Esta atividade tem como objetivo introduzir os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao mundo da publicidade, estimulando a criatividade e a compreensão das estratégias de comunicação. Os alunos serão desafiados a criar um anúncio publicitário para um produto fictício, determinando o público-alvo e o propósito do anúncio. Através da análise de anúncios reais, os alunos aprenderão sobre a estrutura, a linguagem publicitária e a importância da imagem associada ao texto. Durante a atividade, eles irão pesquisar, planejar e criar seus próprios textos publicitários, acompanhados de uma ilustração. No final, cada aluno apresentará sua criação para a turma, destacando a criatividade e o objetivo do seu anúncio.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão pautados na habilidade de planejar e executar um texto publicitário, compreendendo suas especificidades comunicativas e a importância de cada elemento que o compõe. Ao envolver os alunos na pesquisa, no planejamento e na criação de anúncios, espera-se que eles desenvolvam um pensamento crítico em relação à publicidade e sejam capazes de discernir o propósito comunicativo por trás de um anúncio. Esta atividade também visa incentivar a organização de ideias e a expressão criativa.
O conteúdo programático da atividade oferece aos alunos uma oportunidade de expandir sua compreensão sobre os meios de comunicação e a publicidade. Ao analisar anúncios, os alunos exploram a linguagem específica do gênero e refletem sobre o impacto visual e textual dos anúncios. Através do planejamento e execução de suas criações, eles se familiarizam com componentes essenciais de um anúncio, como o público-alvo e o objetivo de comunicação.
Na condução da atividade, uma abordagem ativa e centrada no aluno é implementada. Os alunos irão interagir diretamente com exemplos de mídia, permitindo uma aprendizagem significativa através da prática reflexiva e da criação. A aula se inicia com uma discussão conceitual que leva à prática de pesquisa e organização de ideias, culminando na produção e apresentação de um anúncio.
O cronograma é estruturado para permitir que os alunos progridam de uma fundamentação teórica para a prática criativa, dividindo as tarefas em duas aulas de 60 minutos. Essa distribuição permite que cada etapa seja abordada com a devida atenção e promove o desenvolvimento de habilidades práticas e criativas.
A avaliação será baseada na observação contínua do processo de criação e participação dos alunos durante as atividades. Critérios como criatividade, clareza na apresentação do objetivo do anúncio, adequação da linguagem e pertinência ao público-alvo serão considerados. Exemplos: um anúncio que claramente define seu público e seu objetivo, utilizando linguagem e imagens apropriadas, receberá uma avaliação mais alta do que um que falha em conectar essas dimensões. Além disso, a capacidade dos alunos de argumentar suas escolhas durante a apresentação será valorada.
Para a execução desta atividade, os alunos necessitarão de recursos diversos que facilitem sua exploração criativa e prática. Encorajá-los a buscar materiais impressos e digitais permitirá um aprendizado mais rico e informativo através da familiarização com exemplos reais de anúncios e o uso de ferramentas adequadas para criar suas peças publicitárias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula