A atividade 'Histórias Animadas com as Mãos' é uma proposta pedagógica desenvolvida para o 2º ano do Ensino Fundamental que visa estimular a criatividade e a colaboração entre alunos surdos e ouvintes. Durante a atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo criará uma história, a qual deverá ser escrita em português e contada em Libras. Além disso, os alunos utilizarão materiais artísticos para criar cenários e personagens que auxiliarão na contação visual das histórias. Esta abordagem, além de promover a integração das duas línguas, enriquece o aprendizado, pois desenvolve habilidades de escrita, comunicação, e expressão visual, respeitando as características individuais dos alunos. A atividade também promove o respeito à diversidade e a inclusão, ao integrar estudantes de diferentes habilidades comunicativas em um só projeto. O foco está na importância da convivência e da valorização das diferenças, ensinando aos alunos a trocar experiências e aprender uns com os outros de maneira lúdica e significativa.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem fomentar a integração entre alunos surdos e ouvintes através da construção e narração de histórias em duas línguas. Busca-se também estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos, utilizando materiais sensoriais que fortaleçam a aprendizagem integrada. Espera-se que os alunos adquiram confiança e habilidades em contação de histórias, promovendo assim a prática do português escrito e da Libras, desenvolvendo as capacidades de organização de ideias, trabalho em equipe, e expressão oral e gestual.
O conteúdo programático desta atividade abrange áreas de oralidade, escrita, interpretação e expressão em Libras e português. Foca-se no desenvolvimento da escrita criativa, na construção de narrativas e no uso de elementos visuais para enriquecer a contação de histórias. A atividade promove o aprendizado e a interação através da multiletracidade, aproveitando a presença de diversos recursos semióticos. As habilidades sociais e emocionais também são trabalhadas, principalmente pelo convívio com a diversidade e pelo trabalho em equipe.
A metodologia adota uma abordagem ativa e colaborativa para envolver os alunos no processo de aprendizagem. A atividade será desenvolvida em etapas, começando pela formação de grupos mistos de alunos surdos e ouvintes. Cada grupo colaborará para conceber uma história, escrevê-la e apresentá-la utilizando materiais artísticos. Estimulará a prática de competências em Libras e português por meio de jogos e dinâmicas, destacando a importância da escuta ativa, do compartilhamento de ideias, e da criação conjunta. A aula finalizará com apresentações orais e em Libras, para potencializar a troca de experiências e promover feedback construtivo.
O cronograma é dividido em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, a introdução da atividade e formação dos grupos ocorrerão, seguida pela fase de criação das histórias com escrita colaborativa. Na segunda aula, será a preparação dos cenários e personagens utilizando materiais artísticos, culminando nas apresentações e na discussão em grupo sobre as histórias apresentadas. Esta divisão permite um progresso gradual na execução da atividade, permitindo ajustes e reflexões tanto por parte do professor quanto dos alunos, sobre o engajamento e os objetivos atingidos.
A avaliação será formativa e contínua, observando o envolvimento dos alunos ao longo do processo. Será considerada a participação ativa na criação das histórias e a capacidade de colaboração com os colegas. Avaliar-se-á a clareza e criatividade na apresentação das histórias, tanto em Libras quanto em português, e a utilização efetiva dos materiais artísticos na criação dos cenários e personagens. Exemplos incluem: a elaboração coesa da narrativa, a coerência nas transições entre Libras e português, o uso apropriado de elementos visuais e a demonstração de respeito e empatia no trabalho em equipe.
Para que a atividade seja implementada de forma eficaz, é essencial o uso de uma variedade de recursos que atendam tanto a parte escrita como visual da contação de histórias. Serão utilizados materiais que possibilitem a criação de cenários e personagens, como papéis coloridos, tintas, feltros e argila, que ajudam a dar vida às narrativas criadas pelos alunos. Ferramentas tecnológicas podem ser empregadas, como vídeos para introdução ou exemplificação de contação em Libras e português, visando ampliar a compreensão dos alunos. A sala será preparada para favorecer tanto as atividades em grupo quanto as apresentações.
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