Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental criarão um jornal noticioso com o tema 'futuro sustentável', explorando os formatos de artigos, vídeos e podcasts. Através do trabalho em equipe, os estudantes investigarão temas sustentáveis que sejam relevantes tanto em contextos locais quanto globais. O projeto culminará em uma apresentação multimodal, onde os alunos compartilharão suas produções com os colegas, recebendo feedback e discutindo abordagens sustentáveis. Durante o desenvolvimento da atividade, será enfatizado o planejamento e a revisão de conteúdos audiovisuais, juntamente com a prática de modulação de voz e expressão corporal. Com isso, espera-se que os alunos aperfeiçoem suas habilidades de comunicação verbal e não-verbal, além de fomentar a consciência crítica sobre a sustentabilidade.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem a capacitação dos alunos no processo de produção de conteúdos multimodais, focando nos temas de sustentabilidade. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades críticas para pesquisar e identificar informações relevantes, além de trabalhar em equipe para criar narrativas coesas e convincentes. A atividade busca fomentar um entendimento mais profundo sobre questões sustentáveis enquanto desenvolve habilidades de comunicação eficaz, como a capacidade de planejar, editar e revisar conteúdos audiovisuais. Assim, os alunos aprimoram sua expressão verbal e não-verbal, essencial para apresentações públicas persuasivas.
O conteúdo programático desta atividade tem foco na produção e revisão de textos audiovisuais, explorando o uso de diferentes gêneros textuais e suas nuances específicas. Serão abordados elementos relacionados à fala, como modulação de voz e entonação, além de elementos cinésicos essenciais para apresentações eficazes. Outros aspectos são a importância de criar narrativas coerentes e a conscientização sobre temas sustentáveis, permitindo que os alunos compreendam a complexidade envolvida na criação de conteúdos persuasivos e informativos.
A abordagem metodológica é centrada no trabalho colaborativo em equipe, incentivando a participação ativa de todos os alunos na investigação de temas sustentáveis. Serão utilizados métodos de ensino interativos, incluindo discussões e feedback entre pares, para fomentar o aprendizado coletivo. A prática constante de produção multimodal permitirá que os alunos aprendam por meio de experiências práticas, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades críticas e técnicas, como a elaboração e edição de conteúdos.
O cronograma da atividade prevê uma carga horária de 3 horas, dividida em uma sequência de 1.5 aulas de 120 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema sustentável e começarão a planejar seus projetos em equipe. A aula seguinte será dedicada à produção e revisão de conteúdos, finalizando com a apresentação multimodal e feedback dos colegas, garantindo que os alunos compreendam todo o processo de criação até a apreciação crítica do trabalho final.
Os alunos serão avaliados com base em múltiplos critérios para garantir um feedback completo. Primeiramente, será considerada a capacidade de trabalhar em equipe e contribuir de forma construtiva para o projeto. Além disso, a qualidade e a precisão das informações apresentadas em seus conteúdos vão ser avaliadas, bem como a originalidade e organização das ideias. Ao avaliar as apresentações, observar-se-á a clareza da comunicação verbal, a aplicação de técnicas de expressão corporal e a adequação da narrativa ao tema proposto. Exemplos de avaliação podem incluir rubricas para avaliar aspectos como a força do argumento, criatividade e engajamento da audiência através de modulação de voz e expressões.
Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto diversificado de materiais, recursos e ferramentas que incentivem a criatividade e a colaboração entre os alunos. Acesso à internet e a computadores é essencial para pesquisa e produção. O uso de câmeras de vídeo e gravadores facilitará a criação de conteúdos audiovisuais. Materiais impressos, como jornais ou revistas, servirão de inspiração e referência. Esses recursos garantirão que os alunos possam explorar plenamente as potencialidades de suas produções multimodais, ao mesmo tempo que aprimoram habilidades práticas necessárias para o século XXI.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula