluirão a clareza e a originalidade das interpretações apresentadas, a utilização de desenhos e palavras-chave para comunicar ideias e o empenho na apresentação oral e na interação durante a exposição no mural. Exemplos precisos de um bom desempenho envolveriam a habilidade do grupo em identificar com precisão o clímax do conto, o uso criativo de elementos visuais para expressar temas principais, e a capacidade de discutir e defender suas escolhas durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos selecionados para esta atividade visam facilitar a criação e apresentação das resenhas visuais. A variedade de recursos artísticos à disposição incentivará a expressão criativa, enquanto a estrutura da sala de aula deverá suportar a interação entre os grupos e o público na fase de apresentação.

  • Cópias do conto selecionado.
  • Papéis variados (sulfite, cartolina) para produção de resenhas.
  • Materiais de desenho (canetas, lápis de cor, marcadores).
  • Painéis ou quadros para exposição das resenhas visuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo