Jornal do Futuro Sustentável

Desenvolvida por: Regivâ… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Multimodal de Conteúdos sobre Sustentabilidade

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental criarão um jornal noticioso com o tema 'futuro sustentável', explorando os formatos de artigos, vídeos e podcasts. Através do trabalho em equipe, os estudantes investigarão temas sustentáveis que sejam relevantes tanto em contextos locais quanto globais. O projeto culminará em uma apresentação multimodal, onde os alunos compartilharão suas produções com os colegas, recebendo feedback e discutindo abordagens sustentáveis. Durante o desenvolvimento da atividade, será enfatizado o planejamento e a revisão de conteúdos audiovisuais, juntamente com a prática de modulação de voz e expressão corporal. Com isso, espera-se que os alunos aperfeiçoem suas habilidades de comunicação verbal e não-verbal, além de fomentar a consciência crítica sobre a sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem a capacitação dos alunos no processo de produção de conteúdos multimodais, focando nos temas de sustentabilidade. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades críticas para pesquisar e identificar informações relevantes, além de trabalhar em equipe para criar narrativas coesas e convincentes. A atividade busca fomentar um entendimento mais profundo sobre questões sustentáveis enquanto desenvolve habilidades de comunicação eficaz, como a capacidade de planejar, editar e revisar conteúdos audiovisuais. Assim, os alunos aprimoram sua expressão verbal e não-verbal, essencial para apresentações públicas persuasivas.

  • Capacitar os alunos na produção de conteúdo multimodal.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Promover o trabalho colaborativo em equipes.
  • Aprimorar competências de comunicação verbal e não-verbal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF69LP10: Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
  • EF69LP12: Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade tem foco na produção e revisão de textos audiovisuais, explorando o uso de diferentes gêneros textuais e suas nuances específicas. Serão abordados elementos relacionados à fala, como modulação de voz e entonação, além de elementos cinésicos essenciais para apresentações eficazes. Outros aspectos são a importância de criar narrativas coerentes e a conscientização sobre temas sustentáveis, permitindo que os alunos compreendam a complexidade envolvida na criação de conteúdos persuasivos e informativos.

  • Criação e revisão de textos audiovisuais.
  • Técnicas de modulação de voz e expressão corporal.
  • Compreensão de diferentes gêneros textuais.
  • Consciência crítica sobre temas de sustentabilidade.

Metodologia

A abordagem metodológica é centrada no trabalho colaborativo em equipe, incentivando a participação ativa de todos os alunos na investigação de temas sustentáveis. Serão utilizados métodos de ensino interativos, incluindo discussões e feedback entre pares, para fomentar o aprendizado coletivo. A prática constante de produção multimodal permitirá que os alunos aprendam por meio de experiências práticas, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades críticas e técnicas, como a elaboração e edição de conteúdos.

  • Trabalho colaborativo em equipe.
  • Métodos de ensino interativos.
  • Produção prática de conteúdos multimodais.
  • Discussões e feedback entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade prevê uma carga horária de 3 horas, dividida em uma sequência de 1.5 aulas de 120 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema sustentável e começarão a planejar seus projetos em equipe. A aula seguinte será dedicada à produção e revisão de conteúdos, finalizando com a apresentação multimodal e feedback dos colegas, garantindo que os alunos compreendam todo o processo de criação até a apreciação crítica do trabalho final.

  • Aula 1: Introdução ao tema, planejamento e início da pesquisa.
  • Aula 2: Produção, revisão dos conteúdos e apresentação multimodal.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em múltiplos critérios para garantir um feedback completo. Primeiramente, será considerada a capacidade de trabalhar em equipe e contribuir de forma construtiva para o projeto. Além disso, a qualidade e a precisão das informações apresentadas em seus conteúdos vão ser avaliadas, bem como a originalidade e organização das ideias. Ao avaliar as apresentações, observar-se-á a clareza da comunicação verbal, a aplicação de técnicas de expressão corporal e a adequação da narrativa ao tema proposto. Exemplos de avaliação podem incluir rubricas para avaliar aspectos como a força do argumento, criatividade e engajamento da audiência através de modulação de voz e expressões.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto diversificado de materiais, recursos e ferramentas que incentivem a criatividade e a colaboração entre os alunos. Acesso à internet e a computadores é essencial para pesquisa e produção. O uso de câmeras de vídeo e gravadores facilitará a criação de conteúdos audiovisuais. Materiais impressos, como jornais ou revistas, servirão de inspiração e referência. Esses recursos garantirão que os alunos possam explorar plenamente as potencialidades de suas produções multimodais, ao mesmo tempo que aprimoram habilidades práticas necessárias para o século XXI.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Câmeras de vídeo e gravadores de áudio.
  • Jornais ou revistas como referências.
  • Softwares de edição de vídeo e áudio.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo