Café com o Imperador

Desenvolvida por: Ricard… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Primeiro e Segundo Reinado

Nesta atividade, a turma será dividida em grupos, e cada um assumirá o papel de figuras históricas durante o Primeiro e Segundo Reinado no Brasil. Os alunos participarão de uma simulação de reunião de conselho governamental, onde discutirão políticas de regência e tomarão decisões diante de revoltas e disputas. Esta dinâmica visa promover a compreensão prática dos equilibrios de forças e interesses da época, além de estimular habilidades de argumentação e resolução de conflitos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrados na promoção da compreensão histórica ativa e reflexiva entre os alunos. Com a simulação, espera-se que eles desenvolvam a capacidade de identificar e interpretar relações de poder e as posições de diferentes atores sociais e políticos em um período crucial da história do Brasil. Além disso, os alunos serão incentivados a compreender a diversidade política e social que caracterizava as rebeliões e os movimentos contestatórios ao poder centralizado.

  • Compreender o contexto político do Primeiro e Segundo Reinado.
  • Analisar a dinâmica das forças sociopolíticas no período.
  • Desenvolver habilidades de debate e resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08HI15: Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
  • EF08HI16: Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange temas essenciais para entender as complexas interações no Primeiro e Segundo Reinado. Considerando figuras históricas, a atividade desafia os alunos a avaliar criticamente ações políticas e movimentos sociais do período. Isso os ajuda não apenas a memorizar fatos históricos, mas a desenvolver um entendimento mais integrado e prático sobre o funcionamento da sociedade da época.

  • Introdução ao Primeiro e Segundo Reinado.
  • Análise das Revoltas Regenciais.
  • O papel de diferentes figuras históricas na política.

Metodologia

A metodologia adota uma abordagem ativa focada em aprendizagem por meio de simulação. Esta técnica promove o engajamento dos alunos na encenação de situações históricas, permitindo-lhes vivenciar conflitos e reflexões pertinentes ao período estudado. A interação dinâmica em grupos garante melhor retenção de informações e aprimoramento de habilidades de comunicação e resolução de problemas.

  • Simulação de reuniões de conselho.
  • Trabalho em grupo com definição de papéis.
  • Discussões guiadas e debates.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para ser abrangente e flexível, distribuído em duas aulas de 50 minutos cada. Esta divisão permite que os alunos se familiarizem com o contexto e objetivos da atividade, participem ativamente da simulação e colaborem na reflexão sobre as decisões tomadas.

  • Aula 1: Introdução ao contexto histórico e distribuição das funções.
  • Aula 2: Simulação das reuniões e debates.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação ativa e na habilidade de articular argumentos durante a simulação. Serão considerados aspectos como: a compreensão do papel histórico que desempenham, a coerência e relevância das ideias apresentadas, e a capacidade de colaborar com o grupo. Exemplos claros: um aluno que consegue explicar a razão de uma decisão política dentro do contexto histórico e embasar seus argumentos com fatos terá seu desempenho positivamente avaliado. A reflexão final sobre o aprendizado e o feedback do processo também contribuirá para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade garantem que os alunos disponham de ferramentas adequadas para realizar a simulação e elaborar suas argumentações. O uso de materiais audiovisuais, textos informativos e guias de estruturação de debates complementa o aprendizado de forma interativa e acessível.

  • Textos sobre o Primeiro e Segundo Reinado.
  • Materiais audiovisuais sobre o período.
  • Guias para debates e elaboração de discursos.

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