Teatro de Improviso: Jogo de Cena

Desenvolvida por: Talita… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Improviso e Expressão Cênica

A atividade 'Teatro de Improviso: Jogo de Cena' visa desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental por meio de práticas de improvisação teatral. Os alunos irão participar de uma dinâmica em que sorteiam temas e, a partir deles, criam pequenas cenas dramáticas. Essa prática estimula a compreensão e manipulação dos elementos linguísticos e semióticos, essenciais para a construção de performances. Após as apresentações, uma discussão conduzirá reflexões sobre as escolhas feitas na cena, abordando como expressões faciais, postura e entonação influenciam a comunicação e o entendimento do público. Ao final, os alunos terão uma compreensão mais profunda sobre como os detalhes cênicos podem impactar o sentido de uma performance teatral, bem como desenvolverão habilidades interpessoais e de trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade foca no desenvolvimento das habilidades de atuação e improviso dos alunos, elevando sua capacidade de expressar ideias e emoções por meio de cenas teatrais. A prática também procura estimular o pensamento crítico e analítico dos alunos sobre a construção e organização textual dentro do teatro, destacando o valor dos recursos linguísticos e semióticos. A partir do improviso, o aluno será capaz de refletir sobre como suas decisões impactam a interpretação pública e seu papel dentro de uma apresentação.

  • Desenvolver a capacidade de improvisação e expressão dramática.
  • Estimular a criatividade na construção de cenas.
  • Promover a reflexão sobre recursos linguísticos e semióticos em performances.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP34: Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.

Conteúdo Programático

Durante a atividade, os alunos trabalharão a concepção de cenas improvisadas, usando a linguagem corporal, a expressividade e a criatividade como ferramentas principais. A compreensão dos componentes simbólicos e linguísticos também será abordada, com ênfase na análise pós-performance para garantir que os alunos possam identificar e discutir as nuances da comunicação cênica. O currículo abordará a análise de como os elementos dramáticos são percebidos e reinterpretados no contexto de cenas elaboradas sob a pressão do improviso.

  • Improvisação e jogos teatrais.
  • Expressão corporal e facial.
  • Análise de recursos linguísticos em cena.
  • Discussão crítica pós-performance.

Metodologia

Será empregada uma metodologia ativa, onde os alunos serão protagonistas de sua aprendizagem através do fazer teatral. A prática do improviso servirá como base para a atividade, proporcionando um ambiente colaborativo e desafiador. As discussões em grupo estimularão o diálogo e a reflexão sobre o processo criativo, enquanto o feedback estruturado favorecerá o desenvolvimento pessoal e artístico do aluno.

  • Prática de improviso em grupo.
  • Dinâmicas de sorteio de temas.
  • Discussões em grupo sobre desempenho e técnicas utilizadas.
  • Feedback individual e coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ocorrer em duas etapas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. No primeiro encontro, serão introduzidos os conceitos de improviso e preparações iniciais, seguido de exercícios práticos. No segundo, ocorrerão as apresentações das cenas e a discussão crítica dos resultados.

  • Aula 1: Introdução ao improviso e primeiros exercícios práticos.
  • Aula 2: Apresentação das cenas improvisadas e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios qualitativos, observando o engajamento, criatividade, capacidade de improvisação e uso de expressões dramáticas durante a apresentação. Também será avaliado o envolvimento nas discussões e o nível de reflexões feitas sobre a influência dos recursos linguísticos nas cenas. Exemplos práticos incluem a análise de como um aluno usou a linguagem corporal para transmitir uma emoção específica ou ajustou sua entonação para dar ênfase a uma parte crucial do improviso. O professor deverá observar esses elementos durante toda a atividade, fornecendo feedback construtivo tanto individual como em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem um espaço físico adequado para movimentação, possibilitando a realização das cenas e fornecendo um ambiente seguro e confortável para os alunos expressarem sua criatividade. Além disso, é necessário acesso a material de sorteio para definir os temas das cenas e, opcionalmente, alguns itens cênicos que possam ser utilizados durante as apresentações.

  • Espaço amplo para movimentação.
  • Materiais para sorteio de temas.
  • Itens cênicos opcionais (por exemplo, adereços).

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