Detetives da Linguagem Visual

Desenvolvida por: Consue… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise Crítica de Peças Visuais

A atividade Detetives da Linguagem Visual tem como propósito desenvolver o pensamento crítico dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental através da análise de peças visuais. Os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de examinar memes e anúncios publicitários, avaliando como certos elementos visuais influenciam a interpretação do conteúdo. Elementos como cores, ângulos de câmera e sobreposição de imagens serão objeto de estudo. Ao final, cada grupo apresentará suas conclusões sobre o efeito das escolhas visuais na comunicação de ideias e sentimentos, ressaltando a importância dessa análise para a compreensão dos objetivos implícitos e explícitos nos materiais visuais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos alunos em relação à comunicação visual. É fundamental que os estudantes aprendam a identificar como as escolhas visuais contribuem para a formação de sentidos e opiniões, aprimorando sua habilidade em interpretar e avaliar de maneira crítica diferentes mídias visuais.

  • Compreender como os elementos visuais influenciam a interpretação de peças de comunicação.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação sobre o uso de recursos visuais.
  • Capacitar os alunos a expressar suas conclusões de forma clara e organizada.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP05: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.
  • EF67LP06: Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.
  • EF67LP08: Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático proposto para esta atividade foca na análise de elementos visuais e suas funções comunicativas dentro de diferentes mídias. Os alunos serão guiados a identificar e discutir como aspectos específicos de visuais influenciam a percepção e mensagem dos materiais analisados.

  • Elementos visuais e suas funções na comunicação.
  • Análise de cores e seus impactos emocionais.
  • Ângulos de câmera e suas implicações narrativas.
  • Importância da sobreposição de imagens em anúncios.

Metodologia

A metodologia adotada envolve atividades em grupo que proporcionam um espaço de interação e troca de ideias, ampliando a capacidade argumentativa e crítica dos alunos. Utilizando uma abordagem prática, os grupos analisam e discutem diferentes peças visuais, promovendo a reflexão sobre os efeitos de sentido.

  • Trabalho em grupo com análise guiada de peças visuais.
  • Discussão coletiva para troca de impressões e conclusões.
  • Apresentação das conclusões de cada grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma aula de 50 minutos. Estruturada de maneira dinâmica, a aula permitirá que os alunos explorem as peças visuais designadas, discutam suas análises e apresentem suas conclusões.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação de grupos, análise e discussão das peças visuais.
  • Aula 1.2: Preparação das apresentações e exposições das conclusões.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação ativa durante as discussões de grupo, na capacidade de identificar e avaliar os elementos visuais e na apresentação final em que expressam suas conclusões. Os critérios incluirão clareza de argumentação, coerência nas análises e criatividade na apresentação. Exemplos de avaliação incluem o uso correto de terminologia visual e a habilidade de justificar suas conclusões com base nos elementos analisados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o uso de recursos multimídia que permitam a análise e apresentação dos materiais visuais. A preparação e a seleção dos materiais visuais são essenciais para garantir a diversidade e a relevância dos exemplos a serem estudados.

  • Computadores ou tablets para acesso a materiais visuais.
  • Projetor ou tela para apresentações.
  • Exemplos de memes e anúncios publicitários impressos ou digitais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo